Por que os olhos ficam vermelhos depois do uso de cannabis?

Escrito por

Escrito por

Lara Santos

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em

Muitos usuários de maconha experienciam a vermelhidão nos olhos, mas poucos entendem o porquê disso acontecer e acabam por associar à riscos de saúde que não existem; entenda

Ao usar maconha com concentração de THC, a maioria das pessoas experiência olhos vermelhos, além da famosa larica. Para os usuários regulares, isso não é uma novidade, mas para aqueles que estão fumando pela primeira vez, pode gerar preocupação. No entanto, esses sintomas não causam nenhum risco prejudicial à saúde, pois são naturais ao uso da cannabis. A questão é:

Por que os olhos ficam vermelhos?

olhos vermelhos chapado

A presença de THC na planta a ser consumida abaixa a pressão arterial, o que acaba por dilatar vasos sanguíneos e capilares, inclusive oculares. Assim, o fluxo sanguíneo nos olhos aumenta e, ao mesmo tempo, há uma redução na pressão, o que causa a vermelhidão. Esse sintoma aparece de acordo com a quantidade de THC consumida, ou seja, uma cepa com mais THC pode causar mais vermelhidão e vice-versa – é por isso que, às vezes, os usuários podem sentir os olhos menos vermelhos do que em outros dias. 

O fato do THC diminuir a pressão intraocular também explica o porquê da cannabis ser associada ao tratamento de glaucoma, afinal, essa condição médica é ocasionada por conta do aumento da pressão intraocular que degrada o nervo óptico. Pesquisas a respeito desse tema, no entanto, ainda estão em andamento. 

Pode-se afirmar, portanto, que a vermelhidão nos olhos não tem relação com a fumaça causada pelo fumo da cannabis, a não ser que você tenha alguma alergia a outros tipos de fumaça, como a do cigarro. Todos os produtos à base da planta que contêm altos níveis de THC, como os comestíveis, também provocarão esses sinais físicos. Isso não significa que são sintomas agradáveis – muitos não gostam de aparentar “chapados”, pois não querem que o uso de cannabis fique evidente para as outras pessoas. Veja algumas dicas de como diminuir os olhos vermelhos abaixo, as quais, inclusive, também servem para outras causas dessa manifestação física que não a maconha (consumir bebidas alcóolicas em excesso, se expor demais ao sol e dormir mal são algumas delas). 

Dicas para melhorar os olhos vermelhos

  • Escolha consumir cepas com menos THC

No Brasil, isso é um desafio, já que a regulamentação não permite o uso adulto, mas, em outros países onde há legalização, há opções com maior quantidade de outros fitocanabinoides, como CBD e CBN

  • Use colírio

O colírio ajuda a diminuir a vermelhidão nos olhos, principalmente aqueles que têm indicação médica para esse fim, pois muitos são capazes de contrair os vasos sanguíneos intraoculares. Importante: não utilize sem consultar um profissional de saúde. Mas quem não tiver colírio, pode usar óculos escuros, já diria Raul Seixas.

  • Beba água 

Consumir mais água pode ajudar a diminuir a secura dos olhos e do corpo, o que ajuda na redução da vermelhidão. 

Caso nenhuma dessas opções seja possível, apenas espere o tempo passar. Os olhos vermelhos causados pela maconha não têm repercussões negativas na saúde e, assim que o efeito do THC cessar, eles voltarão ao seu aspecto normal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

copa do mundo e cannabis
Lara Santos

Copa do Mundo e cannabis  

Em 2022, o evento acontece em um país com regras rígidas sobre o uso de cannabis. Entenda como as seleções favoritas se posicionam a respeito da planta e como os atletas poderiam se beneficiar se o uso de CBD fosse permitido

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!