5 dicas para você conhecer melhor seus clientes no mercado da cannabis

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

Para quem tem um negócio no mercado da cannabis, seja vendendo um produto ou um serviço, precisa entender seu consumidor. Tudo começa a partir deste ponto.

Para quem tem um negócio no mercado da cannabis, seja vendendo um produto ou um serviço, precisa entender seu consumidor. Tudo começa a partir deste ponto, entender quem são os clientes do mercado de cannabis.

dicas para entender seu consumidor

O consumidor é quem determina se a sua solução é boa ou não, o consumidor é o mercado. Mas como entender o mercado da cannabis e saber de fato para quem estou vendendo e criando relacionamento?

Uma das maiores dificuldades de quem tem um negócio no mercado da cannabis é entender o seu cliente, você sabe como fazer isso? Há diversas maneiras, e queremos compartilhar algumas delas com você, para te ajudar a partir de agora a ter uma visão mais clara do que fazer para melhorar a sua operação, entrega para o cliente e se aproximar cada vez mais de quem você quer comprar e de quem já está próximo a você.

Ao entender o seu público-alvo, será mais fácil de pensar em ações de marketing e vendas direcionadas e distribuídas ao longo do calendário do ano. Você pode conferir aqui o nosso artigo sobre datas sazonais e aproveitar a leitura com este post e impulsionar suas ações.

5 itens para você se atentar na hora de conhecer seu consumidor

  1. Definição de Persona
  2. Demografia do público-alvo
  3. Dados de ferramentas digitais
  4. Pesquisa de Satisfação
  5. Atendimento ao cliente
mercado da cannabis consumidores

Ao definir a ou as personas do seu negócio, você cria uma espécie de personagem que representa a figura do seu cliente. Ao entender quem é o seu cliente, você, de maneira resumida, agrega essas características neste personagem que representa um grupo de pessoas consumidoras. Toda ação realizada a partir de agora precisa ser direcionada para a sua persona. Fez algo que não está de acordo com suas personas, volte e reflita se a sua empresa canábica está de fato conversando com o seu cliente.

Para definir a persona, esse modelo representativo de cliente, é fundamental que você entenda o seu cliente, com itens, por exemplo:

  • Onde a pessoa vive
  • Quais são as dores da pessoa em relação ao tema?
  • O que a pessoa ouve?
  • O que a pessoa fala?
  • O que a pessoa quer?
  • O que a pessoa espera para solucionar sua dor?
  • Qual a renda?
  • Qual a idade?
  • Quais os motivadores para a tomada de decisão?

Ao fazer o levantamento demográfico do seu cliente, você terá mais base para entender com quem você conversa ou vai conversar e quais as melhores estratégias de abordagem para esse perfil de pessoa. A lista de levantamento demográfico é grande e este exemplo acima tem o objetivo de ilustrar e iniciar esta reflexão para o seu negócio dentro do mercado da cannabis.

Utilize as ferramentas digitais a seu favor!

consumidor do mercado de cannabis

Uma outra frente muito utilizada por empresas canábicas são as ferramentas digitais, afinal, existe melhor maneira de entender o seu público do que online e ao vivo? Ferramentas digitais como o Google Analytics, Instagram e Facebook Insights te ajudam a compreender, como:

  • Quantas pessoas acessam o seu site e quais páginas são mais visitadas
  • Quais conteúdos das redes sociais são mais visualizados, clicados e recebe mais interações
  • Entender o gênero e faixa etária do público
  • Saber qual dia da semana e horário as pessoas pesquisam e acessam o site ou loja virtual
  • Como está sua taxa de conversão em cada etapa do funil e pontos de melhoria pra performar melhor

Fale diretamente com o seu consumidor!

Você também pode impulsionar sua customização e atendimento personalizado ao conhecer o seu cliente através de pesquisas de satisfação. Há inúmeras ferramentas no mercado que você pode implementar em seu negócio canábico para começar a entender seu cliente, como:

  • Inserir um link de pesquisa ao final de email marketing
  • Postagens e interações em redes sociais
  • Enviar um formulário de satisfação ao receber a compra
  • Lendo as interações e respostas que os clientes fazem dentro da sua plataforma de chat online
  • Fazendo testes de experiência de produto

Um bom atendimento é fundamental

Além dos 4 itens que vimos acima, temos mais 1 que é fundamental para conhecer melhor o cliente: o atendimento ao cliente. Considere aqui como atendimento ao cliente qualquer ponto de interação que o seu cliente faz com a sua marca, por exemplo:

  • Vendas
  • Atendimento
  • Entrega e Logística
  • Suporte
  • Marketing, entre outros.

Todas as pessoas que eventualmente tem interação com clientes, devem estar atentas às mensagens e recados transmitidos. É através de uma equipe que se preocupa com o cliente, que você começa a compreender melhor com quem está se relacionando e como aumentar a experiência de compra desta pessoa.

Para um atendimento ao cliente eficaz do ponto de vista de conhecer melhor o cliente, atente-se a 3 itens simples:

  • Escute o seu cliente e deixe-o falar
  • Compreenda como o feedback recebido pode ser utilizado para melhorar a operação
  • Crie um plano de ação para implementar as mudanças e acompanhe os resultados

Agora que você já sabe um pouco mais maneiras de conhecer melhor o seu cliente, chegou o momento de se reunir com o seu time e pensar em ações que criem mais relacionamento e que de fato coloquem o cliente como peça central da sua empresa.

O mercado da cannabis muda constantemente e empresas que compreendem seu cliente e criam de fato um relacionamento com cada um, possuem mais chances de crescer e se desenvolver no mercado nacional. Independente de como você fará para conhecer o cliente e estar mais próximo a ele, lembre-se que você está falando com pessoas, assim como você, e todas possuem suas dores, necessidades e desejos.

Comece a descobrir qual o perfil do seu cliente e surpreenda-se com mais resultados para o seu negócio canábico.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
exercício físico e bem-estar
Maria Riscala

Benefícios do exercício físico para o corpo e mente

Descubra os impactos transformadores do exercício físico no seu bem-estar geral. Saiba como a atividade regular pode melhorar sua saúde física e mental, promovendo uma vida mais longa e feliz. Dicas inclusas para incorporar o exercício na sua rotina diária

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x