Fibras do cânhamo e suas utilidades

Do cânhamo, pode-se extrair a fibra do cânhamo, que tem utilidades relevantes para uma variedade de indústrias e pode transformar a economia e agricultura de muitos países

O cânhamo, subespécie da Cannabis sativa L., tem sua estrutura formada por insumos que podem ser aproveitados industrialmente, sendo um deles a fibra. As fibras do cânhamo têm inúmeras utilidades, como a produção de tecidos, cordas, papel, materiais de construção e outros, o que pode afetar positivamente setores das mais diversas áreas. 

As fibras de cânhamo são insumos utilizados pela humanidade há milênios. Há registros de seu uso que datam de, pelo menos, 9.000 a.C., e, desde então, se tornou um material presente em muitos momentos históricos – na chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, por exemplo, a planta constituía as cordas e caravelas dos navios. Hoje, o cânhamo é menos explorado por conta do proibicionismo que envolve a Cannabis sativa L., mas esse estigma vem sendo dissolvido a partir de estudos científicos e novas regulamentações que reconhecem as vantagens de suas subespécies. 

 

O que são as fibras de cânhamo?

fibra do cânhamoAs fibras de cânhamo são extraídas dos caules da planta, que tem uma estrutura rígida, alta e resistente. O caule é constituído por 15 a 20% de fibra, 40 a 45% de fibra interna limpa, 20 a 25% de fibra intermediária, e 15 a 20% da poeira e fibra fina. Cada um desses insumos tem uma finalidade específica e elas são separadas a partir de um processo que se chama decorticação, etapa do processo de beneficiamento. 

Para extrair as fibras, o cânhamo pode ser cultivado em ambientes outdoor e deve alcançar uma altura de 3 a 5 metros. Ainda, deve ter um plantio denso para evitar a produção de ramos e flores, sendo este de, aproximadamente, 375 a 540 plantas por m². O ciclo de cultivo do cânhamo para a extração de fibras gira em torno de 70 a 120 dias e passa por um processo de beneficiamento específico após a colheita, que é feita por meio de um maquinário semelhante ao do feno. 

 

Quais são as utilidades das fibras do cânhamo?

Como dito anteriormente, cada tipo de fibra extraída do caule tem uma funcionalidade. As fibras internas podem ser usadas para produzir painéis, adubo, argamassa, enchimento de papel, roupa de cama, absorvente, matérias-primas químicas (plásticos, tinta, selante); as fibras primárias podem gerar tecidos, materiais de isolamento, tapeçaria e painéis; as fibras intermediárias são usadas como base para cordas, polpas, aditivos de reciclagem; e as estopas para ensacamento de cordas e painéis. 

utilidades fibras do cânhamo

Os tecidos, por exemplo, são os insumos mais conhecidos feitos a partir da fibra do cânhamo. Pelo fato do cultivo da planta ter menos impacto ambiental do que a de algodão, essa  matéria-prima se torna mais sustentável e, além disso, também tem benefícios em relação à sua maciez, resistência e o fato de ser anti alergênica. No Brasil, na época da Coroa Portuguesa, o cânhamo chegou a ser cultivado com o objetivo de desenvolver a indústria têxtil do país. Hoje, o plantio da planta é proibido, mas a importação de tecidos, apesar de estar em um limbo legislativo, é possível e já foi colocada em prática por diversas empresas de moda brasileiras

Outra forma de uso das fibras de cânhamo é o hempcrete – em portugês, concreto de cânhamo –, que pode ser integrado à construções civis, mas não servir como um material estrutural. O hempcrete é sustentável, fácil de fabricar, econômico, resistente a fungos e pragas, impermeável, à prova de fogo, seguro em caso de terremotos, com regulamentação térmica e controle de umidade. 

Esses usos vem se popularizando cada vez mais devido às novas regulamentações em países que já investem no mercado do cânhamo, como Estados Unidos, Paraguai, Canadá, França, Letônia, Alemanha e mais. Entre os benefícios ambientais, o cânhamo pode ser utilizado por uma variedade de indústrias – só a fibra do cânhamo pode movimentar por volta de 7 setores –,  o que gera um ganho econômico importante e uma mudança agrícola necessária. 

Entenda mais sobre as vantagens do cânhamo e como esse cultivo poderia impactar o Brasil e suas indústrias no relatório gratuito, “Cânhamo no Brasil”. Acesse aqui. 

Cadastre-se em nossa newsletter!

    tudo sobre cânhamo

    Cânhamo: tudo que você precisa saber

    O cânhamo é uma das grandes commodities atuais mundiais, pois tem uma série de utilidades industriais e benefícios sustentáveis, podendo contribuir significativamente para a economia e o meio ambiente

    Leia Mais!

    Contato

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.