Além de cursos voltados para a cannabis medicinal, o Brasil conta com diversos programas de ensino com foco no mercado da planta no geral. Esse cenário mostra uma maior maturidade da indústria e da sociedade brasileira em torno do tema, além de apontar o potencial desse mercado em um país onde, mesmo sem legalização ampla, pessoas já buscam especialização.
Por que estudar o mercado da cannabis?

Apesar de ainda não haver uma regulamentação ampla do mercado da cannabis no Brasil, a tendência é que isso se torne uma realidade cada vez mais próxima nos anos seguintes, já que muitos países estrangeiros, inclusive vizinhos da América do Sul, se encontram muito mais avançados no quesito medicinal, industrial e até recreativo da planta.
Por isso, é importante que os interessados nesse mercado se especializem cada vez mais em uma diversidade de assuntos que tocam a área, pois as oportunidades surgirão com o tempo e a especialização traz um conhecimento que também pode ajudar no desenvolvimento do setor, afinal, a disseminação de informação correta a respeito dos potenciais da planta é uma importante turbina para sua evolução.
Alguns cursos do mercado da cannabis
Cannabis medicinal e direito
Da Unyleya, a pós-graduação EAD de Cannabis Medicinal e Direito ensinará como tratar desse tema no âmbito judiciário, passando por casos julgados importantes da cannabis nos tribunais, aspectos sociais do uso da cannabis medicinal, a regulação da cannabis pelo mundo e mais. São 500 horas de curso, com TCC, e o valor é sob consulta.
Formação de consultor canábico
Criado e ministrado por Luna Vargas, o curso Formação de consultor canábico tem 10 módulos e 30 horas de aulas gravadas. Seu objetivo é oferecer ferramentas para quem deseja atuar na indústria da cannabis, informando desde o básico sobre a planta até como o mercado funciona. Em julho de 2022, foi dado o início à sétima turma do curso.
Curso de culinária Lilica.420
Com experiência culinária de 40 anos, Lilica ministra esse curso para aqueles que desejam incluir a cannabis em suas refeições de maneira segura e saudável. São 60 horas de aula, com 7 módulos diferentes, passando por descarboxilação, cálculo de dosagem e receitas. O preço é de R$ 420 e, ao final do curso, o aluno ganha um certificado.
Curso de cozinha canábica
Com carga horária de 60 horas, esse curso também ensina a cozinhar com a cannabis tanto para fins terapêuticos quanto uso adulto. Ele é ministrado por Caio Mayer, cozinheiro, criador do canal Cozinha 4e20 e primeiro autor brasileiro de um livro sobre o tema. O valor é de R$ 697 e o programa é dividido em 6 módulos com diferentes aulas.