Haxixe Ice: o que é o “ice-o-lator” e como fazer em casa

Tempo de leitura: 9 min

Publicado em

São muitos os tipos de extração de cannabis, o haxixe ice-o-lator tem se tornado cada vez mais popular nos mercados

Com o crescimento da oferta de cannabis por todo o mundo, novas maneiras de se consumir sempre surgem, e uma das mais recentes e populares é o Haxixe Ice também chamado de Ice-o-Lator, Bubble Hash ou Water Hash. Esse tipo de haxixe é produzido usando a água e o gelo, com matéria prima congelada e peneiras, também chamadas de bolsas de filtragem. Todos esses conceitos e processos serão explicados ao longo desse texto, mas vale ressaltar que essa é uma forma cada vez mais popular e que conserva muitas das propriedades da maconha, concentrando canabinoides em doses menores, o que a tornou um sucesso no mercado medicinal e principalmente, no recreativo.

Uma figura muito conhecida no meio da cannabis e um dos grandes responsáveis por difundir a “palavra” do Ice foi o Bubbleman (Marcus Richardson), um canadense com um canal no YouTube e foi o primeiro a mostrar como se usava as bolsas de filtragem para o grande público. A primeira aparição pública desse tipo de extração é em 1988 na revista high times Magazine em que Sadhu Sam explica como se fazer extrações usando água. Outro nome relevante nesse cenário é Mila Jansen, a primeira a criar uma bolsa de filtragem, foi chamada de bolsa Ice-O-Lator.

O que é o haxixe ice ou Bubble Hash?

Matéria-prima congelada

O Bubble Hash é um tipo de haxixe sem solvente que tem se tornado cada vez mais popular, alvo de curiosidade de muitos entusiastas. Ele carrega esse nome, porque quando é exposto ao calor (seja do isqueiro ou na hora de fumar), ele faz bolhas. Apesar de não ser o único tipo de haxixe com essa particularidade, levou o nome.

O haxixe ice é feito a partir de flores de maconha congeladas (seja previamente ou quando em contato com a água de gelo), colocadas dentro de bolsas de filtragem e batidas com água extremamente gelada e gelo. Quando esse processo acontece, os tricomas se quebram da matéria vegetal, se separando e passando pelas malhas da bolsa. Se você ainda está confuso, fica tranquilo/a que ao longo desse texto vamos explicar com mais calma sobre esse processo para você entender tudo sobre esse tipo de haxixe.

Um ponto bem importante é lembrarmos que os canabinoides estão disponíveis em diferentes lugares da planta, estando mais concentrados nas flores, porém as folhas, em especial aquelas que ficam mais próximas aos buds, também concentram muitos dos compostos terapêuticos da cannabis.

Qual a diferença do Haxixe Ice para o Dry Sift?

A principal diferença entre o haxixe ice para o Dry Sift é que apesar de serem feitos de maneira similar, eles são expostos a meios diferentes. No caso do primeiro, é a água gelada em conjunto com o processo de agitação que faz com que haja uma quebra no tricoma, enquanto o segundo tipo considera apenas a agitação como o meio que vai separar os compostos.

Ice-o-lator

Se pensarmos que a matéria-prima será a mesma, ou seja, as flores da maconha a grande diferença aqui está em como cada um deles é extraído. Inclusive, em ambos os casos são usadas malhas ou peneiras que possuem diferentes tamanhos para se extrair todos os compostos terapêuticos da planta.

Uma diferença importante nessas peneiras é que no caso do Bubble Hash essas peneiras normalmente estão acopladas, no fundo, de uma bolsa resistente à água enquanto no caso do Dry Sift, essas peneiras estão normalmente presas em hastes de madeiras que ajudam a quem está fazendo fazer a agitação necessária.

Como é feito o Bubble Hash em grande escala?

Não é apenas nos mercados ilícitos que este tipo de extração está ganhando fama, principalmente em mercados regulamentados, há uma grande busca por esse haxixe. Isso porque ele concentra grandes quantidades de CBD, THC, terpenos e outros compostos que os usuários e pacientes buscam na cannabis. Em mercados regulares já há uma série de soluções que permitem que este tipo de extração seja feito em grande escala existem inclusive grandes máquinas de lavar pensadas para a produção do Bubble Hash.

Matéria-prima misturada com água e gelo

Pensando em mercados onde não há uma série de equipamentos disponíveis, trouxemos algumas soluções para se fazer este tipo de haxixe em grande escala sem o uso de equipamentos específicos. A primeira coisa a se pensar é onde será feita a mistura das flores de maconha com a água gelada e o gelo. Para isso a melhor solução de baixo custo são grandes tanques plásticos, como é o caso de lixos de 100l, ou outros tanques usados em diferentes indústrias que possuem uma grande capacidade e que, portanto, são ideais para a produção em larga escala.

Outro item importante a se considerar é como será feita a mistura das flores de maconha nessa água, uma vez que elas precisam ser agitadas para que haja a separação dos compostos. Diferentes técnicas podem ser observadas na internet desde remos como aqueles usados para a canoagem, como bastões de beisebol colheres de pau e até mesmo as colheres usadas para se mexer o tradicional tacho brasileiro.

Por fim, talvez o principal item a se considerar sejam as bolsas de filtragem. Isso porque essas são difíceis de se encontrar em mercados não regulamentados, a oferta normalmente é maior para bolsas pequenas já que grande parte do mercado faz o uso desse tipo de extração de forma bem pessoal. Para quem busca produzir uma grande quantidade, a alternativa é passar a água com a planta da maconha misturada gradualmente por essas bolsas ou fazer sobre encomenda sua própria bolsa de filtragem no tamanho que te atenda.

O que são as bolsas de filtragem ou bubble bags?

As bolsas de filtragem são uma parte essencial na hora de se fazer e entender mais sobre esse tipo de hashish. Elas foram desenvolvidas por uma série de marcas buscando atender justamente os produtores de bubble hash e podem ser encontradas em diferentes micragens, cores e tamanhos.

bubble bags ice-o-lattor
Bolsas de filtragem — “bubble bags”

Vamos começar então explicando como funcionam essas bolsas, imagine um saco feito com um tecido resistente à água no fundo desse saco ao invés desse ter um tecido tem uma malha com os fios separados em uma determinada distância muito similar ao que é uma peneira. Dependendo da distância entre os fios haverá um número que determina a micragem desta bolsa, colocamos abaixo alguns exemplos para que vocês entendam. Normalmente, usa-se entre 3 e 8 bolsas de diferentes tamanhos começando pelas que têm um espaço entre os fios maior para aquelas com o espaço menor.

Os tamanhos mais encontrados no mercado são: 220, 190, 160, 120, 73, 40 e 25, porém a muitos outros tamanhos disponíveis. Normalmente, se usa um conjunto maior de bolsas para separar a melhor parte da pior, pensando que nas bolsas com o espaçamento maior sobra principalmente a matéria vegetal que não é onde se encontra o melhor da extração. Algumas pessoas preferem, por exemplo, começar o processo na bolsa de 220 para separar a matéria vegetal e garantir que nada vai passar nas bolsas menores.

O tamanho da micragem da bolsa é importante, pois sobrará em cada bolsa diferentes qualidades de hashish que estão relacionados aos tricomas da planta final. Nas bolsas menores, sobraram apenas os menores tricomas, enquanto nas maiores, principalmente na 160 e 150, sobrarão os tricomas maiores, sendo que não há uma relação direta entre o tamanho do tricoma e a qualidade.

Como fazer Ice-o-Lator em casa

Para se fazer esse tipo de extração em casa, pode-se usar a maneira mais fácil ou a mais difícil, vamos começar explicando a mais fácil.

– Ice no filtro de café:

Você vai precisar de:

  • Água,
  • Gelo,
  • Matéria vegetal (da melhor qualidade que você encontrar),
  • Filtro de café e
  • Duas jarras grandes.
fazer haxixe ice em casa filtro de café

Comece congelando sua matéria vegetal, de preferência dentro de um saco voltado para este uso, depois disso, pegue sua água e deixe-a com bastante gelo, mas garanta que você ainda tem gelo suficiente depois disso.

Coloque o filtro de café em um apoiador apropriado, e este em cima de uma das jarras, depois você vai colocar a matéria vegetal na sua água com gelo, batendo bem com uma colher de pau. Passe essa água por uma peneira regular (limpa e apropriada para esse uso) e depois passe a água peneirada no filtro de café.

como fazer haxixe em casa
Haxixe Ice caseiro no filtro de café

Muito importante que você faça esse processo aos poucos para que o hash fique no filtro de café. Depois de passar toda a água, você poderá repetir este processo outras vezes com novos filtros de café.

Você poderá secar esse hashish colocando o filtro de café fechado e sem água dentro de toalhas secas ou papel toalha, tome cuidado para que sua extração esteja sempre protegida pelo papel do filtro.

haxixe ice secagem
Haxixe caseiro no filtro de café depois de 04 lavagens

– Ice com bolsas de bubblebags:

A maneira mais difícil e mais utilizada de se fazer Bubble Hash é utilizando as bolsas de filtragem mencionadas anteriormente. Nesse caso, a matéria congelada é batida em um tanque maior e essa água é passada pelas bolsas de filtragem conforme mencionamos, começando pelas bolsas com maior micragem e terminando nas bolsas menores.

Você vai precisar de:

  • Água;
  • Gelo;
  • Matéria vegetal da melhor qualidade que você encontrar;
  • Bolsas de filtragem (entre 3 e 8, sendo uma delas 220 ou 190);
  • Tela de secagem (micragem de 25 ou menos);
  • Uma pá ou colher de pau;
  • Uma colher de sopa ou espátula;
  • Dois baldes, de preferência do mesmo tamanho das bolsas.
Haxixe ice caseiro ainda molhado

Siga os mesmos passos da versão do filtro de café, a matéria deve estar congelada e a água muito gelada também, além disso, a agitação dessa água deve soltar os tricomas sem quebrá-los, ou seja, seja gentil nessa mistura, mas firme. O processo poderá e deverá ser repetido, por isso quando a água estiver mudando de cor, você já deve passá-la pela bolsa e repetir o processo com a mesma água e com novas levas de água também. Vá adicionando gelo em todo o processo, o limite está na proporção gelo para água.

Depois da água passada, você irá retirar o haxixe molhado da bolsa com uma colher de metal, uma boa dica é deixá-la imersa em água gelada para te ajudar nesse processo. Coloque tudo em telas de secagem que devem estar sob toalhas ou papeis absortivos, como o papel toalha. Vamos falar um pouco mais sobre como secar e curar o seu ice a seguir.

A importância de curar e secar o hash

haxixe depois de seco
Ice-o-lator depois de seco

Esse tipo de extração é feito utilizando a água e, por isso o processo de secagem é muito importante, só assim será possível desfrutar do material na sua melhor forma. Existem muitas maneiras e dicas de como se fazer esse processo a mais conhecida sendo colocar a matéria em um freezer convencional. Essa pode ser uma opção, porém se o ambiente for frio o suficiente esse processo pode ser mais eficiente ao ar livre. O uso de papéis vegetais, como o papel manteiga, podem ser usados para o hashish depois da tela de secagem.

Em mercados regulares, é possível se encontrar uma máquina chamada de freeze dryer, que faz o processo de secagem utilizando temperaturas menores, o que mantém as propriedades do hax e garante que ele secará perfeito. Quando não se tem uma máquina dessas, podem ser usados freezers convencionais que sejam secos e limpos e tenham a função frost free.

O processo de cura desse tipo de hashish não é diferente de como se faz com a planta convencional, que deve estar longe da luz e do calor e armazenados em um local fresco. O tempo de cura irá depender muito da qualidade que se almeja alcançar, com os haxixes a um aumento no efeito e no aroma quando são curados por mais de um mês pelo menos.

haxixe ice secando
Haxixe ice depois do freeze dryer

Os efeitos do Haxixe Ice?

haxixe ice
Haxixe Ice extraído em diferentes peneiras

O ice é uma das extrações mais potentes da cannabis em que, portanto, há um aumento dos efeitos que normalmente são sentidos na maconha tradicional. Isso não significa que os efeitos são os mesmos, uma vez que cada organismo processa o nível de canabinoides de forma diferente. Dependendo da strain ou genética da maconha, a potência do CBD ou THC será maior do que na flor dessa mesma strain.

Quando misturado a outras ervas esse tipo de extração também poderá afetar ao corpo humano de maneiras difíceis desse pontuar, porém, os efeitos mais sentidos pelos usuários são:

  • Euforia;
  • Paranoia;
  • Felicidade;
  • Agitação;
  • Entre outros.

E agora, como usar o seu Ice?

Vaporizador de resinas

É importante pensar que esse tipo de extração tem um calor específico para a sua queima e por isso muitas vezes é misturado com diferentes ervas, como o kumbayá, a cannabis, o tabaco, entre outras. Uma maneira que não inclui a combustão, é se fazer o uso com materiais de vidro como o caso dos pipes e dos Rigs, que são similares aos bongs, porém a capsula em que se coloca o haxixe é diferente da que vemos no bong onde se coloca a erva.

Existem também opções de metal e silicone para o corpo em que se coloca a água, mas as opções mais comuns para o nail (que é a capsula em que você colocará o ice) são vidro e titânio e normalmente acompanham um cap (que é como um chapeuzinho colocado em cima do nail aquecido com o hash).

As opções mais recomendadas para o uso do seu haxixe ice, portanto, são:

  • Com um pipe;
  • Em um dab ou dabber;
  • Com um vaporizador de extrações;
  • Com ervas enroladas como um cigarro.
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Maria Riscala

Temple Ball: aprenda tudo sobre esse tipo de haxixe

Explore o mundo fascinante das Temple Balls: de sua rica história, ligada ao lendário Frenchy Cannoli, até dicas práticas de uso e aplicação medicinal. Descubra como esta antiga arte pode enriquecer sua experiência com cannabis.

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!

    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x