Datas sazonais: como alavancar as vendas ao longo do ano? 

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

Aprenda a impulsionar os resultados do seu negócio dentro do mercado da cannabis e como se posicionar durante todo o ano para impulsionar suas vendas através das datas sazonais.

Em alguma vez, você já se questionou, como que seus concorrentes conseguem se organizar para desenvolver ações de marketing e vendas ao longo de todo o ano? Possivelmente, dentro do calendário de marketing dessas empresas, também estão com atenção às datas sazonais. 

Mas o que são datas sazonais? 

datas sazonais marketing

As datas sazonais são as épocas específicas do ano associadas a feriados ou temas importantes que mais movimentam o ano, podendo ser eventos ou temas nichados, como os feriados, celebrações culturais ou mudanças sazonais. No marketing, principalmente, as datas sazonais são importantes porque oferecem às empresas a oportunidade de criar campanhas e promoções comerciais que exploram o humor ou os interesses de seu público-alvo em um determinado momento para alavancar as vendas por conta da data em questão. 

Conheça as principais datas sazonais que podem impactar o seu negócio da cannabis: 

  • Início do verão 
  • Carnaval 
  • Páscoa 
  • Dia 4/20 
  • Dia das Mães 
  • Dia dos Namorados 
  • São João / Festa Junina 
  • Dia dos Pais 
  • Halloween 
  • Black Friday 
  • Natal 
  • Ano Novo 

Apenas nessa lista são 14 exemplos de datas sazonais que você pode começar a organizar suas ações de marketing e vendas para vender ainda mais nesses períodos. 

Como isso impacta o seu negócio? 

As datas sazonais podem ter um grande impacto no seu negócio e você deve estudar a lista acima e entender quais são as que possuem mais aderência com o seu público-alvo. 

Por exemplo, uma tabacaria não utilizará o Dia das Crianças para se promover, mas pode usar a Black Friday ou Carnaval, por exemplo, para fazer ativações de marketing direcionadas para o seu público. 

As possibilidades de atuação com as datas sazonais são inúmeras e você pode aproveitar todas as oportunidades abaixo ou apenas algumas. Confira os principais benefícios em incluir campanhas de datas sazonais no seu planejamento estratégico: 

datas comemorativas marketing
  1. Aumento das vendas como um todo: você provavelmente já sentiu um aumento nas vendas em alguma data sazonal mencionada neste texto. Esse movimento acontece, pois é quando os consumidores (nós) estão mais suscetíveis a promoções. É fundamental aproveitar datas sazonais para aumentar tanto as vendas quanto as bases de clientes. 
  2. Campanhas de marketing segmentadas: é a oportunidade para você ter uma conexão genuína com seu público e criar ações específicas, contribuindo para um aumento de conversão de vendas, por exemplo. As campanhas sazonais vão, inclusive, ajudar como um todo para a performance da sua empresa. 
  3.  Promoções e descontos por tempo limitado: entenda quais são os elementos de vendas e marketing que mais ativam o interesse dos seus clientes. Utilize muito a estratégia de descontos para atrair ainda mais público para o seu negócio canábico. 
  4.  Aumento do branding e presença de marca: não basta apenas ter uma campanha ou oferta de marketing, é necessário se antecipar e criar este desejo na cabeça do consumidor alguns dias ou até semanas antes! Estabeleça um plano de atuação para aparecer muito nestes períodos, reforçando a marca no mercado e ganhando mais clientes devido à alta exposição de marketing. 
  5.  Produtos sazonais e com edição limitada: trabalhe os gatilhos mentais para levar o tráfego de pessoas para sua loja (seja física ou virtual). Gatilhos emocionais que costumam funcionam muito são compras com desconto por tempo reduzido, limites de unidades, kits exclusivos, prova social com depoimentos e comentários de quem já comprou e passar um sentimento de exclusive e pertencimento a um grupo seleto. 

Não deixe suas metas dependerem das datas sazonais 

É importante pontuar que as datas sazonais não podem se tornar a sua principal estratégia para vender mais, ao longo do ano, você não pode depender de determinadas datas ter faturamento. Tenha em mente que as datas sazonais são um incremento para o seu negócio, incremento significativo, mas o ano é muito maior do que isso e você também deve pensar como sustentar a operação em períodos sem datas sazonais. 

Algumas ações fundamentais que aumentam efetividade em datas sazonais, são: 

  • Constante marketing da marca ao longo do ano 
  • Relacionamento com consumidores 
  • Estratégias de fidelização 
  • Entendimento do seu público-alvo 

Você pode clicar aqui e conferir dicas de marketing e aqui dicas de como planejar uma campanha omnichannel, estratégia incrível para aumentar a experiência do consumidor! 

A meta da campanha deve ser pensada desde o início, que é a famosa pergunta: onde queremos chegar? 

datas sazonais estrategia

Depende! Entenda o seu negócio e o que é mais importante para fazer, algumas metas de campanhas sazonais são, por exemplo: 

  1. Acabar com o estoque atual para receber mais mercadorias, com isso, empresas criam promoções de compre 1, leve 2 ou mesmo desconto atrativos para acabarem com os estoques 
  2. Aumento do fluxo de pessoas para geração de leads e cadastros, o que é fundamental para você trabalhar o relacionamento com o público ao longo dos outros meses do ano 
  3. Direcionar o fluxo de pessoas para loja física e gerar relacionamento 
  4. Vendas como um todo, com o objetivo de atrair o maior número de pessoas e aumentar a conversão de vendas da empresa 

Campanhas sazonais exigem planejamento e atenção para terem bons resultados no mercado da cannabis 

Planejar e executar uma campanha sazonal bem-sucedida de marketing e vendas envolve uma série de etapas importantes. Se a data sazonal, por exemplo, acontece no final de novembro, você pode: 

  • Começar o planejamento em agosto 
  • Iniciar a execução e preparativos em setembro 
  • Testar e validar as campanhas em outubro para já colocar no ar 

Note que você precisa estar, no mínimo, 3 meses à frente das datas sazonais. São muitos detalhes e itens que você precisa prestar atenção, como:  

  • Identificar seu público-alvo 
  • Definir metas claras 
  • Desenvolver uma mensagem ou oferta atraente 
  • Selecionar os canais de mídia corretos para promover sua campanha 
  • Criar conteúdo ou publicidade envolvente 
  • Medir e analisar os seus resultados 

O ideal é aproveitar sempre o final e início de ano para reunir o time e desenhar todo o calendário de ações do ano e como as datas sazonais se relacionam e interagem com as demais ações comerciais do ano. Dedique um tempo com o time para essas definições e criem os calendários de: planejamento, execução, lançamento e análise.  

Como medir os resultados das campanhas de marketing sazonais? 

Para concluir este texto, sabemos que não adianta criar uma série de ações sem saber a efetividade da campanha. Como replicar uma prática sem saber se de fato traz resultados? 

Neste momento de análise, é importante que você tenha clareza das metas da ação (aquelas mencionadas no início do texto), são os famosos Objetivos Esperados! Com base nesses KPIs (Indicadores Chave de Performance), você conseguirá entender: 

  • Receita de vendas 
  • Tráfego do site 
  • Taxas de abertura e cliques de e-mail 
  • Engajamento de mídias sociais 
  • Feedback do cliente ou níveis de satisfação.

Você pode usar, por exemplo, ferramentas como o Google Analytics ou plataformas de análise de mídia social para rastrear essas métricas e obter informações sobre o desempenho de sua campanha e se planejar ainda melhor para a próxima. 

Qual a próxima data sazonal que a sua empresa utilizará para aumentar os resultados? Aproveite para se planejar e aproveitar todo o calendário do ano! Aproveite estes momentos para criar relacionamento com o público e posicionar sua marca no mercado da cannabis! 

Quer entender como está o mercado atual para então planejar suas campanhas de data sazonal? Converse aqui com a equipe da Kaya Mind e conheça nossas soluções estratégicas de dados de mercado e inteligência de negócios para pequenas, médias e grandes empresas! 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gustavo
Gustavo
1 ano atrás

Oi, não entendi o texto! Com a proibição ainda vigente no país, seria a comercialização de que?

Maria Riscala
Admin
1 ano atrás
Reply to  Gustavo

Oi Gustavo, nesse caso estamos falando de acessórios e produtos complementares (sedas, bongs, piteiras, etc) e também os produtos medicinais!

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    2
    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x