Sedas para bolar: tipos, marcas e tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 11 min

Publicado em

Você já se deparou com as inúmeras opções de acessórios para bolar? A variedade é extensa é há diversas categorias que diferenciam essas sedas.

Civilizações muito antigas costumavam enrolar os seus fumos em folhas de árvores, cascas de milho e tubos de cana. Os tempos mudaram e acessórios foram desenvolvidos com a função de serem enrolados para fumar. Os produtos se popularizaram com uma velocidade impressionante e ficaram conhecidos como as famosas sedas para bolar.

O que são sedas para bolar

melhor seda para bolar um beck

Os cigarros convencionais já vêm pré-enrolados, normalmente em um papel branco e não permitem que seus consumidores escolham entre as diversas opções disponíveis para bolar. O uso desse papel que enrola o cigarro também é necessário para fumar outros produtos. Então, quem fuma maconha, tabaco para enrolar, outras ervas, ou concentrados, costuma enrolar o material, e as sedas são o acessório mais utilizado para bolar o conteúdo antes de fumar.

Com certeza você já entrou em uma tabacaria e se deparou com a variedade de sedas que é possível encontrar. As inúmeras embalagens, estampas, tamanhos, designs, despertam a nossa curiosidade, mas é difícil entender as diferenças e selecionar a melhor opção.

Será por que existem tantas possibilidades?

Importadas ou nacionais, há muitas marcas que disponibilizam sedas e cada uma oferece uma diversidade de tipos. A sedas para bolar são fabricadas em uma série de tamanhos com diferentes matérias primas que proporcionam resultados variados na hora de fumar.

Elas são um elemento muito importante na experiência com a erva ou produto. Os materiais, o processamento, a matéria prima, o tamanho e espessura interferem nos efeitos e por isso, podem ser escolhidos com cuidado.

Há diversas opções no mercado, mas apenas conhecendo as possibilidades você vai ser capaz de escolher as suas favoritas. Além disso, dependendo da ocasião, você pode alterar o seu tipo de seda. Nada melhor do que conhecer tudo o que há disponível para acertar na hora de adquirir as suas!

Tipos de sedas para bolar

É muito difícil calcular o número exato de opções e a disponibilidade varia de região para região. Há sedas importadas, sedas nacionais, e as marcas inovam o tempo todo, bem como algumas que deixam de existir.

A Kaya Mind realiza um mapeamento constante desse mercado. Até o momento mais de 800 sedas para bolar já foram mapeadas e quase 100 diferentes marcas disponibilizam o produto por todo o Brasil.

qual a melhor seda

Existem muitas diferenças entre esses acessórios. Alguns são mais adequados para certas ocasiões e outros podem colaborar ativamente para que o ato de fumar seja menos prejudicial. O material utilizado na fabricação pode ser totalmente natural ou desenvolvido por meio misturas e processos químicos. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens.  Vamos explicar quais os tipos, os tamanhos e os prós e contras de cada uma!

Tradicional (Folha Branca): são chamadas de tradicionais pois são muito consumidas, antigas e populares entre o público consumidor. As sedas tradicionais normalmente são brancas pois contam com adição de cloro ou carbonato de cálcio, que ajudam a diminuir a velocidade da combustão.

Brown /Unbleached: cada vez mais populares no Brasil, as sedas Brown conhecidas também como Unbleached são diferentes das tradicionais pois não passam por nenhum processo de branqueamento e não contêm aditivos químicos. Por esse motivo, muita gente afirma que possibilitam que o sabor da erva seja bem mais puro e livre de qualquer tipo de interferência.

Slim: as sedas slim possuem como principal diferencial a espessura e gramatura do papel. São mais finas, levemente transparentes e bem levinhas. Podem ser branqueadas ou marrons e fabricadas com diversos tipos de matérias primas. Folhas mais finas produzem uma fumaça mais suave e interferem menos o sabor do fumo. Muitas pessoas gostam de ver a sua transparência e preferem esse efeito causado pelo papel mais fininho, mas essas sedas são bem mais frágeis e necessitam de cuidado da hora de bolar.

Celulose: a celulose é um material derivado da madeira das árvores. Sedas fabricadas em celulose são as preferidas de algumas pessoas, mas a última opção de outras. Elas já foram mais populares, mas acabam sendo uma alternativa usada com menos frequência aqui no Brasil. Essas sedas permitem que você veja todo o conteúdo da sua erva, pois são transparentes. Infelizmente, a celulose contém glicerina, uma substância que quando é aquecida libera algumas toxinas. Em um momento em que a redução de danos é uma preocupação, esse material acaba deixando a desejar. Apesar de não serem a opção mais popular ou mais moderna, são ideais para fumar na praia ou em lugares úmidos, em que a umidade do ar pode atrapalhar ou estragar as sedas produzidas em papel. São tão resistentes a umidade, que você consegue bolar até com a mão molhada.

Papel de arroz: sedas de arroz são papéis produzidos a partir do arroz processado e prensado. Além de mais naturais, permitem que a queima seja mais lenta e por isso são queridinhas de diversos consumidores.

Alfafa: são outra possibilidade fabricação ecológica, mas a base de alfafa, uma leguminosa da família do feijão usada com diversas finalidades. As sedas de alfafa possuem características muito semelhante as de arroz. Costumam ser bem finas e não contém componentes nocivos à saúde. Não são tão comuns e poucas marcas disponibilizam essa opção. Além da queima lenta e produção natural, muitos consumidores gostam do aspecto rústico que uma seda verde traz na hora de fumar.

blunt seda

Blunts: mundialmente conhecidas após diversos artistas de Hip-Hop serem vistos fumando “charutos” com “ervas exóticas”. Associados à ostentação e glamour, as blunts são um tipo de seda aromatizada produzido a partir da folha do tabaco. Hoje em dia, os blunts são fabricados em uma variedade de sabores e aromas que interferem no gosto do produto que você for fumar. Costumam ser fabricados em tamanhos maiores, como o king size. Para consumidores que não gostam de tabaco ou querem minimizar seu uso, já existem blunts que não carregam a substância, mas mesmo assim, as tradicionais blunts são mais populares com pessoas que não têm restrições ao tabaco.

Aromáticas: algumas marcas investem em produzir sedas saborizadas e com determinadas fragrâncias. As opções são variadas e novos sabores são lançados regularmente. Há sedas de menta, baunilha, morango, tutti-frutti, uva, chocolate, abacaxi, entre outras. O sabor costuma ficar nos lábios e interferir no gosto da erva, por isso, nem sempre são as escolhidas de alguns consumidores. Além disso, essas sedas são um pouquinho mais espessas, e por isso não são as favoritas de pessoas que preferem as mais finas.

Cânhamo: o cânhamo é obtido a partir das folhas da Cannabis ruderalis, uma espécie de maconha que não contêm psicoativos. Essa matéria-prima é reconhecida por suas inúmeras finalidades industriais e também tem sido adotada para a fabricação de sedas.

As sedas de cânhamo não sofrem nenhum tipo de clareamento e por isso apresentam uma coloração mais esverdeada, verde mais claro e mais escuro. Costumam ser um pouco mais grossas que as sedas de arroz e muita gente garante que isso é uma vantagem na hora de bolar. Proporcionam um sabor bem puro, livre de qualquer interferência e também possibilitam uma queima bem lenta. Por esse motivo, são mais propensas a absorver a umidade do ar.

Sedas de cânhamo costumam apresentar o termo “hemp” em suas embalagens.

Vidro: uma opção muito moderna é a seda de vidro. Acessórios fabricados em vidro são produzidos justamente para quem quer adotar estratégias de redução de danos, pois o material resfria a fumaça antes que ela entre em contato com o organismo e também não agridem o meio ambiente. Além disso, são uma alternativa excelente para quem não gosta de bolar, pois já vem no formato ideal para apenas introduzir o as ervas no interior da seda.

O vidro é um material que vem sendo usado com frequência em produtos de tabacaria, pois além de serem higiênicos, resistentes e fáceis de limpar, preservam o gosto natural do produto fumado. Além disso, nada melhor que a chance de reutilizar um produto várias vezes, né? É sustentável e econômico. Para que isso seja possível, você só precisa se atentar a higienização adequada da sua seda. Há diversas formas de limpar sedas e outros acessórios produzidos em vidro e inclusive você encontra em tabacarias produtos específicos para isso.

Por serem uma opção menos tradicional e mais moderna, algumas pessoas não sabem ainda como usar. Mas é bem simples e prático. As sedas vêm acompanhadas com piteiras de vidro que ajudam a introduzir todo o conteúdo em seu interior e retirar as cinzas. De um lado você vai inserir a sua erva e a piteira auxilia a retirar as cinzas. Basta apenas empurrar. No fim das contas, o vidro apenas substitui o papel e permite que você usufrua dessas vantagens!

Tamanhos de sedas

Se você é experiente, provavelmente já sabe o seu tamanho predileto na hora de fumar. Mas às vezes é comum algumas pessoas cortarem um pedacinho da seda, ou se arrepender de ter deixado excessos. Cada um tem um gosto, mas sabe-se que os tamanhos também são outro critério importante no momento de escolher uma seda.

Há várias formas de nomear esses tamanhos. Muita gente resume em “pequena” e “king size”, mas há mais variedade do que aparenta, e é sempre bom saber exatamente sua preferida, para não errar na hora de comprar.

A maioria das marcas disponibilizam diferentes tamanhos independente da linha e da matéria-prima. Então, se você já escolheu ou já sabe qual dos tipos de seda você prefere, não vai ser difícil encontrá-la em dimensões.

Single Wide/Regular: são as menores opções possíveis. A medida padrão é de 70mm x 36mm ou seja, 7 centímetros de comprimento e 3,6 centímetros de largura. Adequadas para uma única pessoa, são ideais para intervalos mais breves ou para quem consome menos produto de uma só vez. Por serem menores, geralmente as marcas vendem um livreto com um maior número de sedas.

1 ¼: chamadas também de small size ou mini size, são um pouco maiores que a Single Wide. Sua medida corresponde uma seda single inteira + ¼ de single, sendo semelhante ao tamanho do cigarro tradicional.  Sua dimensão é de 77mm x 44mm (7,7 centímetros de comprimento por 4,4 centímetros de largura).

1 ½: seu tamanho corresponde uma seda e meia, indicado para quem prefere um cigarro um pouco mais recheado. Possuem 78mm x 60mm (7,8 centímetros de comprimento por 6 centímetros de largura)

tamanhos de sedas para bolar

Double Wide: possuem o dobro da largura tradicional (7,8 centímetros de comprimento e 8,8 centímetros de largura)., ideal para fumar acompanhado ou em grupo, pois oferecem uma opção bem mais generosa. Nessa categoria, é possível encontrar “King Size Slim” e “King Size Large”

King Size Slim: são sedas de tamanhos grandes, bem compridas, mas um pouco mais finas (11 cm de comprimento e 4,4 cm de largura).

King Size Large: são as opções de seda grande com larguras também expressivas (11,0 de comprimento 5,2 cm de largura).

As sedas King Sizes são muito usadas para consumir maconha e degustar a erva em vários momentos.

Gigantes: essa categoria contempla as sedas maiores que a King Size Large, e suas dimensões variam entre 150mm e 350mm. São muito utilizadas em ocasiões especiais ou em grupos.

Comparativo de tamanhos de seda:

TamanhoComprimento (mm)Largura (mm)
Single Wide/Regular7036
1 ¼:7744
1 ½7860
Double Wide7888
King Size Slim11044
King Size Large11052

Geralmente, sedas com diferentes tamanhos possuem também quantidades variadas em seus livretos. As menores costumam vim com uma quantidade maior (cerca de 50 folhas por livreto) e as maiores possuem quantidades menores (média de 33 folhas por livreto). Esse número varia de marca para marca e não é uma regra. Algumas marcas oferecem edições especiais em que o tamanho King Size abarca 200 ou 300 folhas por livreto.

Além dos tamanhos tradicionais, algumas marcas oferecem outras opções que são menos populares, mas ótimas alternativas:

Cones/Sedas pré-enroladas

Sem esquecer das pessoas que tem dificuldade de bolar, algumas marcas disponibilizam as sedas pré-enroladas, que nada mais é que um pacote em que a seda já vem enrolada e você só coloca o que for fumar dentro.

Faz parte de uma categoria um pouco mais específica e nem todas as marcas possuem esse tipo, por isso, são mais fáceis de encontrar nas grandes tabacarias ou na internet. Se bolar é seu problema, você também pode adquirir um bolador, um acessório que te ajuda a deixar a seda no formato cilíndrico.

Marcas que oferecem cones/sedas pré enroladas

  • Lion Rolling Circus
  • RAW
  • The Bulldog
  • G-rollz

Seda Rolo

Os rolos foram desenvolvidos principalmente para quem fuma com bastante frequência e não quer se preocupar em comprar sedas e nem encher a casa de livretos e caixas. As sedas nesse formato consistem em um rolinho com metros de sedas, em que você mesmo desenrola o tamanho que você desejar e enrola da sua maneira.  Os tamanhos mais comuns são 4 ou 5 metros de comprimento e 44 cm de largura.

Marcas que oferecem rolos:

  • OCB
  • Smoking
  • Bem Bolado
  • Pay-pay
  • The Bulldog

Caixas ou displays

 Outra opção muito interessante para quem gosta de comprar em quantidades maiores, é adquirir caixas de seda, também chamada de display. Além do livreto ser mais barato nas caixas, é uma alternativa para quem compra em parceria com outra pessoa. Você vai encontrar displays de inúmeras marcas em plataformas de venda e tabacarias online.

Marcas que comercializam caixas/displays de sedas:

  • ALeda
  • Bem Bolado
  • OCB
  • Papelito
  • Smoking

Alguns cuidados na hora de comprar sua seda para bolar

Percebemos que há um amplo esforço para que as matérias-primas de sedas sejam cada vez mais naturais e visem reduzir danos e minimizar o uso de substâncias tóxicas. Na falta de sedas, é comum que as pessoas recorram a alternativas arriscadas e que podem prejudicar a saúde.  Mas é importante estar atento a alguns materiais que devem ser evitados:

Papéis que não são próprios para fumo: O papel é um material composto por milhares de toxinas que não devem entrar em contato com as suas vias respiratórias. As sedas são apropriadas para esse consumo, mas papel de pão, guardanapo, papel toalha, e cupons fiscais não devem substituir a seda. No caso de nenhuma outra opção, o ideal é esperar e fumar em outro momento.

Acessórios de plástico: é muito importante sempre evitar esse material. O plástico também é composto por inúmeras substâncias tóxicas que podem prejudicar o sistema respiratório, e diante disso, tubinhos de caneta BIC, garrafas, ou qualquer outro objeto feito de plástico devem ser evitados ao máximo.

Na falta de sedas, há algumas opções mais viáveis, confira aqui!

Sedas falsificadas

Por mais estranho que possa parecer, é comum encontrar sedas falsificadas de marcas bem tradicionais. Isso pode ser um grande problema, pois todos os produtos de procedência desconhecida não passam por análises de controle de qualidade e é impossível garantir a segurança do seu material.

É importante conhecer os produtos para conseguir identificar sua originalidade. Em grandes centros de compras, é explícito que os produtos são falsificados e alguns lojistas vendem as duas opções, a original e a falsificada. Mas no caso de ciladas, é essencial saber reconhecer a qualidade de seus produtos ou optar por comprar em lugares de confiança. Algumas marcas já criaram selos para combater a falsificação e buscam ajudar os consumidores a identificar o produto original.

Sedas especiais – acompanhadas de outros acessórios

Algumas sedas possuem embalagens diferenciadas que ajudam o consumidor na hora de bolar ou até vem na forma de kit.

Sedas com piteiras e filtros: para facilitar a vida do consumidor, algumas marcas oferecem sedas com piteiras e filtros. Geralmente, a mesma quantidade de folhas de seda, acompanha uma piteira ou um filtro, e isso torna o consumo mais prático e em alguns casos, até mais econômico.

Bandejas: há alguns livretos em que a embalagem serve como bandejinha. Algumas marcas já aderiram essa ideia e disponibilizaram essa praticidade para seus consumidores. A bandeja pode ser excelente para quem está na rua ou não quer carregar um kit!

Pilão: outro acessório que pode vir dentro de algumas sedas, é um pilão. Para não precisar usar chaves e outros utensílios, já existe alguns livretos que contêm o acessório do lado das folhas de seda.

Preços das sedas para bolar no Brasil

sedas para enrolar

Devido a imensa variedade de sedas disponíveis no mercado, os preços do livreto de sedas convencionais variam muito. As próprias marcas, muitas vezes, oferecem linhas com diferentes custos, que dependem de uma série de fatores, incluindo a qualidade do produto. Categoriais mais “premium” costumam ter valores mais elevados, enquanto linhas mais populares são mais acessíveis.

 No mapeamento feito pela Kaya Mind, um livreto pode custar desde um pouco mais de um real, até quase 23 reais. Todos esses aspectos como material, tamanho e marca são levados em consideração e por esse motivo os valores variam tanto. Entretanto, quando se trata de preço médio, no primeiro semestre de 2023, a média de preço de um livreto de seda nos principais e-commerces gira em torno de R$6,60.

Onde encontrar

Como são acessórios de tabacaria, a ampla variedade de sedas para bolar é facilmente encontrada em lojas especializadas, as tabacarias. Mas essas não são as únicas opções. É bem fácil encontrar sedas em lojas de conveniência, padarias, minimercados, bancas de jornais, e até supermercados e alguns restaurantes.

sedas para bolar beck

Atualmente, com o avanço das compras pela internet, é possível adquirir sedas sem sair de casa em tabacarias virtuais e até em outros e-commerces. As compras online são uma ótima oportunidade para quem busca por ofertas sem sair de casa, ou prefere comprar em grandes quantidades.

Por fim, para acompanhar as sedas, não se esqueça de consultar como funciona a variedade de filtros e piteiras, outro acessório muito útil na hora de fumar.

É possível perceber que as sedas seguem as exigências do mercado. Nos últimos tempos, as opções não apenas se multiplicaram para atender as necessidades dos variados consumidores, como estão sendo produzidas em uma série de tamanhos, a partir de diferentes matérias-primas a fim de minimizar algumas preocupações e levar em conta outras demandas. Nós esperamos continuar acompanhando bastante inovação nesse cenário.

São muitas possibilidades, mas você pode experimentar e escolher a que mais se satisfaz, qualquer dúvida, entre em contato com a gente nos comentários. Agora, nós queremos saber, qual sua seda favorita?

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Maria Riscala

Temple Ball: aprenda tudo sobre esse tipo de haxixe

Explore o mundo fascinante das Temple Balls: de sua rica história, ligada ao lendário Frenchy Cannoli, até dicas práticas de uso e aplicação medicinal. Descubra como esta antiga arte pode enriquecer sua experiência com cannabis.

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!

    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x