O potencial medicinal, terapêutico e psicotrópico da cannabis é consequência dos princípios ativos que a compõem. Há terpenos, canaflavinas e fitocanabinoides na planta, sendo os fitocanabinoides as propriedades mais conhecidas e disseminadas desses grupos. Existem mais de 100 fitocanabinoides encontrados na maconha e, até hoje, a quantidade correta ainda é pesquisada. São dois deles, no entanto, que lideram os estudos a respeito da planta: o THC e o CBD. Um tratado como vilão e o outro milagroso, ainda que erroneamente, mas muitos outros fitocanabinoides também oferecem benefícios medicinais. Por isso, a Kaya Mind publicará uma série de textos sobre alguns dos fitocanabinoides da cannabis. Neste material, será explorado um fitocanabinoide que é considerado um antidepressivo natural: o CBC.
O que é o CBC?
O CBC ou canabicromeno foi descoberto há 50 anos e é o terceiro fitocanabinoide mais presente na cannabis. Sua origem é a mesma do THC e CBD, pois os três derivam do fitocanabinoide CBGA, que precede o THCA, CBDA e CBCA. O CBCA, quando exposto ao calor ou à luz ultravioleta, portanto, se torna CBC.
Apesar de pouco conhecido, o CBC não é psicotrópico e tem diversos potenciais medicinais. Um dos mais importantes é o fato de que oferece efeitos antidepressivos maiores do que do THC e CBD, pois o CBC interage com um receptor do sistema endocanabinoide que está ligado à percepção de dor e à produção de anandamida e dopamina, dois hormônios que proporcionam sensações de prazer e felicidade.
Os benefícios do CBC
Além de atuar no humor, o canabicromeno também é associado à inibição de células cancerígenas segundo um estudo publicado em 2006 e é visto como o segundo fitocanabinoide mais potente em relação à essa questão, perdendo apenas para o CBG. Isso porque o CBC estimula a produção de anandamida, como dito anteriormente, que não só promove o bem-estar, como estudos já apontaram que é efetiva para lutar contra o câncer de mama.
Outros benefícios desse fitocanabinoide são em relação à administração de dores e inflamações, à saúde de células cerebrais, ao tratamento de acne e mais. Mesmo que haja poucos estudos a respeito desse tema, sabe-se que, assim como THC e o CBD, o CBC contribui para o efeito entourage.
Na última semana, o fitocanabinoide abordado foi o CBNA. Na próxima semana, será possível acompanhar o lançamento do último texto desta série que contempla outros princípios ativos da cannabis.