Kumbaya: o que é e como é feito o blend natural de ervas

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

Entenda o que é o kumbaya, sua composição, efeitos e seus principais benefícios e malefícios!

Diversas culturas africanas costumavam preparar uma mistura de ervas para consagrar seus deuses em rituais espirituais.  O termo Kumbayá tem origem no leste da África, e era associado ao fumo composto por essas ervas, utilizado em rituais de dança e espiritualidade. Embora a utilização da mistura seja antiga, no Brasil, o Kumbaya é conhecido por ser uma alternativa mais natural e livre de nicotina.

O que é Kumbaya

O kumbaya, no Brasil, é conheccido por ser um tipo de fumo composto por ervas secas.

A mistura mais comum envolve camomila, erva doce, jasmim, hortelã, calêndula, sálvia e cravo. Apesar desse padrão, o Kumbaya pode ser personalizado e composto por ervas da preferência de cada um.

Conhecido em outras culturas há milênios, o kumbaya tem se popularizado no Brasil como uma proposta natural e saudável.

Como fazer seu próprio kumbaya

kumbaya o que é

Para fazer seu próprio kumbaya, você pode escolher suas composições favoritas, mas é interessante levar em consideração que algumas ervas são apropriadas para segurar a queima (ervas base), outras para que a mistura dê liga (ervas secundárias), e outras são responsáveis pelo aroma e sabor (ervas aromáticas). Para a produção do kumbaya, são recomendados 50% de erva base, 33% de ervas secundárias e 17% de ervas aromáticas.

As ervas devem ser misturadas e secas. Com as proporções adequadas, o kumbaya pode ser facilmente preparado em casa e oferecer ótimos cigarros artesanais.

Muito se fala sobre o blend proporcionar um efeito calmante e relaxante. Apesar de isso não ser comprovado cientificamente, as ervas que geralmente o compõe são conhecidas por esses efeitos.

Quais são as ervas que compõem o kumbaya?

Camomila e erva doce (ervas secundárias)

Reconhecidas também pelos famosos chás, a camomila é consumida há séculos e famosa por suas propriedades calmantes, que ajudam a regular o sono, combater a ansiedade e o estresse.

Erva doce (erva aromática)

A erva doce também é utilizada em tratamentos medicinais, devido as suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Com um cheiro inconfundível, além de seus benefícios a saúde, a erva também é utilizada em cosméticos, shampoos e sabonetes.

Jasmin (erva aromática)

Utilizadas na composição de Kumbaya principalmente por seu aroma, também é considerada um analgésico natural com propriedades calmantes, que auxilia no tratamento de dores de cabeça e cólicas menstruais.

kumbaya como fazer

Calêndula (erva secundária)

Utilizada no tratamento de problemas de pele, a calêndula é facilmente encontrada lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras, mercados, além de fácil de cultivar em casa. Possui ação cicatrizante, e também é muito comum na indústria dos cosméticos devido aos seus benefícios para a pele.

 Sálvia (erva base)

Bastante utilizada no universo da culinária, a sálvia também se destaca por ser uma erva com um forte aroma, que possui propriedades medicinais, antioxidantes, digestivas e anti-inflamatórias.

Cravos (erva aromática)

O cravo costuma ser muito utilizado como tempero e é comum encontrá-los espetados nos famosos beijinhos, os docinhos de festa de aniversário. É conhecido pelo seu sabor e cheiro marcante, e apesar de seu uso no Brasil ser muito presente na culinária, também é encontrado em cosméticos, e possui propriedades anti-inflamatórias e relaxantes.

Hortelã (erva aromática)

É uma erva popular em sucos e chás, reconhecida pela sua essência, seu sabor e seu potencial medicinal. Fácil de ser cultivado, a hortelã tem sido reconhecida pelas suas propriedades analgésicas, digestivas, antigripais.

Mesmo com essa sugestão, outras ervas como menta, melissa, alecrim, erva cidreira, damiana, manjericão e canela, também podem ser utilizadas para compor o kumbaya. Cada erva altera o aroma e o sabor do produto, e por isso dependem da preferência do consumidor.

O kumbaya como alternativa para quem deseja parar de fumar

Muitas vezes, o kumbaya é sugerido para quem quer substituir o tabaco, ou parar de fumar.

kumbaya da brisa

No entanto, a mistura não promete libertar as pessoas do vício, e parar de fumar pode exigir outros esforços além dessa substituição. Apesar disso, o uso do kumbaya pode ser muito prazeroso, pois a união de tantas ervas potentes e calmantes, proporciona um efeito fisiológico agradável e relaxante.

Outra boa notícia é que por não possuir nicotina e outras substâncias tóxicas em sua composição, acaba sendo uma alternativa mais saudável, que gera menos dependência química e consequentemente danos menos agressivos que os causados pelo tabaco.

Além disso, há kumbayas com tabaco em sua composição, mas com uma porcentagem bem inferior aos cigarros convencionais, alternativa que também pode ser utilizada por pessoas que desejam reduzir o uso. Antes de comprar o produto pronto, é recomendado conferir os ingredientes caso esteja evitando o uso de tabaco.

Mas o kumbaya faz mal?

É importante lembrar que todo fumo causa combustão e libera substâncias nocivas como monóxido de carbono e alcatrão. Inalar fumaça em temperaturas altas é prejudicial à saúde independente da fórmula do que se fuma. Por isso, não se pode afirmar que o kumbaya não faz mal. Nossas vias aéreas não são preparadas para lidar com essas substâncias e nem com a temperatura da fumaça. Por isso, sugerimos que estratégias de redução de danos sejam adotadas para que esses malefícios sejam minimizados. Você pode entender melhor nesse texto aqui, e adicionar essas alternativas junto ao fumo do kumbaya, caso seja a sua preferência.

O kumbaya não tem nenhum efeito psicoativo ou entorpecente, ou seja, não provoca efeitos físicos e psíquicos. Seus efeitos relaxantes são atribuídos apenas a composição de suas ervas, que não causam alterações nas funções cerebrais. Apesar disso, a mistura pode ser utilizada junto com cannabis, dependendo da preferência de cada um.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Mary Star 🌟
Mary Star 🌟
2 meses atrás

Perfeito… Bem detalhado… Gratidão🌟

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!

    1
    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x