Trabalhar com maconha: os empregos mais comuns na indústria da cannabis

Escrito por

Escrito por

Lara Santos

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em

Com a regulamentação da cannabis em diversos países, houve uma movimentação importante no mercado de trabalho a partir do surgimento de novas oportunidades de emprego comuns e inusitada

Em conjunto com o impacto econômico causado pela regulamentação da cannabis, diversos países testemunharam mudanças significativas no mercado de trabalho, tanto em relação ao surgimento de novas profissões, como ao aumento de empregos em diferentes áreas. Trabalhar com maconha se tornou possível, mas, não só isso: uma oportunidade vasta de profissionalização e conhecimento, que tem potencial para diminuir o desemprego e desenvolver novas habilidades. 

As diferentes formas de trabalhar com maconha

Um exemplo dessa transformação no mercado de trabalho é os Estados Unidos, onde, hoje, existem mais profissionais trabalhando na indústria da maconha do que engenheiros elétricos, dentistas e pilotos de avião – até janeiro de 2021, foram calculados 321 mil empregos relacionados ao setor da cannabis no país. Além disso, a partir do site de empregos INDEED, foi possível observar as profissões mais requisitadas da indústria em abril (mês que marca o início do trimming das plantas): havia 1262 vagas na área de serviços, 875 em cultivo, 616 em comércio e 92 em medicinal. 

trabalhar com cannabis empregos

O mercado legal da cannabis, no entanto, demanda diversos tipos de profissionais – para empregos inusitados e mais comuns. Como em qualquer setor, especialistas em marketing e comunicação, gerentes de alto nível e analistas de mercado são necessários para uma empresa funcionar. 

No entanto, alguns trabalhadores não são encontrados em áreas atuais e mais populares, como, por exemplo, os budtenders,  que trabalham em dispensários (onde se comercializa maconha legal) para atender clientes e auxiliá-los a comprar a planta desejada correta. Também, existem os trimmers, profissionais responsáveis por separar a flor (ou fruto partenocárpico) das folhas – essa função é feita com uma pequena tesoura, pois é muito delicada. Além desses dois, os growers, ou cultivadores, selecionam o plantio mais adequado para atingir o resultado desejado da cannabis, principalmente em relação à quantidade de seus canabinoides, que determinam para qual finalidade a planta será utilizada.  

Empregos como cientistas e analistas de dados, técnicos de laboratório, diretores de extração, gerentes de conformidades, entregadores, influencers canábicos ou embaixadores de marca, especialistas em vaporizadores e outros, também estão presentes no mercado da cannabis.

Trabalhar com maconha no Brasil

Ainda que a regulamentação da maconha não tenha acontecido de forma completa no Brasil, já é possível ver uma movimentação no mercado de trabalho atual e estimar o seu verdadeiro potencial nos próximos anos. Seriam mais de 24 setores tocados por essa nova indústria, desde o cultivo até a serviços, somando por volta de 328,3 mil novos empregos formais e informais. Esse resultado traria um ganho econômico e social importante ao país, principalmente considerando o cenário de desemprego atual – em maio de 2021, o Brasil atingiu recorde de desemprego em quase uma década, com 14,8 milhões de brasileiros sem trabalho. No relatório “Impacto Econômico da Cannabis“, é possível ter acesso a uma análise completa desse cenário.

Quer conhecer mais sobre o cenário atual do mercado de cannabis para fins medicinais no Brasil? Confira o último relatório da Kaya Mind.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

óleo full-spectrum
Lara Santos

O que é full-spectrum? 

Os produtos medicinais de cannabis são diversos e uma das classificações mais conhecidas são os “full-spectrum”; entenda para que serve e como se diferencia de outros no mercado

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!