Extrato de cannabis: o que é e para quê serve

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em

Os extratos canábicos são feitos a partir da Cannabis sativa, a qual oferece diferentes benefícios medicinais e pode tratar uma variedade de condições médicas

O extrato de cannabis têm ganhado cada vez mais destaque na sociedade e na comunidade médica, já que têm diferentes propriedades medicinais e conseguem tratar diversas condições médicas. Esses produtos, inclusive, já foram autorizados pela Anvisa no Brasil e podem ser utilizados para diferentes tratamentos.

O que é um extrato?

Um extrato é um produto obtido a partir de líquidos que proporcionam a retirada de substâncias ativas contidas em plantas.

Existem diferentes métodos para realizar a extração, a depender da planta e do objetivo, como:

  • Maceração: contato entre a droga vegetal e o líquido extrator por um período de tempo determinado;
  • Infusão: água quente ou líquido extrator adicionado à planta – é o método de preparo do chá caseiro.
  • Decocção: líquido extrator entra em ebulição em contato com a planta.
  • Digestão: o contato entre a planta e o líquido extrator é mantido em temperaturas específicas.
  • Percolação: passagem do líquido extrator por meio da planta moída, com controle de fluxo, tempo e temperatura.

O que é o extrato de cannabis?

extrato de cannabis

O extrato de cannabis é uma extração feita a partir das diferentes variedades da planta Cannabis sativa. Assim, a partir do líquido extrator, é possível obter fitocanabinoides, terpenos e canaflavinas das plantas, os quais são compostos medicinais que podem oferecer diversos benefícios terapêuticos e podem servir como tratamento de diferentes condições médicas.

Existem diferentes tipos de extratos de cannabis, mas o mais conhecido deles é o óleo, e eles podem conter diferentes concentrações dos compostos da planta, a depender da necessidade terapêutica dos pacientes e o objetivo do produto.

Os extratos canábicos, inclusive, podem ser considerados fitoterápicos.

Benefícios do extrato de cannabis

Como dito anteriormente, os extratos de cannabis têm ficado conhecidos e são muito  buscados por pacientes que necessitam de tratamentos para condições médicas específicas e por médicos prescritores. Isso acontece por conta de seus benefícios terapêuticos, que vão muito além de não oferecer efeitos colaterais como os medicamentos convencionais e ser uma alternativa aos tratamentos tradicionais que não dão certo. Veja quais:

  • Ansiolítico;
  • Anti-estresse;
  • Anti-inflamatório;
  • Relaxante;
  • Analgésico;
  • Sonífero;
  • Antibacteriano;
  • Anti-cancerígeno;
  • Neuroprotetor.

Existem diversos outros benefícios que vêm sendo descobertos aos poucos, por meio de novos estudos científicos, mas sabe-se que muitos deles já tratam uma variedade de condições médicas como:

No Brasil, os extratos canábicos já estão disponíveis para tratar essas doenças e oferecer esses benefícios aos pacientes que os necessitam, mas apenas por meio de importação, de poucos que estão autorizados à venda nas farmácias e das associações.  Entenda aqui o passo a passo para ser paciente medicinal de cannabis no país.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!