Brisadeiro: a receita mais fácil do brigadeiro de maconha

Tempo de leitura: 6 min

Publicado em

O brigadeiro de maconha, mais conhecido como brisadeiro, é um dos comestíveis da planta mais queridos no Brasil, mas ainda é necessário ter alguns cuidados com o seu consumo; entenda
brisadeiro
Brisadeiro

O brigadeiro de cannabis, também chamado brisadeiro, brigaconha, brigadeironha e brigadeiro mágico, é uma das formas mais populares dos comestíveis de maconha no Brasil por conta da tradicionalidade do doce original, a facilidade de sua receita e, é claro, seu sabor. Além dos comestíveis, como o brisadeiro, há mais de 10 maneiras de consumir cannabis tanto para uso adulto como para fins medicinais, sendo que cada uma tem funções e oferece efeitos diferentes.

Pelo fato do brisadeiro ser ingerido, o processo para sentir os efeitos psicotrópicos da cannabis difere do fumo. Para que o THC e outros fitocanabinoides sejam ativados e, então, causem seus efeitos psicotrópicos e medicinais, as flores ou os buds da planta devem passar por um processo de descarboxilação, isto é, entrem em contato com calor. Por isso, ao fazer um brigadeiro de maconha, de nada adianta colocar a planta crua no preparo, exceto se você não queira se sentir “chapado” e tenha como objetivo apenas sentir o sabor da cannabis.

Receita do brisadeiro

A forma verdadeira de como fazer brisadeiro, portanto, é a partir da seguinte receita:

Ingredientes para o brigadeiro de maconha:

  • 1 xicara de cacau ou chocolate em pó;
  • 2 colheres de sopa de manteiga canábica;
  • 10g de flor;
  • 200g de manteiga;
  • 1 lata de leite condesado;
  • Panela de fundo grosso (ou leiteira);
  • Pote de vidro;
  • Colher de pau.

Modo de preparo:

  • Separe os buds ou as flores da maconha em pedaços menores;
  • Coloque manteiga em uma panela em banho-maria (a água do banho-maria mantém a temperatura da manteiga, sem que aqueça demais, preservando as propriedades da cannabis);
  • Adicione os pedaços de maconha na panela e misture;
  • Com o fogo baixo ainda ligado, espere 20 minutos para um baixo aproveitamento do THC, 1 hora para médio ou 3 horas, alto;
  • No final do tempo escolhido, coloque a mistura em um pote de inox ou alumínio e deixe esfriar;
  • Em seguida, é só derreter a manteiga dentro de uma panela em fogo baixo, acrescentar o leite condensado e o chocolate em pó, mexendo constantemente para não queimar e não formar bolinhas até o ponto em que o brisadeiro desgrudar do fundo da panela;
  • Se sobrar, guarde o restante em um pote na geladeira para usar em outros preparos. É importante que o recipiente não seja transparente para que a manteiga não oxide com a luz.

O consumo do brigaconha e a regulamentação no Brasil

O fato do uso adulto da cannabis não ser regulamentado no Brasil não impede com que as pessoas busquem maconha para consumir, mas, sim, possibilita o acesso apenas às substâncias de mercado ilegal e de má qualidade, como o prensado. Isso reflete diretamente na saúde dos usuários, já que eles não deixam de consumir e não se sabe a origem dessas substâncias, muito menos as condições sanitárias em que foram desenvolvidas. Por isso, mesmo diante dessa regulamentação proibicionista, ao fazer uma receita como a do brisadeiro, é importante evitar o uso de prensado, exceto se essa seja a única forma de você ter acesso à cannabis. Nesse caso, experimente lavar a erva do prensado, cobrindo-a com água quente, mas nunca fervendo, e repetindo esse processo até 3 vezes, isso vai fazer com que boa parte das toxinas diminuam.

De qualquer forma, pode-se ver que o preparo do brisadeiro é similar ao do tradicional brigadeiro, com uma pequena mudança no início do processo. Contudo, enquanto o consumo de brigadeiro é normalizado e inofensivo para a maioria das pessoas, o de brisadeiro deve ser feito de forma cuidadosa, afinal, os comestíveis ou edibles de maconha têm uma série de especificidades.

Os efeitos do brisadeiro

Ainda que esses produtos costumem ser vantajosos em relação à redução de danos, pois não passam pelo processo de combustão como acontece no fumo, a ingestão de cannabis com algum tipo de gordura (manteiga e diferentes tipos de óleos, por exemplo) é uma das maneiras mais eficazes de absorver suas propriedades terapêuticas (fitocanabinoides e terpenos).

Além disso, ao comer algo preparado com maconha, como o brisadeiro, o corpo humano metaboliza o THC por meio do fígado, transformando-o em um metabólito que se espalha eficientemente pelo organismo. Todo esse processo causa um efeito psicotrópico muito mais intenso e lento, ou seja, demora mais para se sentir chapado, enquanto essa sensação dura mais tempo, podendo se estender por até 24 horas em pessoas com maior sensibilidade.

Como consumir o brigaceiro de maconha de maneira segura?

Por conta da particularidade dos efeitos dos comestíveis, a dosagem desse consumo se torna desafiadora. Esse é o principal ponto de atenção, pois altas doses de THC podem causar ansiedade, enjoos e paranoias, as famosas bad trips. Por isso, se for fazer a receita do brisadeiro para fins recreativos, o indicado é que você coma pequenas quantidades gradualmente e espere o efeito bater (entre 2h, a depender do organismo da pessoa).

fumar x comer x vaporizar
Diferenças entre fumar, comer ou vaporizar cannabis

Também, é importante não esquecer de se hidratar e rodear-se de amigos confiáveis no momento do uso. No entanto, caso você ainda se sinta mal, tente se distrair e não entrar em pânico. Lembre-se que não há nenhum registro no mundo de overdose ocasionada pelo consumo de maconha e que o efeito vai passar com o tempo.

É possivel fazer brisadeiro com prensado?

Sim, a receita principal não vai variar, porém o número de passos que você terá na receita aumenta um pouco se você quiser garantir um brisadeiro de qualidade. Primeiramente dixave seu prensado com as mãos ou tesouras, separando galhos e sementes para fora. Nós recomendamos que você lave o prensado, mas caso esteja sem tempo para isso, esse processo de separação já garante uma qualidade melhor para o seu brisadeiro.

Caso tenha experimentado anteriormente a potência do seu brisadeiro e você acredita que está forte, use um pouco a menos de maconha do que na receita tradicional. Caso esteja fraco ou médio, mantenha a receita ou aumente um pouco. Recomendamos que a dose maxima seja equivalente a 2-3g de flor, ou seja, se você usar 10g no total da receita, comece com porções bem pequenas e espere até sentir os primeiros efeitos.

E brisadeiro vegano, dá para fazer?

Se você é um amante de doces, mas também está comprometido com uma alimentação vegana, não precisa mais se privar da alegria de saborear um delicioso brigadeiro de maconha. Com algumas substituições inteligentes, é possível criar brisadeiros veganos incrivelmente saborosos que todos podem desfrutar.

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite vegetal em pó (de arroz, de coco ou de soja);
  • 3/4 de xícara de açúcar demerara;
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco canábico;
  • 1/4 de colher (chá) de sal;
  • 1/2 xícara de água quente;
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó de boa qualidade;
  • 1/4 de xícara de chocolate 70% picado (ou outro chocolate em barra);

Modo de preparo:

  1. Junte o leite vegetal em pó e o açúcar demerara em um liquidificador e bata até combinar bem os dois ingredientes. O açúcar deve ficar totalmente pulverizado.
  2. Adicione os outros ingredientes (óleo de coco canábico, sal e água quente) e bata por mais 2 minutos. A mistura deve ficar homogênea e cremosa.
  3. Guarde em um recipiente fechado e, caso não use logo em seguida, armazene na geladeira por até uma semana. Com o frio, o leite condensado tende a engrossar mais um pouco.
  4. Uma vez engrossado, adicione todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo médio até obter uma mistura bem homogênea que desgruda do fundo da panela.
  5. Retire do fogo, coloque em um recipiente e deixe esfriar. Ele irá engrossar por conta e deve ficar no ponto de enrolar. Para enrolar, unte suas mãos com óleo de coco ou creme vegetal de sua preferência.

Como cortar o efeito do brigadeiro de maconha?

Não existe uma mágica para simplesmente parar de sentir a brisa da cannabis. Mas há algumas formas de diminuir a sensação negativa que possa ter ocorrido com o consumo da planta. São elas:

  • Buscar um lugar arejado;
  • Tomar muito líquido;
  • Comer de forma equilibrada, mas garantindo uma quantidade mínima de açúcar;
  • Tentar dormir;
  • Conversar com os seus amigos sobre o que você está sentindo.
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sandra
Sandra
1 ano atrás

Tá,mas quanto de Canabis é pra por na receita?

Maria Riscala
Admin
1 ano atrás
Reply to  Sandra

Oi Sandra, depende do quão potente você quer seu brigadeiro. Eu pessoalmente gosto de 10g de flor a cada 200g de manteiga!

Íris
Íris
10 meses atrás

E prensado, qual seria a quantidade em gramas?

caio
caio
10 meses atrás
Reply to  Íris

eu utilizo 10gr para 100gr de manteiga, mas faço dupla lavagem do prensado e dupla filtragem da manteiga

Natasha
Natasha
7 meses atrás
Reply to  caio

e usa quanto desta manteiga em uma receita de brigadeiro?

Marcela Romagnoli
Editor
5 dias atrás
Reply to  Natasha

Oi, Natasha! De 1 a 2 colheres de sopa de manteiga canábica 🙂

Adri
Adri
3 meses atrás
Reply to  caio

Vc pode me passar o passo a passo de cm vc faz c o prensado?

Marcela Romagnoli
Editor
6 dias atrás
Reply to  Adri

Oi, Adri! A gente tem um passo a passo para lavagem do prensado aqui: https://kayamind.com/como-lavar-o-prensado/

Patricia
Patricia
8 meses atrás

Ficou muito boa a receita com as quantidades certinhas

Marcela Romagnoli
Editor
5 dias atrás
Reply to  Patricia

Ah, que bom que deu certo!!! <3

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!

    10
    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x