Como bolar um beck: Veja o passo a passo para não errar!

Tempo de leitura: 7 min

Publicado em

Quer aprender a bolar um beck, mas não sabe por onde começar? Veja o passo a passo para bolar um baseado e de brinde, descubra como evitar danos à saúde.

Bolar um beck pode ser uma tarefa difícil para quem nunca teve contato, ou mesmo para aqueles que já fumam, mas não tem os itens certos para facilitar o processo. O ato de fumar é forma mais comum de consumir maconha e aprender essa arte pode ser mais fácil do que você imagina.

Fica com a gente neste conteúdo para descobrir qual é o kit ideal para começar o seu ritual, quais são os tipos de becks mais comuns e o processo para bolar um baseado perfeito. Além disso, vamos trazer algumas dicas essenciais para redução de danos que vão te ajudar a preservar a sua saúde.

Kit para bolar beck

O famoso kit maconheiro ou maconhista vai depender de cada pessoa e dos seus hábitos como fumante da cannabis. Mas, esses são os itens básicos e essenciais que qualquer kit precisa ter:

  • Erva: O primeiro passo é escolher a erva que irá fumar. Existem diversos tipos de cannabis, com características e feitos diferenciados;
  • Case: É no case que você irá guardar todos os seus itens do kit;
  • Seda: Existem inúmeras opções de seda no mercado, escolha que tenha o melhor custo-benefício. 
  • Piteiras: Item essencial, tem a função de criar uma distância entre a boca e o final do cigarro;
  • Bolador: Para facilitar o seu processo, você pode escolher entre um bolador automático ou manual;
  • Dichavador: São os responsáveis por triturar a erva, facilitando a sua queima. Por isso, escolha um dichavador de qualidade;
  • Tesoura: Existem tesouras específicas para ervas no mercado, são mais finas e ajudam a triturar a erva;
  • Bandeja: Você pode usar um prato ou outra superfície que tenha em casa, mas para deixar o kit completo, uma bandeja é sempre bem-vinda;
  • Isqueiro: Os acendedores e isqueiros são itens principais em qualquer kit básico e existem diversos tipos para você escolher.

Com seu kit completo, agora é só fazer o checklist para ver se todos os itens essenciais estão na sua case e partir para o passo a passo.

Passo a passo para bolar um baseado

Com os itens em mãos, vamos mostrar como você deve bolar o seu beck:

Passo 1: Escolha da erva

O primeiro passo é escolher qual tipo de maconha deseja fumar. Existem muitos tipos, com aromas, características e feitos diversos. Leia o nosso artigo sobre os tipos de maconha para não errar na hora de escolher.

Passo 2: Separe os itens

Tenha em mãos o papel de seda ou seda para enrolar, a tesoura ou o dichavador, o isqueiro e a bandeja para montar o beck. Certifique-se de que a maconha está bem moída para uma queima uniforme.

Passo 3: Preparação da piteira

O uso da piteira é opcional, mas como falamos antes, é mais que recomendado seu uso para evitar possíveis prejuízos à saúde.

Você irá enrolá-la em forma cilíndrica, como um lápis, para dar forma. Insira a piteira na extremidade do papel de enrolar, deixando a parte dela para fora.

O beck com piteira de papel é mais comum e acessível, mas pode ser menos suave de fumar do que outros métodos, devido à queima do papel. Já o beck com piteira de vidro utiliza uma ponta de vidro, oferecendo uma experiência mais suave, já que não queima o vidro, além de ser mais durável e higiênico.

Passo 4: Enrole o beck

Segure o papel de enrolar com a piteira entre os dedos indicador e polegar de uma mão. Coloque a maconha moída uniformemente ao longo do papel e use os dedos para moldar em formato cônico.

Com o polegar e o indicador da outra mão, comece a enrolar o papel para cima e para baixo, criando a forma do baseado. Uma vez enrolado, lamba a goma do papel e finalize o selamento.

Passo 5: Compactar e finalizar

Você pode utilizar um objeto pequeno e firme, como uma caneta sem carga de tinta, para compactar suavemente a maconha dentro do baseado. Se necessário, torça as extremidades do baseado para selar completamente.

Passo 6: Acender e curtir

Acenda a extremidade do baseado e segure entre os dedos indicador e polegar, e traga-o até a boca. Inspire suavemente para evitar queimar muito rápido. Desfrute o seu beck e lembre-se de apreciá-lo com responsabilidade.

Passo a passo para bolar um beck

Formas de bolar um beck

Agora que você já tem os itens certos e o caminho das pedras, vamos trazer as formas mais comuns de bolar um beck.

Bolar beck com piteira de papel

Beck com piteira de papel

Para você bolar com piteira de papel, o primeiro passo é usar a técnica de dobragem, aplicando o formato W ou M. Esse método ajuda a aumentar a superfície de contato da fumaça com o papel, para que a temperatura diminua.

É preciso considerar a quantidade de beck colocado na seda, e depois de fazer a piteira, coloque-a na seda com o haxixe. Depois é só apertar delicadamente, lamber a cola da seda e fechar o beck.

Bolar beck com piteira de vidro

O passo a passo é o mesmo da piteira de papel. Escolha, de preferência, uma piteira de vidro mais longa e faça o “shiatsu” o seu baseado.

Bolar beck em formato cone

Para bolar o beck no formato cone é importante colocar uma quantidade maior de ganja no lado oposto ao da piteira para que ela fique em formato de cone. Para finalizar o beck, comece pela piteira e vá subindo – isso ajuda a formar o cone.

Verifique se a sua seda não está com nenhuma dobra de papel a mais e lembre-se de deixá-la na diagonal, acompanhando o formato de cone. Além disso, veja se a largura e a quantidade de ganja estão de acordo com o tamanho que você deseja para o seu cone.

Bolar beck ao contrário ou invertido

Se você já sabe como bolar do jeito simples, com certeza vai dar conta da técnica invertida. Bolar invertido possibilita usar apenas uma volta da seda, deixando no tamanho ideal.

O diferencial nessa forma de bolar é deixar a seda virada para baixo e depois bolar normalmente. Veja se todo o fumo está alinhado para a hora da virada do beck.

Na etapa da virada, tenha cuidado para não dobrar o papel, garantindo que a cola grude do outro lado. Dessa forma, você retira o excesso de papel que sobrar. Depois disso, umedeça o papel e passe a cola em todo o comprimento, garantindo que não se soltará. Para finalizar, tire o excesso com fogo ou com as mãos.

Bolar beck no formato donut

Beck donut

Essa técnica tem um formato parecido com um donut – aquele mesmo de comer. Para fazer, é preciso espalhar bem a maconha na seda, posicionar a piteira e com as mãos ou algum instrumento, posicione ao meio da cobrinha de hash, assim evitar de ficar torno na hora de carburar.

Se a cobrinha de hash estiver muito fina, não ficará com o buraquinho. Não deixe a cobrinha tocar na piteira ou na extremidade superior do baseado. Ao enrolar, higienize as mãos ou use algum instrumento de metal ou vidro.

Bolar beck em formato cruz

Primeiro, tenha um beck para usar como base com piteira. Perfure o topo do seu beck – com um palito de dente ou outro instrumento. Após perfurar, bole um baseado pequeno e sem piteira para passar no meio do furo feito com o palito de dente.

Depois que passar um beck no outro, corte a cola de duas sedas e cole em formato de um X, entre um beck e outro – esse processo faz com que a cruz não se desmonte.

Beck em formato cruz

Bolar beck em formato tulipa

Este formato é muito comum na Europa e exige uma boa quantidade de erva. Para fazê-lo, enrole o cigarro na grossura de um lápis, sele o baseado com a parte adesiva do próprio papel artesanal.

Depois, monte um cone, colocando dois pedaços de papel para formar um quadrado ou retângulo. Una duas diagonais do quadrado – antes do início da tira e retire a proteção para colar, formando um cone e retirando o excesso de papel.

Abra o cone e coloque a maconha dentro. Feche as laterais como se estivesse fazendo um embrulho de presente, encaixe o cigarro na abertura e amarre tudo com um elástico, fita adesiva ou fio dental.

Dicas para redução de danos

A redução de danos (RD) é uma estratégia usada em diversos países, disseminada por meio de políticas públicas com objetivo de minimizar os danos relacionados a práticas que possam causar prejuízos individuais e coletivos.

No Brasil, foi extinta em 2019 a Política de Redução de Danos, e diversos recursos deixaram de ser direcionados à esta pauta. Mesmo sem a política, vamos trazer algumas formas de você reduzir os danos quando estiver fumando um beck:

  • Use acessórios como piteiras e filtros;
  • Não prenda a fumaça por muito tempo, pois pode ser prejudicial para o seu organismo;
  • Evite fumar combinando com outras substâncias;
  • Dê atenção para a qualidade da sua planta e para a sua conservação.

Essas são apenas algumas dicas para você evitar os malefícios causados pelo uso incorreto da maconha. Seja para uso recreativo ou medicinal, a cannabis pode ser uma aliada à sua saúde. Se você deseja usar a cannabis para tratamentos de saúde, lembre-se que é necessário se consultar com um especialista da área para ter a receita em mãos.

A Kaya Mind Saúde pode te ajudar nesse processo, para que você escolha o profissional mais indicado para o seu caso!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x