Marketing Digital: formas de atingir seu público-alvo

Escrito por

Escrito por

Lara Santos

Tempo de leitura: 3 min

Publicado em

Hoje, a comunicação dos negócios é especialmente voltada para o universo online, já que a internet e as redes sociais possibilitaram um alcance maior ao público-alvo. Entenda como o marketing digital funciona e como ele dialoga com o setor da cannabis

Por volta dos anos 2000, com o maior desenvolvimento da internet, a forma das empresas se promoverem e alcançarem seu público-alvo começou a mudar: elas passaram a investir em técnicas e tecnologias para se comunicar com o universo online. Hoje, com as redes sociais e o acesso fácil e rápido às informações, a estratégia das marcas se tornou quase que inteiramente voltada ao marketing digital.

O que é o marketing digital?

digital marketing

O marketing digital é um conjunto de estratégias digitais que marcas ou indivíduos usam para divulgar seus produtos e serviços e, então, interessar consumidores e satisfazer suas necessidades ou desejos. Ao contrário do marketing tradicional que era realizado no impresso, rádio, televisão e telefone, o marketing digital acontece na internet (sites, redes sociais e outras plataformas) e se baseia em tecnologia.

Foi na virada do milênio que a relação dos usuários com a internet mudou, já que começaram a produzir seus próprios conteúdos (em blogs e redes sociais, por exemplo). Em seguida, com o surgimento de smartphones e do 3G, o acesso à internet cresceu exponencialmente – em 1999, eram 280 milhões de internautas no mundo e, em 2022, esse número chegou a 5,3 bilhões. Assim, as empresas enxergaram o alcance da internet como uma vantagem e passaram a investir na comunicação online.

Como fazer marketing digital?

O marketing digital funciona a partir de um planejamento de estratégias online para atingir o público-alvo. Os principais canais para realizar o marketing digital são os sites, blogs, redes sociais (Instagram, TikTok, LinkedIn, Twitter), e-mail marketing e mais.

Já, as estratégias que podem ser usadas são:

  • Otimização de sites;
  • Investimento em SEO para melhorar ranqueamento de páginas em buscadores;
  • Produção de conteúdo para despertar o interesse do público-alvo;
  • Gerenciamento de redes sociais para fortalecer a própria imagem e acompanhar tendências, buscando engajamento;
  • Investimento em anúncios para aumentar visibilidade;
  • Nutrir leads por meio de e-mail marketing;
  • Parcerias com influenciadores.

Além dessas táticas, existem diversas outras que ajudam a fortalecer a marca e estreitar o relacionamento com o público-alvo.

Os benefícios do marketing digital

Existem várias vantagens desse tipo de comunicação com os clientes ou consumidores. O marketing digital transformou a relação das empresas com o público-alvo, bem como possibilitou com que elas tivessem mais oportunidades de sucesso e crescimento. Veja os benefícios abaixo:

Maior acessibilidade

O marketing tradicional costuma necessitar de muito mais investimento financeiro do que o marketing digital, ou seja, marcas menores e que ainda estão no começo de seu desenvolvimento têm mais oportunidades para atingir o público-alvo e crescer. Muitas estratégias de marketing não necessitam de investimento financeiro, apesar de precisar de estudo e dicas que podem ser encontradas na internet.

Maior alcance

Existem mais de 5 bilhões de pessoas com acesso à internet no mundo, portanto, a quantidade de pessoas a serem alcançadas com o marketing digital é muito maior do que por meio do marketing tradicional, que, muitas vezes, é mais nichado.

Resultados em tempo real

O marketing digital possibilita com que os resultados das estratégias sejam conferidos e medidos em tempo real, já que é possível acompanhar a maior parte das ações dos internautas. Assim, permitindo analisar e mensurar suas táticas com precisão.

Maior interatividade com a audiência

Enquanto o marketing tradicional era limitado nesse sentido, o marketing digital possibilita com que a marca converse diretamente com o público-alvo e vice-versa. Isso é feito de maneira rápida e fácil, e estabelece uma relação de confiança entre ambos os lados, gerando credibilidade para a empresa.

São muitas outras vantagens que podem te convencer a adotar essas estratégias de comunicação que, hoje, são essenciais para a evolução de qualquer negócio. A internet é o meio mais acessado no mundo e investir no marketing digital pode te ajudar a estar à frente de concorrentes e conquistar sua audiência.

No mercado da cannabis no Brasil, esse tipo de estratégia ainda é difícil de seguir, já que existem muitas regras das próprias redes sociais que não permitem a abordagem sobre o tema. Ainda, a própria regulamentação do país não colabora com o desenvolvimento do setor nesse quesito. Em outros países onde há regulamentação ampla, no entanto, isso vem mudando e as empresas de cannabis procuram novas estratégias para alcançarem seus públicos-alvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

copa do mundo e cannabis
Lara Santos

Copa do Mundo e cannabis  

Em 2022, o evento acontece em um país com regras rígidas sobre o uso de cannabis. Entenda como as seleções favoritas se posicionam a respeito da planta e como os atletas poderiam se beneficiar se o uso de CBD fosse permitido

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!