Leite de cânhamo: o que é, benefícios e receita

Tempo de leitura: 3 min

Publicado em

Alternativa ao leite animal, o leite de cânhamo entra no catálogo de leites vegetais que tem propriedades nutritivas e ainda contribuem para um planeta mais sustentável; entenda

A demanda por leites vegetais tem crescido cada vez mais, tanto porque as pessoas vêm descobrindo alergias ou intolerâncias à lactose, quanto pelo aumento do vegetarianismo e veganismo, em que não se consome produtos derivados de animais e há uma preocupação relevante com o meio ambiente. Assim, surgem novas opções dessas bebidas, como o leite de aveia, soja, arroz, amêndoas, coco, castanha de caju, entre outros.  

Uma das alternativas menos conhecida, no entanto, é o leite de cânhamo, que, diferente da maioria, não tem nozes como base, e também oferece inúmeras propriedades nutritivas. O mercado desse produto não-lácteo, inclusive, vem crescendo nos últimos anos: de 2017 a 2021, nos Estados Unidos, a taxa de crescimento anual composto foi de 5,8% e a tendência é que isso aumente.   

O que cânhamo e para que serve? 

O cânhamo é uma variação da espécie da Cannabis sativa L. que não contém níveis significativos de THC, ou seja, não causa efeitos psicotrópicos. Essa planta costuma ser robusta, resistente e de fácil cultivo, pois pode se adaptar facilmente a diferentes tipos de solos e climas, além de ter uma série de vantagens de plantio e ambientais. 

Uma das grandes qualidades do cânhamo é de que todas as suas partes podem ser aproveitadas para diferentes fins. Dos seus caules, por exemplo, são extraídas fibras que podem ser usadas para fabricação de tecidos, cordas, cimento etc.; das flores, se extraem altos níveis de CBD para a produção de medicamentos, cosméticos, entre outros; das sementes, é possível obter óleos e o próprio leite de cânhamo. 

Além dessa característica, o cultivo dessa planta é extremamente vantajoso no quesito sustentável, já que não necessita de pesticidas, a quantidade de água a ser usada é menor do que para outras culturas, suas raízes são capazes de regenerar solos contaminados com minerais pesados e sua captação de carbono é extremamente significativa.  

usos do cânhamo

Quais os benefícios do leite de cânhamo? 

Além de ecológico, tanto pelo cultivo da planta quanto pelo fato de não contribuir para a indústria de leite animal que pode impactar severamente o planeta, o leite de cânhamo é nutritivo, delicioso e acessível (em lugares em que existe regulamentação para a planta). 

Diferente de alguns leites vegetais, que não contêm altos níveis de proteína e, portanto, não servem como substituto nutritivo de leites tradicionais, a semente de cânhamo é altamente proteica – em comparação com a ervilha, por exemplo, o cânhamo tem 31,5g de proteína, enquanto a ervilha 5,4g. A partir da semente do cânhamo, inclusive, é possível produzir a proteína do cânhamo em pó, que pode ser usada como substituta ou complemento do famoso whey protein.  

Além disso, por serem uma superfood, ou seja, alimentos que oferece muitos benefícios à saúde e não tem muitas calorias, as sementes de cânhamo contêm taxas relevantes de fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas A, C, D, e E, componentes antioxidantes e minerais como ferro, cálcio e fósforo.  

Todos esses compostos das sementes de cânhamo, portanto, tornam o leite desse ingrediente benéfico em alguns aspectos: tem baixa gordura, reduz desconfortos digestivos, aumenta o colesterol bom, diminui riscos de doenças cardiovasculares, pode prevenir diabetes e osteoporose, bem como é capaz de auxiliar no ganho de massa muscular por conta do alto nível de proteína.  

Como fazer leite de cânhamo? 

O leite de cânhamo, assim como de outros produtos não derivados de animais, são extremamente fáceis de produzir em casa. Veja abaixo a receita completa: 

Ingredientes 

  • ½ xícara de sementes de cânhamo descascadas  
  • 3 xícaras de água (quanto menos água, mais cremoso) 
  • 1 pitada de sal 
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha (opcional) 
leite de cânhamo

 Modo de preparo: 

  • Adicione as sementes de cânhamo descascadas e a água em um liquidificador. 
  • Bata em alta velocidade por 1 minuto ou até a mistura ficar homogênea. 
  • Adicione a pitada de sal e o extrato de baunilha (se for utilizado) e deixe bater por mais 1 minuto. 
  • Separe um recipiente de vidro esterilizado e cubra com um pano fino.  
  • Coe o leite através do pano fino no recipiente.  
  • Mantenha na geladeira por 5 dias ou congele por 1 mês. 
  • Sempre que for beber, misture bem. Pode ser usado em cereais, receitas com leite e até puro com um pouco de achocolatado. 

A partir desse leite, também é possível fazer queijo de cânhamo vegano, iogurte e outros derivados.  

Infelizmente, a regulamentação no Brasil ainda não contempla o cânhamo, então, não há formas legais de obter sementes de cânhamo para uso – há, no entanto, brechas legais e exceções para utilizar esse ingrediente; entenda aqui. Mas quando estiver regulamentado, você já vai saber como fazer seu leite de cânhamo em casa! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!