O extrato de cannabis têm ganhado cada vez mais destaque na sociedade e na comunidade médica, já que têm diferentes propriedades medicinais e conseguem tratar diversas condições médicas. Esses produtos, inclusive, já foram autorizados pela Anvisa no Brasil e podem ser utilizados para diferentes tratamentos.
O que é um extrato?
Um extrato é um produto obtido a partir de líquidos que proporcionam a retirada de substâncias ativas contidas em plantas.
Existem diferentes métodos para realizar a extração, a depender da planta e do objetivo, como:
- Maceração: contato entre a droga vegetal e o líquido extrator por um período de tempo determinado;
- Infusão: água quente ou líquido extrator adicionado à planta – é o método de preparo do chá caseiro.
- Decocção: líquido extrator entra em ebulição em contato com a planta.
- Digestão: o contato entre a planta e o líquido extrator é mantido em temperaturas específicas.
- Percolação: passagem do líquido extrator por meio da planta moída, com controle de fluxo, tempo e temperatura.
O que é o extrato de cannabis?
O extrato de cannabis é uma extração feita a partir das diferentes variedades da planta Cannabis sativa. Assim, a partir do líquido extrator, é possível obter fitocanabinoides, terpenos e canaflavinas das plantas, os quais são compostos medicinais que podem oferecer diversos benefícios terapêuticos e podem servir como tratamento de diferentes condições médicas.
Existem diferentes tipos de extratos de cannabis, mas o mais conhecido deles é o óleo, e eles podem conter diferentes concentrações dos compostos da planta, a depender da necessidade terapêutica dos pacientes e o objetivo do produto.
Os extratos canábicos, inclusive, podem ser considerados fitoterápicos.
Benefícios do extrato de cannabis
Como dito anteriormente, os extratos de cannabis têm ficado conhecidos e são muito buscados por pacientes que necessitam de tratamentos para condições médicas específicas e por médicos prescritores. Isso acontece por conta de seus benefícios terapêuticos, que vão muito além de não oferecer efeitos colaterais como os medicamentos convencionais e ser uma alternativa aos tratamentos tradicionais que não dão certo. Veja quais:
- Ansiolítico;
- Anti-estresse;
- Anti-inflamatório;
- Relaxante;
- Analgésico;
- Sonífero;
- Antibacteriano;
- Anti-cancerígeno;
- Neuroprotetor.
Existem diversos outros benefícios que vêm sendo descobertos aos poucos, por meio de novos estudos científicos, mas sabe-se que muitos deles já tratam uma variedade de condições médicas como:
- Dores crônicas;
- Alzheimer;
- Insônia;
- Ansiedade;
- Câncer;
- Síndrome de burnout;
- Glaucoma;
- Transtorno do Espectro Autista; etc.
No Brasil, os extratos canábicos já estão disponíveis para tratar essas doenças e oferecer esses benefícios aos pacientes que os necessitam, mas apenas por meio de importação, de poucos que estão autorizados à venda nas farmácias e das associações. Entenda aqui o passo a passo para ser paciente medicinal de cannabis no país.
O extrato da cannabis pode ser extraído a vapor como fazemos com os óleos essenciais? E se sim, tem o mesmo valor do óleo feito da forma tradicional?
Olá Alba, pode ser sim, porém o resultado encontrado será diferente de quando se usa outros métodos. O principal cuidado nesse caso está na temperatura, uma vez que os compostos da cannabis se alteram quando são esquentados, devido à descarboxilação que sofrem. Nesses casos não temos como saber a diferença no preço do produto final, pois o preço é definido por outras variáveis além da forma de extração.