Tipos de massagem e seus benefícios para a saúde 

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

A massagem proporciona inúmeros benefícios que vão além do relaxamento físico do corpo. Se você tem curiosidade em saber mais sobre essa técnica milenar que alivia os músculos e acalma a mente, leia o nosso artigo completo!

Existem diversas metodologias aplicadas quando o assunto é massagem e, não por acaso, essas abordagens, quando aplicadas de formas isoladas em diferentes pontos do corpo, trazem resultados variados. Atualmente, o acesso a essa prática ficou muito mais disseminado, seja por conta da rotina estressante que vivemos ou porque as pessoas estão se mostrando mais abertas a práticas holísticas de saúde, fato é que o número de clientes e profissionais teve um aumento considerável.

Após o período da pandemia da Covid-19, o número de profissionais na área cresceu de forma acentuada em consequência da procura por especialistas qualificados. Estima-se, segundo a Associação Brasileira de Massoterapia (ABRAMAS) que em 2023 o mercado movimentou cerca de 1,5 bilhão.  

Então, se você ainda tem dúvidas se as massagens realmente fazem efeito no corpo, a resposta é SIM! Por isso, vamos explicar quais são os principais tipos de massagem, os benefícios, quanto custa em média e muito mais!

Como surgiu a massagem? 

A história da massagem remonta a milhares de anos atrás, com evidências de práticas encontradas em civilizações antigas em todo o mundo. Uma das mais antigas de que se tem registro é a massagem que vem do antigo Egito, onde os egípcios usavam diversas técnicas como parte de seus rituais de cura e cuidados com o corpo. Nos hieróglifos e papiros é possível ver massagistas trabalhando em músculos e articulações, indicando a compreensão precoce dos benefícios terapêuticos da massagem. 

Tipos de massagem

Encontramos registros sobre a prática de massagem em outras partes do mundo, como na Índia, na Grécia Antiga e na China, onde a técnica era aplicada com outros tratamentos como a acupuntura e as ervas medicinais. O objetivo da massagem era – e continua sendo – trazer alívio para os músculos tensionados e promover a diminuição de sintomas como ansiedade e estresse. 

Durante a Idade Média na Europa, as práticas foram influenciadas pela medicina árabe e persa, com manuscritos descrevendo os métodos para promover bem-estar geral. No entanto, com a ascensão da Igreja Católica na Europa medieval, levou à supressão das práticas de massagem, sendo associadas a atividades pagãs e imorais. 

No século XIX, o ressurgimento da medicina ocidental e a crescente compreensão da anatomia humana, levaram ao renascimento da massagem na Europa e na América do Norte. Desde então, a técnica evoluiu e se diversificou, e hoje é amplamente reconhecida como uma forma eficaz de aliviar o estresse, reduzir a dor, melhorar a articulação e promover o bem-estar físico e emocional. 

Quais são os tipos de massagem? 

É possível encontrar muitos tipos de massagens e a aplicação vai depender de fatores como a cultura daquela região, os objetivos da pessoa que irá receber a prática, o orçamento, entre outras variáveis. Vamos abordar as massagens relaxantes mais procuradas: 

  • Massagem sueca ou relaxante: É focada no relaxamento muscular, utiliza movimentos como deslizamento, amassamento e fricção para aliviar as partes tensas e melhorar a circulação sanguínea. 
  • Massagem Ayurvédica: Originária da Índia, tem o objetivo de estimular a circulação e a musculatura, liberando as toxinas presas nos tecidos. Além disso, busca abrir os canais energéticos bloqueados para que a dor se dissipe. 
  • Massagem terapêutica: Concentra-se em tratar condições específicas como dores musculares, lesões esportivas ou problemas de postura e utiliza técnicas variadas, dependendo da necessidade de cada pessoa. 
Tipos de massagens
  • Massagem tailandesa: Envolve alongamentos, pressões e manipulações articulares para promover o equilíbrio energético e aumentar a flexibilidade. 
  • Massagem esportiva: Focada em atletas, visando melhorar o desempenho, prevenir lesões e acelerar a recuperação muscular. Utiliza técnicas de alongamento, compressão e liberação miofascial. 
  • Massagem com óleos essenciais: Combina técnicas de massagem com aromaterapia, usando óleos essenciais para promover relaxamento e bem-estar. 
  • Massagem com pedras quentes: Utiliza pedras aquecidas, colocadas sobre o corpo para relaxar os músculos. 
  • Massagem pré-natal: Foca na redução de dores, estresse e tensão muscular durante a gravidez. 
  • Shiatsu: Originária do Japão, utiliza a pressão dos dedos em pontos específicos do corpo para aliviar o estresse, promover a circulação e restaurar o equilíbrio energético. 
  • Reflexologia: Foca nos pontos dos pés, mãos e orelhas. Acredita-se que cada ponto esteja relacionado a órgãos e sistemas do corpo, proporcionando alívio e equilíbrio. 

Além desses tipos de massagens, existem muitas outras sendo aplicadas para diferentes objetivos. Todas essas técnicas buscam promover o bem-estar do nosso corpo e da nossa mente e podem ser usadas com outras técnicas ou mesmo produtos para ampliar o estado de relaxamento do corpo. 

Quais os benefícios da massagem para a saúde? 

Ao longo do texto já deu para perceber que existem muitos pontos positivos para quem deseja receber uma massagem, seja qual o tipo escolhido. Mas, os benefícios vão muito além do relaxamento muscular. 

  • Melhora no estado de ânimo e redução da ansiedade: A massagem libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, o que colabora na redução do quadro de ansiedade, depressão e humor
  • Alívio de dores de cabeça e enxaqueca: Diversas técnicas como a massagem craniana ajudam a aliviar a tensão na cabeça, pescoço e ombros, reduzindo a frequência e gravidade das dores. 
  • Fortalecimento do sistema imunológico: Pesquisas sugerem que a massagem aplicada de forma regular pode aumentar a atividade das células do sistema nervoso imunológico, tornando o corpo capaz de combater doenças e infecções
  • Melhora na qualidade do sono: O relaxamento profundo e a consequente redução da ansiedade, podem proporcionar um sono de maior qualidade
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude de movimento: Com os músculos menos tensos, ocorre a melhora na flexibilidade das articulações. 
  • Melhora na circulação sanguínea: A pressão suave melhora o fluxo sanguíneo, que pode beneficiar a saúde cardiovascular e promover a cicatrização de tecidos. 
  • Alívio nas dores musculares: A massagem promove a redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, fazendo com que o corpo relaxe.

Se você tem algum desses sintomas, não deixe de procurar uma massagista para melhorar a sua saúde física e mental e promover um relaxamento no seu corpo. Falando nisso, vamos explicar quem são os profissionais que realizam tais técnicas. 

Benefícios da massagem para o corpo e mente

Quais profissionais realizam a aplicação? 

Existem diversos profissionais no mercado que estão aptos a aplicar massagem, porém, é crucial verificar as credenciais e a formação antes de realizar as sessões de massagem, seja cursos especializados, graduações ou especializações de curta duração. 

Os massoterapeutas ou terapeutas de massagem, fisioterapeutas, quiropráticos, osteopatas, enfermeiros, esteticistas e terapeutas ocupacionais são especialistas credenciados e habilitados para realizar a técnica nos pacientes. 

Quanto custa massagem? 

Em geral, as massagens relaxantes são mais acessíveis e custam, em média, R$ 60 a R$ 100 reais, mas existem inúmeros fatores que podem fazer com que o preço aumente ou diminua, veja abaixo: 

Relação da massagem com a cannabis 

A relação entre a cannabis e a massagem está se tornando cada vez mais explorada e discutida por pesquisadores, isso porque a cannabis medicinal tem ganhado espaço relevante entre as pesquisas científicas por conta dos seus inúmeros benefícios para a saúde. 

Massagem e cannabis

Quando aliada à massagem, as duas potencializam seus efeitos terapêuticos no corpo, trazendo mais relaxamento, diminuição da ansiedade, depressão, dores musculares e aumento da saúde geral.  

A cannabis pode ser aplicada nas sessões de massagem em diversos formatos como cremes e óleos de cannabis, produtos compostos com o CBD e THC, que contém propriedades relaxantes, anti-inflamatórias e analgésicas. 

Lembre-se que os produtos à base de cannabis devem ser adquiridos de forma legal e de acordo com a regulamentação vigente. É necessário consultar especialistas credenciados para obter a receita médica e a Kaya Mind Saúde pode te auxiliar nesse processo. 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x