Muitas vezes chamada de “colô” no Brasil, a Colombian Gold nada mais é do que uma strain (cepa, em português) oriunda das montanhas de Santa Marta, no norte da Colômbia, onde é cultivada desde os anos 60. Predominantemente sativa, ela, que é dos anos 60, hoje é difícil de ser encontrada em sua composição original e gerou uma famosa strain híbrida atual, a Skunk #1.
Características da Colombian Gold
A Colombian Gold tem por volta de 20% de THC e 1% de CBG, um fitocanabinoide que está em alta e tem propriedades terapêuticas similares à do THC, mas sem causar efeitos psicotrópicos. Seu aroma e sabor lembram limão, lima e ervas, já que o limoneno e o mirceno são os terpenos principais nessa cepa.

Quais os efeitos do Colombian Gold?

Assim como a Purple Haze, um dos seus principais efeitos é a energia, causada pelo THC. A criatividade e o foco também são outras consequências positivas desse consumo, podendo auxiliar a ter pensamentos mais fluidos e momentos de trabalho mais produtivos. Ao mesmo tempo, os sintomas negativos são os que normalmente aparecem entre usuários que fazem um uso exagerado da cannabis: paranoia, olhos secos e boca seca. A ansiedade, no entanto, costuma não acompanhar os efeitos dessa cepa, mas é claro que isso depende de uma série de fatores. Medicinalmente, há relatos de que ela auxilia em casos de depressão, ansiedade e estresse, além de tratar dores e tensões musculares.

No entanto, como não há regulamentação da cannabis no Brasil, não necessariamente você terá essas sensações, pois não é possível saber se é de fato a cepa original da Colombian Gold ou como é feito o seu cultivo. Ela pode até vir da Colômbia, mas seu processo de secagem, cura e armazenamento pode ser inadequado e insalubre, piorando a qualidade da flor e seus efeitos.

Características do cultivo da Colombian Gold
Por ser uma genética antiga, é difícil encontrar uma semente da Colombian Gold, explicando o fato do cultivo ser moderado, apesar de haver relatos de que ela não é uma strain complicada de se plantar, até porque é resistente, robusta com um rendimento alto.
Ela prefere climas tropicais, com temperaturas por volta de 25ºC, o que explica ter origem na Colômbia, e se dá bem tanto em cultivos indoor ou outdoor. Além disso, precisa de uma fertilização padrão para atingir seus níveis de floração, que acontece entre 9 a 12 semanas.

Por que a “colô” é tão popular no Brasil?
Sem a regulamentação de cultivo e de uso adulto da maconha no Brasil, muitas pessoas recorrem ao mercado clandestino para ter acesso à planta e sentir seus efeitos psicotrópicos e medicinais. Pelo fato da acessibilidade à maconha ser dificultada e não haver tanta variedade de cepas, essa indústria paralela conta com alguns produtos já conhecidos entre os seus consumidores, como o prensado ou a famosa “colômbia”, “colombian gold”, “colombinha” ou “colô”.
A popularidade da “colô” se deu no Brasil, principalmente no sudeste do país, por ser de melhor qualidade que o prensado e ainda ser acessível, tanto em relação ao preço quanto à facilidade de encontrá-la. Ela costuma ser até a primeira flor experimentada pelos brasileiros. Vale relembrar que é difícil dizer se a Colombian Gold que se consome hoje é a mesma que a original, dos anos 60, pois, de tantos cruzamentos entre cepas, sua composição foi alterada.
Para não ser enganado quando quiser consumir a Colombian Gold, fique atento às seguintes características: ela conta com flores duras, mais secas e de coloração verde clara, perto do dourado. O valor dessa cepa, no Brasil, varia entre R$ 20 e R$ 30 a cada um grama.
Colômbia e a regulamentação da cannabis
O país colombiano é um importante player do mercado da maconha no mundo. Ao legalizar a produção e venda de produtos à base de cannabis para fins medicinais em 2016, se tornou um importante exportador, o que atraiu olhares de investidores e empresas do setor. A fabricação de cânhamo também foi regulamentada em 2017, mas o uso adulto da cannabis ainda não tem previsão para legalização, apesar de o porte ser descriminalizado até 20g.

Onde comprar
Oi Marcos, esse tipo de informação nós não temos devido a ilegalidade da venda de cannabis para fins não medicinais no Brasil
Biqueira compro direto as vezes bate a bad treep
Infelizmente o mercado ilícito traz esse tipo de problemática 🙁 Seria muito melhor se você soubesse o que está comprando né?
Nunca nem vi Colômbia em flor. As que chegam é com a cor puxada para o dourado e emborrachado.
verdadeee! problemas do mercado ilícito que não conseguimos saber o que estamos consumindo né 🙁
Oi Marcos, infelizmente não conseguimos te ajudar com essa informação.
Para fins acadêmicos, se supostamente eu quisesse cultivar Colombian Gold, qual procedimento eu deveria utilizar?
Oi Luiz, para fins acadêmicos ou não o procedimento não importa! Pode ser indoor ou outdoor