Marketing para tabacarias: como trabalhar online e offline 

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

O número de tabacarias no Brasil cresceu mais de 600% nos últimos anos, entenda como impulsionar o marketing para sua tabacaria

É fundamental que tabacarias e headshops pensem estrategicamente nas ações de marketing online e offline para prosperarem no mercado da cannabis. Mas tudo bem se você não tiver um plano de marketing até agora, este texto te ajudará a pensar como iniciar seu planejamento de marketing para sua tabacaria e/ou headshop. 

Como funciona o marketing para tabacarias? 

O marketing para tabacarias e headshops basicamente é o processo de promoção e venda de produtos ou serviços, mas também pode ter objetivos como reforço de marca e relacionamento com o cliente, por exemplo. Bem como o objetivo de expandir a operação como um todo. As possibilidades são muitas, e é importante que tabacarias pensem em suas estratégias de marketing como algo prioritário em seu planejamento anual. 

marketing para tabacarias

Tabacarias de todos os tamanhos e anos de mercado precisam se preocupar com suas ações de marketing, além das novas que estão para entrar no mercado. É isso que ajudará a se diferenciar dos concorrentes, impulsionar as vendas, aumentar a receita e garantir o sucesso a longo prazo. 

Algumas tabacarias possuem ambas as operações online e offline, outras, apenas uma loja virtual. Mas, mesmo assim, ainda é possível realizar ações offline e você descobrirá alguns caminhos durante esta leitura! 

Temos que lembrar que não são todas as tabacarias que possuem um departamento grande de marketing para ter uma estratégia planejada e estruturada, muito pelo contrário, em alguns casos, a mesma pessoa que é dona da tabacaria faz as ações de marketing em seu tempo livre. 

Portanto, para iniciar sua estratégia de marketing e não perder tempo, pense em suas ações em 4 grandes pilares: 

  • Como atrair clientes 
  • Como converter os clientes  
  • Como fidelizar os clientes 
  • Como promover e reforçar a minha marca no mercado 

Um bom planejamento de marketing online e offline dará uma visão clara do que fazer ao longo de todo o ano em cada uma das frentes acima, e você sentirá maior segurança para alocar investimentos para suas campanhas e compreender os recursos que precisará. 

Possíveis resultados das ações de marketing nas tabacarias 

1. Alcance: ao combinar campanhas online e offline, a tacaria e headshop podem alcançar um público mais amplo e expandir sua base de clientes. As campanhas online podem atingir um público muito além da sua cidade ou estado, enquanto as campanhas offline podem atingir um público mais regional e focar na experiência do cliente. 

2. Engajamento: reflita como melhorar o seu relacionamento com os clientes e de diferentes formas e em diferentes pontos de contato. Lembre-se que cada cliente está em um momento de compra e você precisa ter uma abordagem com cada pessoa, mas sempre transmitindo a essência da sua marca durante a comunicação.  
 
Por exemplo, as campanhas online podem fornecer aos clientes informações detalhadas sobre os produtos, enquanto as campanhas offline podem fornecer demonstrações e experiências práticas. 

marketing para headshops

3. Experiência do cliente: a integração de campanhas online e offline pode aumentar a experiência do cliente, facilitando a localização e a compra de produtos, além de oferecer oportunidades para feedback e interações, com o objetivo de melhorar a operação e ter produtos e acessórios de acordo com a demanda do público. Como comentado no início deste texto, marcas que não possuem loja física também conseguem fazer marketing offline.  
 
Pense em ações offline que reforcem o cuidado da sua marca para com o cliente, como enviar brindes, carta de agradecimento junto com o pedido, fazer pesquisas de satisfação e colher feedbacks sobre a experiência de compra. Lembrando que a venda de tabaco no Brasil é regulamentada pela Anvisa e não pode ser distribuído como brinde ou gratuitamente. 

4. Divulgação da marca: quanto mais você aparecer, mais ficará na cabeça dos consumidores. Por este motivo é muito importante construir uma imagem de marca consistente em todos os canais de marketing. Isso ajudará a criar confiança e estabelecer a tabacaria e headshop como uma parceira do cliente e presente em seu dia a dia. 

É importante lembrar que muitas, ou quase todos os tipos de ações de marketing, podem ser combinadas e utilizadas ao mesmo tempo, inclusive, para reforçar e complementar a ação em outro canal de comunicação, como fazer um anúncio com desconto para clientes que comprarem na loja física, ou quem comprar na loja física ganhará um brinde exclusivo. 

Abaixo você encontra alguns exemplos de ações de marketing para tabacarias que podem ser realizadas para cada uma das frentes online e offline. 

Exemplos de ações de marketing online para tabacarias: 

  • Desenvolva uma forte presença online com uma loja virtual intuitiva e de fácil navegação; 
  • Crie conteúdos recorrentes nas redes sociais de acordo com o interesse do público. Você pode conferir aqui nesse link um exemplo de conteúdo criado pela Kaya Mind que é um Guia de Filtros e Piteiras em que mostra os tipos, como usar e benefícios. Além disso, você também pode patrocinar ou co-criar conteúdos, inclusive com a Kaya Mind!  
  • Otimize a loja virtual e site para os mecanismos de busca por meio de técnicas de SEO; 
  • Ofereça descontos e promoções exclusivas online para atrair clientes em cada data sazonal do ano; 
  • Aproveite o e-mail marketing para alcançar os clientes com novidades e ofertas especiais. 

Exemplos de ações de marketing offline para tabacarias: 

  • Organize eventos e encontros para clientes na tabacaria; 
  • Crie promoções específicas para a loja física; 
  • Faça parceria com empresas locais; 
  • Ofereça programas de fidelidade e outros incentivos para recompensar os clientes recorrentes; 
  • Procure eventos locais para patrocinar e expor sua marca. 

Mas como organizar todas as ações de marketing para a minha tabacaria? 

tabacarias mkt
  1. Comece listando todas as ações que você pode fazer dentro das 4 frentes de atuação mencionadas no início do texto.  
  1. Depois disso, estabeleça uma prioridade de execução como base, por exemplo, em Urgente e Importante (sendo urgente tudo aquilo que pode trazer resultado a curso prazo, e importante o que trará resultado a médio ou longo prazo). 
  1. Entenda os recursos necessários para a execução e separe as ações que podem ser executadas. 
  1. Crie um calendário anual e distribua as ações ao longo do ano, categorize as ações entre Recorrentes e Pontuais para facilitar a sua visualização. 
  1. Entenda o que deve ser feito para cada ação e se organize para cumprir o objetivo nas datas estabelecidas! 

Para finalizar nosso texto, entenda que desenvolver uma estratégia de marketing estruturada para uma headshop que atua dentro do mercado de cannabis no Brasil é fundamental para o sucesso do negócio, seja uma tabacaria com muitos anos de vida ou uma que iniciou suas operações há pouco tempo, bem como as que serão abertas em breve.  

Com uma estratégia bem definida, a tabacaria e headshop podem efetivamente atingir seu público desejado, aumentar o reconhecimento da marca e gerar mais vendas.  

É através do plano de marketing que você terá um guia de atuação a seguir que te ajudará a medir o sucesso de suas ações e melhorar a cada mês.  

Você também notará que a sua operação ficará mais organizada, pois a partir de agora você começa a ter um planejamento recorrente. 

Esperamos que você desenvolva boas estratégias de marketing que façam crescer mês a mês a sua tabacaria no mercado da cannabis no Brasil! 

Gostou desse texto? Talvez você também se interesse por este conteúdo aqui em que falamos sobre Marketing Digital e as maneiras de atingir seu público-alvo! 

Gostaria de aparecer a sua marca junto com os materiais da Kaya Mind? Reforce a imagem da sua empresa no anuário de Tabacaria, Headshop e Growshops e também com os conteúdos divulgados ao longo do ano. Clique aqui para enviar uma mensagem. 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
exercício físico e bem-estar
Maria Riscala

Benefícios do exercício físico para o corpo e mente

Descubra os impactos transformadores do exercício físico no seu bem-estar geral. Saiba como a atividade regular pode melhorar sua saúde física e mental, promovendo uma vida mais longa e feliz. Dicas inclusas para incorporar o exercício na sua rotina diária

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x