Empreendedorismo feminino dentro da cena canábica

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em

Cada vez mais, mulheres ocupam espaços na luta pela regulamentação da cannabis e lideram empresas importantes do ramo

Como na maioria das profissões, as mulheres também ainda não têm o reconhecimento e a presença que merecem na cena canábica. Contudo, o empreendedorismo feminino nesse setor tem ganhado cada vez mais espaço, como merece, afinal, a relação entre mulheres e cannabis é longínqua. Atualmente, mulheres empreendedoras lideram empresas importantes voltadas à maconha, tanto internacionalmente como nacionalmente. 

Mulheres empreendedoras da cena no Brasil

Mulheres empreendedoras

No Brasil, há regulamentação apenas em relação ao uso medicinal da planta, mas as figuras femininas, mesmo que poucas para o tamanho da indústria da cannabis, têm ocupado diferentes setores da área: eventos, dados, cosméticos, ativismo, associações, comunicação e mais. Entre elas, estão mulheres empreendedoras que hoje são personagens essenciais na luta pela pauta canábica no país. 

Margarete Brito, por exemplo, é fundadora da Apepi, uma associação de pacientes que fazem uso medicinal da cannabis, e que já conseguiu permissão para cultivo, mas, hoje perdeu a liminar. Além disso, faz parte da primeira família brasileira a obter autorização para cultivar a planta para fins medicinais em casa, a fim de tratar a doença de sua primeira filha, Sofia, que nasceu com CDKL5, uma síndrome genética rara que causa convulsões frequentes.

Outra voz importante é a de Viviane Sedola, criadora da Dr Cannabis, plataforma que conecta pacientes e profissionais de saúde que prescrevem produtos à base de cannabis. Segundo a revista High Times, uma das publicações mais importantes do mundo sobre maconha, ela é a única representante latino-americana da lista das 50 mulheres mais influentes do setor canábico.

Outras figuras femininas que também chamam atenção:

  • Poliana Rodrigues – Blazing Beauty
  • Cidinha Carvalho – Cultive
  • Renata Monteiro – Instituto Jurema
  • Luna Vargas – Inflore
  • Danila Moura e Katia Cezana – Xah com Mariaz
  • Drika Coelho – Sinal de Fumaça
  • Carolina Nocetti – Indeov e InterCan
  • Camila Teixeira – Indeov
  • Carolina Nocetti – InterCan

Segundo a agência de notícias Marijuana Business Daily, 36,8% dos empregos de nível sênior nas empresas de ramo nos Estados Unidos são ocupados por mulheres, um valor importante, pois já é superior à média de todos os negócios do país. Ainda assim, evidenciar essas mulheres é de extrema importância, pois, segundo uma análise da Insider, homens brancos representam 70% dos cargos executivos de alto nível das 14 maiores empresas de cannabis de capital aberto do mercado. Isso mostra não só a falta da presença feminina, como também da população negra, que foi uma das principais afetadas pela guerra às drogas durante décadas. 

→ Se quiser conhecer mais sobre o cenário atual do mercado de cannabis para fins medicinais no Brasil, confira o último relatório da Kaya Mind.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Passiflora
Bianca Lemes

Passiflora: Para que serve e seus benefícios 

A passiflora é uma planta com diversas propriedades medicinais, muito usada no combate ao estresse, ansiedade e outras condições médicas associadas à saúde mental. Conheça esta maravilhosa planta e veja como você pode implementá-la na sua dieta!

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x