5 séries para entender o impacto da guerra às drogas

Tempo de leitura: 3 min

Publicado em

A guerra às drogas foi uma campanha iniciada em 1971, mas que ainda afeta diversos países e populações. Para retratar e denunciar essa realidade, séries vem abordando esse tema há duas décadas

Mesmo que a regulamentação de diversos países tem avançado em relação à cannabis, ela ainda é uma das substâncias combatidas por governos que seguem a linha da guerra às drogas. Essa política, transformada em campanha em 1971 pelo ex-presidente estadunidense Richard Nixon, afeta nações ao redor do mundo e populações específicas há décadas, estimulando o tráfico de drogas, a violência, o encarceramento, o racismo, o classismo e mais.  Para retratar essa realidade ou até mesmo denunciar o problema por trás da guerra às drogas, produções de audiovisual passaram a abordar esse tema. Hoje, por exemplo, existem inúmeras séries sobre guerra às drogas e as consequências dessa política. Veja cinco delas abaixo: 

Breaking Bad

Lançada em 2013, Breaking Bad é uma das séries mais conhecidas e amadas da atualidade. A narrativa gira em torno de um professor de química, chamado Walter White, que descobre que tem câncer terminal e decide começar a produzir metanfetamina para ganhar dinheiro o suficiente para deixar de herança para sua família. Essa decisão, no entanto, gera inúmeros desdobramentos negativos, já que começa a lidar com o universo violento do tráfico de drogas e da polícia. 

séries sobre guerra às drogas - the wire

The Wire

Uma das primeiras grandes produções televisivas da HBO, lançada em 2002, The Wire fala sobre a guerra entre policiais e traficantes de drogas na cidade de Baltimore, nos EUA. Escrita por uma ex-repórter policial, a série aborda técnicas investigativas e a estrutura e o funcionamento das organizações criminosas. 

séries sobre guerra às drogas - narcos

Narcos

A série conta a história real do surgimento dos cartéis de drogas colombianos e das consequências da intervenção dos Estados Unidos em tentar desmantelar essas organizações. Um dos principais personagens, é claro, não poderia ser ninguém diferente de Pablo Escobar, um dos maiores narcotraficantes do mundo, interpretado pelo ator brasileiro Wagner Moura.

séries sobre guerra às drogas - pico da neblina

O Pico da Neblina

De direção e produção brasileira, o seriado trata de um cenário futuro em que o uso adulto da maconha foi legalizado em território brasileiro, desestabilizando o esquema de tráfico de drogas no Brasil. O ex-traficante Biriba recebe uma proposta para entrar no mercado legal, mas que ainda fecha as portas para pessoas negras e periféricas, o que o faz questionar qual caminho seguir. Um aviso importante de como uma nova política de drogas deve ser inclusiva e considerar todos aqueles que trabalhavam na indústria ilegal. 

séries sobre guerra às drogas - ozark

Ozark 

No lago Ozarks, no interior dos Estados Unidos, o consultor financeiro Martin Byrde procura formas de recriar o esquema de lavagem de dinheiro que mantinha em Chicago, cidade que teve de deixar após suas negociações com um cartel de drogas dar errado. Ele reestrutura sua vida e família para tentar esconder a origem ilícita de 500 milhões de dólares e, então, conseguir acalmar a organização criminosa com a qual se envolveu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!