A cultura indígena é muito vasta e repleta de tradições e conhecimentos que são transmitidos entre os mais velhos para os mais novos. A medicina indígena faz parte deste processo, e os cuidados com a saúde integral e natural são muito importantes dentro das comunidades.
A relação com as ervas medicinais é comum para os indígenas, incluindo a ayahuasca, a cannabis, dentre outras plantas terapêuticas. Acompanhe com a gente um pouco mais sobre a história das comunidades brasileiras, a relação com as plantas e tratamentos e também com a cannabis.
História dos indígenas no Brasil
Falar sobre indígenas no Brasil envolve diversas nuances e perpassa muitas comunidades diferentes, a depender de cada região. Vamos explorar um pouco sobre a questão histórica para entender suas práticas culturais.
A história dos indígenas no Brasil é rica e complexa, com milhares de anos de cultura e tradição antes da chegada dos colonizadores europeus no século 16. Os povos indígenas são diversos, com mais de 300 etnias e línguas diferentes.
Essa cultura é marcada por uma profunda conexão com a natureza, práticas espirituais, e um forte senso de comunidade. Muitas comunidades possuem mitos de origem, danças, músicas e artesanato característicos. A produção de artefatos como cestarias, cerâmicas e pinturas corporais é comum. Existem diversas comunidades espalhadas nos recantos do Brasil, mas vamos trazer alguns exemplos:
- Guarani: Presentes em várias regiões, especialmente no sul e centro-oeste. Vivem em terras demarcadas e lutam pela preservação de seus costumes e território.
- Yanomami: Localizados na Amazônia, são conhecidos por suas práticas de subsistência, como a caça e a agricultura de subsistência, além de suas crenças espirituais ligadas à floresta.
- Ticuna: Uma das maiores etnias do Brasil, habitam a região do Alto Solimões, no Amazonas, com uma cultura rica em rituais e festividades.
Infelizmente, os indígenas enfrentam desafios significativos, como a invasão de suas terras, desmatamento e a luta por direitos. O reconhecimento e a valorização de suas culturas são fundamentais para a preservação de sua identidade.
Relação das comunidades indígenas e das plantas medicinais
A matéria do jornal El País alerta que até 91% da sabedora das comunidades indígenas sobre plantas medicinais com potencial farmacológico poderão desaparecer com a morte de suas línguas. Isso porque não há registros de suas vozes e do seu conhecimento acerca de diversas sabedorias, incluindo as relacionadas à saúde.
Segundo a Unesco, mais de 30% dos 7.400 idiomas do mundo deixarão de ser falados até o final deste século, desaparecendo todo o conhecimento que não foi registrado e que é passado de geração em geração.
O estudo da Revista PNAS identificou em três regiões diferentes 12.495 usos medicinais das plantas, onde 75% são conhecidos apenas por uma língua. Embora poucas plantas tenham passado por estudos científicos, seus benefícios são testados em diversas comunidades indígenas e por outras pessoas que desejam buscar a cura usando outras alternativas naturais.
O cuidado com a saúde dos indígenas não ocorre simplesmente pela transferência de conhecimentos e tecnologias da biomedicina, mas pelas medicinas tradicionais que são amplamente utilizadas em processos de cura. Por isso, é necessário a troca de saberes e o registro dessas informações.
Tipos de medicina indígena
As medicinas indígenas no Brasil são ricas em tradições e práticas que combinam conhecimento ancestral sobre plantas e rituais espirituais. Cada etnia tem seus próprios métodos e remédios, mas algumas características são comuns.
Os indígenas utilizam uma vasta gama de plantas para tratar diversas doenças e condições. Algumas das mais conhecidas incluem:
- Jurema: Utilizada em rituais e para tratar problemas emocionais.
- Guaraná: Usado como energizante e para combater a fadiga.
- Erva-mate: Empregada em infusões para diversos fins, como digestão e energização.
- Copaíba: Óleo extraído da árvore, usado para inflamações e como antisséptico.
Além das plantas, muitos tratamentos envolvem rituais que podem incluir:
- Cantos e Danças: Práticas que visam restaurar o equilíbrio espiritual.
- Ayahuasca: Uma bebida psicoativa usada em rituais, especialmente entre os povos amazônicos, para autoconhecimento e cura espiritual.
- Xamanismo: Os xamãs (ou pajés) atuam como intermediários entre os mundos físico e espiritual, usando rituais para curar doenças.
- Massagens e terapias manuais: Técnicas que ajudam a aliviar dores e promover bem-estar.
O respeito e a valorização dessas práticas são fundamentais, especialmente em um contexto de crescente interesse por terapias alternativas e pela conservação da cultura e medicina indígena.
Cannabis e medicina indígena
A cannabis é uma planta milenar com diversos compostos ativos, como os fitocanabinoides, terpenos e canaflavinas, que realizam o processo de modular e equilibrar o nosso sistema interno.
Diversas comunidades indígenas fazem uso da planta em seus tratamentos e rituais espirituais. No Maranhão, segundo a matéria do Jornal Metrópoles, os Guajajara fizeram uma “farmácia de remédios naturais” para muitas doenças, incluindo a Covid-19. Expostos acima do balcão, os ingredientes variam de acordo com cada patologia apresentada, e a cannabis se faz presente junto ao jenipapo contra a Covid-19.
O estudo Plantas Medicinais na Cultura Indígena explora a fitoterapia como uma alternativa mais barata e acessível de tratamento, não manifestando riscos à saúde por grande parte da sociedade.
Algumas comunidades utilizam a cannabis em contextos espirituais ou cerimoniais, buscando estados alterados de consciência para conexão com o sagrado ou para experiências de cura. A cannabis pode ser usada para tratar dores, insônia e problemas relacionados ao estresse, embora essa prática não seja universal entre todos os grupos indígenas.
O interesse crescente na cannabis medicinal tem levado a um reconhecimento maior das práticas tradicionais indígenas, abrindo portas para estudos que possam validar e expandir esses conhecimentos.
Se você tem interesse em realizar tratamentos à base de cannabis, temos a plataforma ideal para você. O Kaya Doc pode te auxiliar em todo o processo para encontrar os melhores médicos prescritores, para que você faça um tratamento seguro e eficaz.