Ao usar maconha com concentração de THC, a maioria das pessoas experiência olhos vermelhos, além da famosa larica. Para os usuários regulares, isso não é uma novidade, mas para aqueles que estão fumando pela primeira vez, pode gerar preocupação. No entanto, esses sintomas não causam nenhum risco prejudicial à saúde, pois são naturais ao uso da cannabis. A questão é: por que os olhos ficam vermelhos ao fumar maconha?
Por que os olhos ficam vermelhos?
A presença de THC na planta a ser consumida abaixa a pressão arterial, o que acaba por dilatar vasos sanguíneos e capilares, inclusive oculares. Assim, o fluxo sanguíneo nos olhos aumenta e, simultaneamente, há uma redução na pressão, causando a vermelhidão. Esse sintoma aparece conforme a quantidade de THC consumida, ou seja, uma cepa com mais THC pode causar mais vermelhidão e vice-versa – é por isso que, às vezes, os usuários podem sentir os olhos menos vermelhos do que em outros dias.
O fato do THC diminuir a pressão intraocular também explica o porquê da cannabis ser associada ao tratamento de glaucoma, afinal, essa condição médica é ocasionada por conta do aumento da pressão intraocular que degrada o nervo óptico. Pesquisas a respeito desse tema, no entanto, ainda estão em andamento.
Pode-se afirmar, portanto, que a vermelhidão nos olhos não tem relação com a fumaça causada pelo fumo da cannabis, exceto que você tenha alguma alergia a outros tipos de fumaça, como a do cigarro. Todos os produtos à base da planta que contêm altos níveis de THC, como os comestíveis, também provocarão esses sinais físicos. Isso não significa serem sintomas agradáveis – muitos não gostam de aparentar “chapados”, pois não querem que o uso de cannabis fique evidente para as outras pessoas. Veja algumas dicas de como diminuir os olhos vermelhos abaixo, as quais, inclusive, também servem para outras causas dessa manifestação física que não a maconha (consumir bebidas alcoólicas em excesso, se expor demais ao sol e dormir mal são algumas delas).
Dicas para melhorar os olhos vermelhos
- Escolha consumir cepas com menos THC
No Brasil, isso é um desafio, já que a regulamentação não permite o uso adulto, mas, em outros países onde há legalização, há opções com maior quantidade de outros fitocanabinoides, como CBD e CBN.
- Use colírio
O colírio ajuda a diminuir a vermelhidão nos olhos, principalmente aqueles que têm indicação médica para esse fim, pois muitos conseguem contrair os vasos sanguíneos intraoculares. Importante: não utilize sem consultar um profissional de saúde. Mas quem não tiver colírio, pode usar óculos escuros, já diria Raul Seixas.
- Beba água
Consumir mais água pode ajudar a diminuir a secura dos olhos e do corpo, ajudando na redução da vermelhidão.
Caso nenhuma dessas opções seja possível, apenas espere o tempo passar. Os olhos vermelhos causados pela maconha não têm repercussões negativas na saúde e, assim que o efeito do THC cessar, eles voltarão ao seu aspecto normal.
Sério, nunca tinha lido um texo tão explicativo e exemplificativo lembrando que estou no efeito dela( cannabis) mais porém não influencia a minha gratificação ao ler essa pesquisa que o Google entregou através do escritor de fato . Enfim fica o meu muito obrigado pelo conhecimento amplo do tema do seu seguimento.
Que delícia ler seu comentário, Claudia! Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo é útil para você. Acompanhe nosso blog e Instagram, todo dia tem post novo!
Big bala