O carvão ativado pode ser feito de resíduos de bambu, casca de coco e até de cânhamo. O ingrediente tem sido amplamente utilizado em cosméticos, alimentos e até produtos de higiene, e, além de não alterar o sabor de nenhum desses produtos, pode oferecer benefícios importantes. Vamos descobrir o porquê de eles terem virado tendência?
Motivos do porquê o carvão ativado está tão na moda
1. Remove impurezas da pele
O carvão ativado, quando usado em cosméticos, pode remover impurezas da pele, como poluição e restos de maquiagem. Além disso, controla a oleosidade da pele, evitando acnes e outras questões.
2. Ajuda na desintoxicação do organismo
Quando utilizado de forma oral, como em pastas de dente ou cápsulas, o carvão ativado pode servir como um “detox” do organismo – por isso, já foi considerado como uma boa alternativa para melhorar e prevenir ressacas. Além disso, auxilia no processo de eliminar gases intestinais, atenuar dores estomacais e ajudar a clarear os dentes.
3. Reduz o colesterol
Além de dar um toque estético aos alimentos por deixá-los pretos e influenciar no empratamento das refeições, o carvão ativado acrescentado às comidas pode reduzir o colesterol, melhorar o sistema digestivo e funcionar como desintoxicante.
Todos esses benefícios podem ser adquiridos com esse ingrediente, mas o carvão vegetal de cânhamo pode ser usado para purificar água, já que tem a capacidade de eliminar impurezas, em roupas de esporte por ter um alto poder de absorção, em materiais de construção civil, no desenvolvimento de bioplásticos e até em baterias, por aumentar a condutividade elétrica.