1001 usos do cânhamo: a produção de concreto – Hempcrete

Escrito por

Escrito por

Lara Santos

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em

Resistente a pragas e à prova de fogo, o hempcrete promete transformar, para melhor, a maneira atual de construir e restaurar edifícios

A Kaya Mind lançou uma série de sete textos sobre as diferentes utilidades do cânhamo, subespécie da Cannabis Sativa L. que tem fins industriais e costuma ser cultivada com menos de 1% de THC e, portanto, não tem propriedades psicotrópicas. Vale ressaltar que, para além dos usos abordados a seguir, a planta tem inúmeras outras finalidades, tornando-se uma alternativa sustentável e interessante para diversas indústrias. Neste texto, o tópico será sobre a produção de concreto por meio do cânhamo.

O cânhamo na construção civil

Você já imaginou construções feitas com um material sustentável, fácil de fabricar, econômico, resistente a fungos e pragas, impermeável, à prova de fogo, seguro em caso de terremotos, com regulamentação térmica,  e controle de umidade? Parece uma utopia, mas é possível. O hempcrete – em inglês, concreto de cânhamo – oferece todas essas qualidades, diferente do concreto à base de cimento tão utilizado em território brasileiro.

canhamo-na-construcao-civil
Foto: ISOHemp

Produzido a partir da mistura de cal, água e a parte interna do caule da planta, chamada de lascas de cânhamo, o material, apesar de ter atributos à frente de seu tempo, já era utilizado por povos antigos – registros do século VI mostram que obras de arte nas cavernas sagradas de Ellora, na Índia, foram preservadas graças ao uso do hempcrete. Além disso, ele também foi encontrado em pilares de pontes na França. Hoje, essa técnica foi redescoberta e tem potencial para se tornar uma alternativa eficiente para fazer pisos, isolamentos em telhados, melhorar o desempenho térmico de edifícios, restaurar prédios históricos e muito mais.

O concreto de cânhamo não funciona como um material estrutural, mas pode ser integrado à construção das edificações. Ele pode tanto ser preparado e moldado no local, como pode ser comprado pronto, em forma de tijolos ou blocos – estas opções, no entanto, são mais densas e menos eficientes no que diz respeito ao controle térmico e ao combate de umidade que oferecem. 

Os benefícios do cânhamo na construção civil

Seus benefícios para a humanidade se iniciam desde o cultivo da planta, que causa menos impacto ambiental por usar pouca água e quase nenhum agrotóxico, além de ter um crescimento rápido e fácil. O hempcrete também pode trazer benefícios econômicos e sociais, por ter baixo custo de produção e por proporcionar a construção de casas mais baratas. Por isso, países e empresas já buscam utilizá-lo como matéria prima – na Índia, por exemplo, a GoHemp já trabalha para pesquisar e desenvolvê-lo. 

Nas próximas semanas, será possível acompanhar o lançamento de outros seis textos, sendo que cada um deles contempla um uso diferente do cânhamo. São eles:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

copa do mundo e cannabis
Lara Santos

Copa do Mundo e cannabis  

Em 2022, o evento acontece em um país com regras rígidas sobre o uso de cannabis. Entenda como as seleções favoritas se posicionam a respeito da planta e como os atletas poderiam se beneficiar se o uso de CBD fosse permitido

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!