Um princípio ativo da cannabis que pode atuar contra a insônia melhor do que o CBD? Pois bem, conheça o CBN!
O potencial medicinal, terapêutico e psicotrópico da cannabis é consequência dos princípios ativos que a compõem. Há terpenos, canaflavinas e fitocanabinoides na planta, sendo os fitocanabinoides as propriedades mais conhecidas e disseminadas desses grupos. Existem mais de 100 fitocanabinoides encontrados na maconha e, até hoje, a quantidade correta ainda é pesquisada. São dois deles, no entanto, que lideram os estudos a respeito da planta: o THC e o CBD. Um tratado como vilão e o outro milagroso, ainda que erroneamente, mas muitos outros fitocanabinoides também oferecem benefícios medicinais. Por isso, a Kaya Mind publicará uma série de textos sobre alguns dos fitocanabinoides da cannabis. Neste material, será explorado um fitocanabinoide que induz o sono como nenhum outro: o CBN.
Conheça o CBN
O canabinol ou CBN começou a ser estudado nos anos de 1930, ao ser isolado e estruturado. No entanto, com a descoberta do CBD e do THC, perdeu espaço para esses outros fitocanabinoides que hoje ainda estrelam as pesquisas científicas e os assuntos em torno da cannabis.
O avanço das regulamentações relacionadas à maconha e o crescimento da indústria da planta, contudo, incentivaram e possibilitaram novos estudos a respeito de seus outros fitocanabinoides, inclusive o CBN. Precursor biológico do THC e subproduto da oxidação desse ativo, o CBN é encontrado nas partes envelhecidas da cannabis, tornando-se um indicador importante da qualidade dos produtos derivados da planta – . o THC exposto à luz ou oxigênio se transforma em CBN. Quanto mais CBN em um derivado da maconha, maior a chance da validade ter sido ultrapassada ou até mesmo de ter sido mal armazenado.
Isso exclui os casos em que a alta concentração desse ativo é proposital para fins medicinais. Afinal, além de ser esse indicador, o CBN também oferece propriedades terapêuticas importantes. Ele é, principalmente, conhecido como o fitocanabinoide do sono, pois estudos apontam que é mais sedativo do que o THC e o CBD.
O CBN e a cannabis medicinal
O CBN também vem ganhando notoriedade por causa de sua versatilidade nos usos medicinais. Há estudos que indicam seu potencial para atenuar dores musculares crônicas, atrasar os sintomas da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), tratar doenças neurodegenerativas, modular a imunidade, ser anti-inflamatório e mais. Vale apontar, no entanto, que ainda apesar de existirem estudos a respeito desse fitocanabinoide, ainda não há comprovações científicas sobre seu uso.
Na última semana, o fitocanabinoide abordado foi o delta-8 THC. Nas próximas, será possível acompanhar o lançamento de outros textos que contemplem outros princípios ativos da cannabis. São eles: