O cânhamo, variação da Cannabis sativa L., é uma planta extremamente versátil, com diversas utilidades. A cada dia, se desenvolve uma nova matéria prima que pode ser feita por meio do cânhamo; o carvão vegetal, por exemplo, é uma dessas mais recentes descobertas e tem ganhado destaque.
Ainda que os estudos sobre o material não sejam conclusivos, eles indicam que o chamado hemp biochar, hempchar ou cannachar tem benefícios importantes em relação à sustentabilidade e também pode ser utilizado por diferentes indústrias como de agricultura, construção civil, suplementos, cosméticos, entre outros.
O que é “hemp biochar”?
O “biochar” pode ser considerado um carvão vegetal devido às suas semelhanças físicas com essa matéria-prima. No entanto, é feito a partir de materiais orgânicos como folhas e madeiras que foram queimados de forma específica, com ausência de oxigênio e, portanto, sem entrar em combustão. Assim, em vez de liberar carbono à atmosfera, acaba por capturá-lo, o que o torna um material carbono negativo.
Já o “hemp biochar” ou carvão vegetal à base de cânhamo é desenvolvido a partir da queima controlada de caules e resíduos dessa planta, o que é uma forma interessante de reaproveitar os materiais que normalmente seriam descartados após o cultivo do cânhamo para outros fins, como a produção de derivados à base de CBD, o uso da fibra para originar tecidos e outras substâncias e a incorporação da semente para criar alimentos, bebidas e mais.
A principal indústria beneficiada pelo carvão vegetal de cânhamo
O carvão vegetal de cânhamo pode ser utilizado em diversas indústrias, sendo a principal e mais conhecida delas a de agricultura, pois serve como um fertilizante ou aditivo para o solo. Por ter diversos nutrientes e ter uma estrutura molecular específica, quando aplicado, acaba por regular os nutrientes do solo, aumentar a retenção de água da planta – podendo ser benéfico em ambientes secos, por exemplo –, aumentar a porosidade do solo e sua atividade microbial, entre outras funções.
Dessa forma, o “hemp biochar” pode ajudar o agricultor a diminuir os custos com água, reduzir a quantidade de fertilizantes, principalmente tóxicos, a ser utilizada no cultivo, e reutilizar o mesmo solo a cada ano. Ainda, como é um material carbono negativo, ele ajuda a captar o carbono da atmosfera e o retorna ao solo.
Além de se mostrar sustentável nesses quesitos, o carvão vegetal também é positivo ambientalmente e economicamente, pois, em uma plantação de cânhamo com fins industriais ou medicinais, nem sempre todas as partes da planta são utilizadas. Esses resíduos, portanto, poderiam ser reaproveitados para o desenvolvimento hemp biochar, reduzindo a quantidade de lixo e também gerando mais uma maneira de arrecadar lucro.
Carvão vegetal de cânhamo em cosméticos
Para além do uso na agricultura, estudos vêm mostrando que o “hemp biochar” pode ser aproveitado por diversas outras indústrias, como a de cosméticos, higiene e suplementos, pois pode servir como uma espécie de carvão ativado. Afinal, nos últimos anos, essa substância se tornou tendência e tem sido utilizada em forma de comprimido, máscaras faciais, pastas de dente e mais. Veja alguns de seus benefícios.
Ainda, o carvão vegetal de cânhamo pode ser usado para purificar água, já que tem a capacidade de eliminar impurezas, em roupas de esporte por ter um alto poder de absorção, em materiais de construção civil, desenvolvimento de bioplásticos e até em baterias, por aumentar a condutividade elétrica.
Essa versatilidade do cânhamo, para além do uso de suas fibras, sementes e flores, mostra como é essencial pensar em uma legislação que regulamente a planta, que tem todo o potencial para se tornar uma grande commodity no Brasil. O cânhamo pode tanto auxiliar no desenvolvimento e crescimento de inúmeros setores, como também trazer vantagens sustentáveis significativas para o solo, ar e mundo no geral.
Eu gostaria de saber se o canhamo pode ser plantado numa zona de fornos de carvão, pois possuo uma porção de terreno numa zona dessas . Obrigada ,desde já ,se me puder responder .
Oi, Maria! Plantar cânhamo em uma zona de fornos de carvão pode ser viável, dada a resistência da planta, porém, atualmente, o cultivo de cânhamo no Brasil não é permitido, exceto em casos raros de autorização judicial para cultivo doméstico com fins medicinais.