Mesmo que a regulamentação de diversos países tem avançado em relação à cannabis, ela ainda é uma das substâncias combatidas por governos que seguem a linha da guerra às drogas. Essa política, transformada em campanha em 1971 pelo ex-presidente estadunidense Richard Nixon, afeta nações ao redor do mundo e populações específicas há décadas, estimulando o tráfico de drogas, a violência, o encarceramento, o racismo, o classismo e mais. Para retratar essa realidade ou até mesmo denunciar o problema por trás da guerra às drogas, produções de audiovisual passaram a abordar esse tema. Hoje, por exemplo, existem inúmeras séries sobre guerra às drogas e as consequências dessa política. Veja cinco delas abaixo:
Breaking Bad
Lançada em 2013, Breaking Bad é uma das séries mais conhecidas e amadas da atualidade. A narrativa gira em torno de um professor de química, chamado Walter White, que descobre que tem câncer terminal e decide começar a produzir metanfetamina para ganhar dinheiro o suficiente para deixar de herança para sua família. Essa decisão, no entanto, gera inúmeros desdobramentos negativos, já que começa a lidar com o universo violento do tráfico de drogas e da polícia.
The Wire
Uma das primeiras grandes produções televisivas da HBO, lançada em 2002, The Wire fala sobre a guerra entre policiais e traficantes de drogas na cidade de Baltimore, nos EUA. Escrita por uma ex-repórter policial, a série aborda técnicas investigativas e a estrutura e o funcionamento das organizações criminosas.
Narcos
A série conta a história real do surgimento dos cartéis de drogas colombianos e das consequências da intervenção dos Estados Unidos em tentar desmantelar essas organizações. Um dos principais personagens, é claro, não poderia ser ninguém diferente de Pablo Escobar, um dos maiores narcotraficantes do mundo, interpretado pelo ator brasileiro Wagner Moura.
O Pico da Neblina
De direção e produção brasileira, o seriado trata de um cenário futuro em que o uso adulto da maconha foi legalizado em território brasileiro, desestabilizando o esquema de tráfico de drogas no Brasil. O ex-traficante Biriba recebe uma proposta para entrar no mercado legal, mas que ainda fecha as portas para pessoas negras e periféricas, o que o faz questionar qual caminho seguir. Um aviso importante de como uma nova política de drogas deve ser inclusiva e considerar todos aqueles que trabalhavam na indústria ilegal.
Ozark
No lago Ozarks, no interior dos Estados Unidos, o consultor financeiro Martin Byrde procura formas de recriar o esquema de lavagem de dinheiro que mantinha em Chicago, cidade que teve de deixar após suas negociações com um cartel de drogas dar errado. Ele reestrutura sua vida e família para tentar esconder a origem ilícita de 500 milhões de dólares e, então, conseguir acalmar a organização criminosa com a qual se envolveu.