Os dispensários de cannabis são lojas em que há produtos à base da planta à venda, seja para uso adulto ou medicinal, a depender da regulamentação do país. O primeiro dispensário de maconha criado foi na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1992, e, hoje, esses estabelecimentos representam parte do comércio em diversos países e são importantes players para um consumo legal e consciente da cannabis.
Dispensários de uso adulto x dispensários médicos
Os dispensários médicos de cannabis tem como objetivo oferecer um local seguro para os pacientes obterem informações sobre o uso medicinal da cannabis e, também, insumos confiáveis para tratar diferentes condições médicas. Diferentemente de um dispensário típico, esse tipo é semelhante a um consultório médico. Os valores também são divergentes das lojas de itens para consumo adulto, pois são regulamentados e tributados de formas diferentes.
Para acessar os dispensários médicos, normalmente é necessário apresentar uma série de documentos, como uma prescrição médica – alguns até solicitam comprovantes de residência. Já os dispensários para uso adulto permitem o acesso de qualquer pessoa que tenha a idade permitida para esse consumo no país em questão, ou seja, é apenas preciso apresentar um documento de identidade.
O que você pode comprar em um dispensário canábico
É possível encontrar diversos tipos de flores de cannabis com especificações de fitocanabinoides e terpenos, além de haxixe, kief, óleos, itens de vaporizadores, comestíveis, produtos tópicos e mais. Todos os produtos são controlados e de qualidade, portanto, é muito seguro para o consumo dos pacientes e usuários.
Ainda, os dispensários contam com budtenders, funcionários que são instruídos para entender todos os produtos disponíveis em seus dispensários e orientam os clientes e pacientes a encontrarem o melhor item que atenda suas necessidades. Dessa forma, o ambiente se torna ainda mais confiável para comprar artigos à base de cannabis.
Onde encontrar dispensários no Brasil
Por causa da regulamentação, que não permite a venda de produtos à base de cannabis no Brasil, ainda não há dispensários no país. É apenas permitido realizar importações de medicamentos à base da planta via Anvisa e, mesmo as associações de pacientes que têm autorização para cultivo e comercializam seus produtos não podem ter uma loja física onde são dispensados. Já o uso adulto ainda não é legalizado de nenhuma forma.
Já temos o primeiro dispensário do Brasil sim! E ele respeita todos os aspectos legais e regulatórios de nosso país. Já existem muitas marcas de produtos regulados e lícitos que orbitam a lógica do lifestyle canábico e/ou trazem experiências sensoriais e terapêuticas sem conter os canabinóides. Ele chama-se ODispensár.io e a primeira loja foi inaugurada em dezembro de 2022 em Brasília. A marca já está em processo de expansão para São Paulo.
Muito legal a informação Juliana! Vamos averiguar por aqui para incluirmos uma atualização no site. Obrigada!