Cuidado com os olhos: Hábitos diários para mantê-los saudáveis 

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

Descubra como você pode implementar na sua rotina diária hábitos para manter o cuidado com os olhos. Essa região é sensível e requer um acompanhamento especial de oftalmologistas e algumas precauções para prevenir doenças futuras.

Para ter uma visão saudável é preciso pensar sobre o cuidado com os olhos. Cotidianamente, não paramos tanto para verificar se a nossa saúde ocular está em dia, mas é fundamental termos essa consciência, visto que é um órgão sensível e está exposto ao contato natural, físico ou mesmo de produtos que utilizamos na face. 

 Se você tem interesse em saber mais como a saúde dos olhos é importante e ver dicas práticas que vão deixar a sua visão mais saudável e prevenir doenças como cegueira, catarata ou glaucoma, com compostos como o CBD, fique com a gente até o final! 

O que significa saúde ocular? 

Antes de mais nada, precisamos entender o que, de fato, significa saúde ocular. Esse conceito é abrangente e engloba a condição física e funcional de todas as estruturas relacionadas à visão. Isso inclui não apenas os olhos em si, mas as pálpebras, a córnea, a retina, o cristalino e o nervo óptico.  

Saúde ocular

É crucial realizar a manutenção ocular, visto que queremos viver uma vida longa e sem perdas de visão. Esse conceito se estende além da simples capacidade de enxergar claramente, abrangendo aspectos como o conforto visual, coordenação binocular e sensibilidade ao contraste, aspectos estes que influenciam na qualidade geral da visão. 

Existem diversos hábitos que você pode implementar no seu dia a dia para que a sua visão continue atingindo seus objetivos, que, como você já deve imaginar, é fazer você enxergar. Mas, não é apenas o simples fato de ver, a nossa visão nos auxilia em momentos de perigo, por exemplo, se um carro estiver vindo em alta direção, mas silenciosamente, você conseguirá se proteger. Para fazer escolhas importantes na nossa vida, como escolher um vestido de casamento ou mesmo um futuro lar, precisamos da visão para analisar cada detalhe. 

Por esses e tantos outros motivos, os olhos devem ser tratados com prioridade quando falamos em fazer um check-up da nossa saúde. E vamos explicar agora porque é tão importante essa prevenção. 

Por que é importante cuidar da saúde dos olhos? 

Como já falamos ao longo do texto, nossos olhos nos proporcionam experiências maravilhosas. Quando estamos ansiosos, podemos olhar para a natureza e buscar um pouco de tranquilidade, ou mesmo quando estamos passando por uma doença mais grave como o câncer, o fato de vermos coisas belas e alegres podem mudar o nosso estado mental. 

Elencamos aqui alguns pontos para você ter uma visão mais ampla do quanto o cuidado com os olhos faz a diferença: 

  • Ter uma visão clara e confortável: Com uma visão saudável, podemos enxergar claramente e com conforto, isso facilita diversas atividades como ler, dirigir, trabalhar, entre outras funções. 
Cuidado com os olhos
  • Prevenção de doenças oculares: Doenças como catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética podem ter impacto significativo na qualidade de vida. 
  • Bem-estar emocional: Problemas de visão podem causar muitos desequilíbrios psicológicos como depressão, ansiedade, estresse e isolamento social, pois afeta a forma como interagimos no mundo. 
  • Longevidade e independência: Quando somos jovens não damos tanta atenção ao quesito longevidade, mas a verdade natural é que todos estamos envelhecendo – e não rejuvenescendo – por isso, pensar na saúde dos olhos irá contribuir para uma velhice mais tranquila e independente. 

Existem outros benefícios que mostram o quanto é importante mantermos a saúde da nossa visão. E para isso, vamos falar agora sobre quais cuidados você deve ter ao pensar em saúde dos olhos. 

Como realizar o cuidado com os olhos? 

A saúde ocular envolve uma combinação de medidas preventivas e hábitos saudáveis para manter a visão nítida e precaver o desenvolvimento de doenças oculares. Separamos algumas práticas que podem te auxiliar nesse cuidado: 

Exames oftalmológicos regulares:  

O primeiro passo para descobrir como está a saúde dos seus olhos é realizar exames com um oftalmologista. Esse procedimento é essencial para detectar precocemente problemas, mesmo que não apresente sintomas. Recomenda-se que adultos sem problemas oculares pré-existentes realizem os exames a cada dois anos. Para pessoas com condições oculares pré-existentes ou fatores de risco como hipertensão, diabetes, é indicado que se faça uma avaliação a cada um ano ou semestralmente, a depender do estado. 

Manter uma dieta saudável:  

Ter uma alimentação equilibrada ajuda não só na visão, mas em todos os órgãos e funcionamento do nosso corpo. Ingerir alimentos ricos em vitaminas e nutrientes ajuda a prevenir doenças oculares. Alimentos ricos em antioxidantes como vegetais e folhas verdes, frutas cítricas, peixes gordurosos e nozes podem ajudar a proteger os olhos conta danos causados pela oxidação. Além disso, coma alimentos diariamente ricos em vitamina A, C e E, zinco e ômega-3. 

Proteja seus olhos contra lesões: 

Existem diversas atividades que fazemos cotidianamente que podem prejudicar a saúde dos nossos olhos. Use sempre óculos de proteção adequados durante tarefas que possam representar riscos aos olhos. Além disso, use óculos de sol que ofereçam proteção contra raios ultravioleta (UV) sempre que estiver exposto à luz solar, pois essa exposição pode aumentar o risco de catarata e degeneração macular relacionada à idade. 

Tenha uma boa higiene ocular: 

Esse hábito é muito prático, mas tem gente que ainda não lembra de realizá-lo: lavar as mãos. É muito importante lavar regularmente e evitar coçar os olhos, assim, você evita infecções oculares.  

Se você usa lentes de contato, siga rigorosamente as instruções de limpeza e higiene fornecidas pelo seu oftalmologista. Outra dica é não compartilhar lentes de contato e substituí-las de acordo com o cronograma recomendado para evitar irritações. 

Manter um estilo de vida saudável: 

Evitar o tabagismo é importante, isso porque o ato de fumar aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade e catarata. Além disso, manter um peso saudável e controlar condições subjacentes como diabetes, hipertensão, que podem afetar a saúde dos olhos. 

Pausas regulares ao usar dispositivos eletrônicos: 

Com certeza você já sentiu a vista cansada após passar longas horas na frente da tela do computador ou do celular, e isso realmente prejudica a saúde dos seus olhos. Faça pausas regulares para reduzir a tensão ocular. Aplique a regra “20-20-20″, ou seja, a cada 20 minutos, desvie o olhar da tela e olhe para algo a uma distância de aproximadamente 6 metros ou 20 pés, por pelo menos, 20 segundos. 

Essas dicas são práticas e possíveis de serem implementadas na sua rotina. Não deixe de aplicá-las e você sentirá a diferença na sua vista, além de evitar tensões na face que podem causar dores de cabeça e outros desconfortos. 

Além dessas dicas, a Biblioteca Virtual em Saúde separou uma lista com 7 pontos importantes para aplicarmos quando o assunto é saúde ocular. 

Saúde dos olhos e cannabis medicinal 

Citamos diversas dicas sobre como cuidado com os olhos de forma regular e prática, mas existe um tratamento, ainda pouco falado quando o assunto é saúde dos olhos, e que pode trazer diversos benefícios tanto para a prevenção quanto para o tratamento de doenças oculares. 

O CBD possui um potencial terapêutico e psicotrópico por meio dos princípios ativos da cannabis, e existem diversas pesquisas científicas que mostram o seu potencial para tratamento de condições médicas como dores crônicas, ansiedade, Parkinson, Alzheimer, Transtorno do Espectro Autista, câncer, psoríase, entre outras patologias.  

Saúde ocular e cannabis

Em relação ao tratamento para cuidado com os olhos, a primeira pesquisa científica associando o uso da cannabis e o tratamento do glaucoma data de 1971. O THC é um dos fitocanabinoides predominantes da planta, e tem a capacidade de diminuir em até 30% a pressão intraocular, principal causa do glaucoma. 

Pesquisadores acreditam que outras doenças oculares possam ser tratadas por meio da cannabis, mas para isso, ainda é necessário que mais estudos sejam realizados para se ter uma grande base e dados validados de estudos randomizados. 

Se você deseja realizar tratamentos usando a cannabis como complemento, não deixe de acessar o nosso portal Kaya Mind Saúde para ter contato com os melhores profissionais prescritores. 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x