Carvão de Cânhamo

Tempo de leitura: 3 minutos

Além dos tecidos, dos biocombustíveis e dos leites vegetais, o cânhamo também pode ser utilizado para o desenvolvimento de um carvão vegetal com características sustentáveis e possibilidades de uso em diferentes indústrias 

O cânhamo, variação da Cannabis sativa L., é uma planta extremamente versátil, com diversas utilidades. A cada dia, se desenvolve uma nova matéria prima que pode ser feita por meio do cânhamo; o carvão vegetal, por exemplo, é uma dessas mais recentes descobertas e tem ganhado destaque. 

Ainda que os estudos sobre o material não sejam conclusivos, eles indicam que o chamado hemp biochar, hempchar ou cannachar tem benefícios importantes em relação à sustentabilidade e também pode ser utilizado por diferentes indústrias como de agricultura, construção civil, suplementos, cosméticos, entre outros.  

 

O que é “hemp biochar”? 

carvão de cânhamoO “biochar” pode ser considerado um carvão vegetal devido às suas semelhanças físicas com essa matéria-prima. No entanto, é feito a partir de materiais orgânicos como folhas e madeiras que foram queimados de forma específica, com ausência de oxigênio e, portanto, sem entrar em combustão. Assim, em vez de liberar carbono à atmosfera, acaba por capturá-lo, o que o torna um material carbono negativo.  

Já o “hemp biochar” ou carvão vegetal à base de cânhamo é desenvolvido a partir da queima controlada de caules e resíduos dessa planta, o que é uma forma interessante de reaproveitar os materiais que normalmente seriam descartados após o cultivo do cânhamo para outros fins, como a produção de derivados à base de CBD, o uso da fibra para originar tecidos e outras substâncias e a incorporação da semente para criar alimentos, bebidas e mais.  

 

A principal indústria beneficiada pelo carvão vegetal de cânhamo  

O carvão vegetal de cânhamo pode ser utilizado em diversas indústrias, sendo a principal e mais conhecida delas a de agricultura, pois serve como um fertilizante ou aditivo para o solo. Por ter diversos nutrientes e ter uma estrutura molecular específica, quando aplicado, acaba por regular os nutrientes do solo, aumentar a retenção de água da planta – podendo ser benéfico em ambientes secos, por exemplo –, aumentar a porosidade do solo e sua atividade microbial, entre outras funções. 

Dessa forma, o “hemp biochar” pode ajudar o agricultor a diminuir os custos com água, reduzir a quantidade de fertilizantes, principalmente tóxicos, a ser utilizada no cultivo, e reutilizar o mesmo solo a cada ano. Ainda, como é um material carbono negativo, ele ajuda a captar o carbono da atmosfera e o retorna ao solo.  

Além de se mostrar sustentável nesses quesitos, o carvão vegetal também é positivo ambientalmente e economicamente, pois, em uma plantação de cânhamo com fins industriais ou medicinais, nem sempre todas as partes da planta são utilizadas. Esses resíduos, portanto, poderiam ser reaproveitados para o desenvolvimento hemp biochar, reduzindo a quantidade de lixo e também gerando mais uma maneira de arrecadar lucro.

 

Carvão vegetal de cânhamo em cosméticos  

Para além do uso na agricultura, estudos vêm mostrando que o “hemp biochar” pode ser aproveitado por diversas outras indústrias, como a de cosméticos, higiene e suplementos, pois pode servir como uma espécie de carvão ativado. Afinal, nos últimos anos, essa substância se tornou tendência e tem sido utilizada em forma de comprimido, máscaras faciais, pastas de dente e mais. Veja alguns de seus benefícios. 

 

Ainda, o carvão vegetal de cânhamo pode ser usado para purificar água, já que tem a capacidade de eliminar impurezas, em roupas de esporte por ter um alto poder de absorção, em materiais de construção civil, desenvolvimento de bioplásticos e até em baterias, por aumentar a condutividade elétrica.  

Essa versatilidade do cânhamo, para além do uso de suas fibras, sementes e flores, mostra como é essencial pensar em uma legislação que regulamente a planta, que tem todo o potencial para se tornar uma grande commodity no Brasil. O cânhamo pode tanto auxiliar no desenvolvimento e crescimento de inúmeros setores, como também trazer vantagens sustentáveis significativas para o solo, ar e mundo no geral.  

Cadastre-se em nossa newsletter!

    Compartilhe essa informação!

    primeiro animal a ser tratado com cannabis

    Primeiro animal a ser tratado com cannabis

    O uso veterinário da cannabis tem se tornado uma pauta importante no meio canábico e na indústria pet, mas, na verdade, os animais de estimação já são tratados à base da planta há centenas de anos; conheça o histórico

    Leia Mais!
    carvão de cânhamo

    Carvão de Cânhamo

    Carvão de Cânhamo Além dos tecidos, dos biocombustíveis e dos leites vegetais, o cânhamo também pode ser utilizado para o desenvolvimento de um carvão vegetal

    Leia Mais!

    Contato

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.