A demanda por leites vegetais tem crescido cada vez mais, tanto porque as pessoas vêm descobrindo alergias ou intolerâncias à lactose, quanto pelo aumento do vegetarianismo e veganismo, em que não se consome produtos derivados de animais e há uma preocupação relevante com o meio ambiente. Assim, surgem novas opções dessas bebidas, como o leite de aveia, soja, arroz, amêndoas, coco, castanha de caju, entre outros.
Uma das alternativas menos conhecida, no entanto, é o leite de cânhamo, que, diferente da maioria, não tem nozes como base, e também oferece inúmeras propriedades nutritivas. O mercado desse produto não-lácteo, inclusive, vem crescendo nos últimos anos: de 2017 a 2021, nos Estados Unidos, a taxa de crescimento anual composto foi de 5,8% e a tendência é que isso aumente.
O que cânhamo e para que serve?
O cânhamo é uma variação da espécie da Cannabis sativa L. que não contém níveis significativos de THC, ou seja, não causa efeitos psicotrópicos. Essa planta costuma ser robusta, resistente e de fácil cultivo, pois pode se adaptar facilmente a diferentes tipos de solos e climas, além de ter uma série de vantagens de plantio e ambientais.
Uma das grandes qualidades do cânhamo é de que todas as suas partes podem ser aproveitadas para diferentes fins. Dos seus caules, por exemplo, são extraídas fibras que podem ser usadas para fabricação de tecidos, cordas, cimento etc.; das flores, se extraem altos níveis de CBD para a produção de medicamentos, cosméticos, entre outros; das sementes, é possível obter óleos e o próprio leite de cânhamo.
Além dessa característica, o cultivo dessa planta é extremamente vantajoso no quesito sustentável, já que não necessita de pesticidas, a quantidade de água a ser usada é menor do que para outras culturas, suas raízes são capazes de regenerar solos contaminados com minerais pesados e sua captação de carbono é extremamente significativa.
Quais os benefícios do leite de cânhamo?
Além de ecológico, tanto pelo cultivo da planta quanto pelo fato de não contribuir para a indústria de leite animal que pode impactar severamente o planeta, o leite de cânhamo é nutritivo, delicioso e acessível (em lugares em que existe regulamentação para a planta).
Diferente de alguns leites vegetais, que não contêm altos níveis de proteína e, portanto, não servem como substituto nutritivo de leites tradicionais, a semente de cânhamo é altamente proteica – em comparação com a ervilha, por exemplo, o cânhamo tem 31,5g de proteína, enquanto a ervilha 5,4g. A partir da semente do cânhamo, inclusive, é possível produzir a proteína do cânhamo em pó, que pode ser usada como substituta ou complemento do famoso whey protein.
Além disso, por serem uma superfood, ou seja, alimentos que oferece muitos benefícios à saúde e não tem muitas calorias, as sementes de cânhamo contêm taxas relevantes de fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas A, C, D, e E, componentes antioxidantes e minerais como ferro, cálcio e fósforo.
Todos esses compostos das sementes de cânhamo, portanto, tornam o leite desse ingrediente benéfico em alguns aspectos: tem baixa gordura, reduz desconfortos digestivos, aumenta o colesterol bom, diminui riscos de doenças cardiovasculares, pode prevenir diabetes e osteoporose, bem como é capaz de auxiliar no ganho de massa muscular por conta do alto nível de proteína.
Como fazer leite de cânhamo?
O leite de cânhamo, assim como de outros produtos não derivados de animais, são extremamente fáceis de produzir em casa. Veja abaixo a receita completa:
Ingredientes
- ½ xícara de sementes de cânhamo descascadas
- 3 xícaras de água (quanto menos água, mais cremoso)
- 1 pitada de sal
- ½ colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
Modo de preparo:
- Adicione as sementes de cânhamo descascadas e a água em um liquidificador.
- Bata em alta velocidade por 1 minuto ou até a mistura ficar homogênea.
- Adicione a pitada de sal e o extrato de baunilha (se for utilizado) e deixe bater por mais 1 minuto.
- Separe um recipiente de vidro esterilizado e cubra com um pano fino.
- Coe o leite através do pano fino no recipiente.
- Mantenha na geladeira por 5 dias ou congele por 1 mês.
- Sempre que for beber, misture bem. Pode ser usado em cereais, receitas com leite e até puro com um pouco de achocolatado.
A partir desse leite, também é possível fazer queijo de cânhamo vegano, iogurte e outros derivados.
Infelizmente, a regulamentação no Brasil ainda não contempla o cânhamo, então, não há formas legais de obter sementes de cânhamo para uso – há, no entanto, brechas legais e exceções para utilizar esse ingrediente; entenda aqui. Mas quando estiver regulamentado, você já vai saber como fazer seu leite de cânhamo em casa!