Bupropiona: Entenda como este medicamento funciona 

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

Bupropiona é um antidepressivo reconhecido por seu potencial para ajudar as pessoas a pararem de fumar!

Na série de medicamentos usados no tratamento da saúde mental, ansiolíticos, antidepressivos e outras categorias são prescritos com bastante frequência mas poucos pacientes compreendem exatamente como funcionam. Nesse texto, vamos entender mais detalhes sobre o Cloridrato de Bupropiona, um antidepressivo reconhecido por ajudar na cessação do tabagismo

O que é a Bupropiona? 

Bupropiona

A bupropiona é um antidepressivo que atua principalmente como inibidor da recaptação de dopamina e noradrenalina, duas substâncias químicas no cérebro que interferem no humor e na regulação emocional. É frequentemente prescrita para tratar a depressão maior e também pode ser usada para ajudar as pessoas a parar de fumar. Sabe-se que a substância interage com outros elementos químicas no cérebro (neurotransmissores) relacionadas à depressão, chamadas noradrenalina e dopamina. a substância promove a inibição da recaptação da dopamina (age como inibidor do transportador de dopamina ou do DAT – receptor) quanto da noradrenalina – NA (atua como inibidor do transportador de noradrenalina).  

Quais são os sintomas tratados pela Bupropiona? 

Esse fármaco é indicado para o tratamento do transtorno depressivo maior (TDM). Possui elevada eficácia para casos de tabagismo, pois o tabagismo está associado a alterações nos sistemas de dopamina e noradrenalina, que desempenham papéis cruciais na regulação do humor, da recompensa e da motivação. Ao interferir na recaptação desses neurotransmissores, a bupropiona pode ajudar a reduzir os sintomas de abstinência e os desejos de nicotina, tornando mais fácil para as pessoas pararem de fumar. 

Quais as contraindicações da Bupropiona? 

Como usar o medicamento

O Cloridrato de Bupropiona é contra indicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade à bupropiona ou a qualquer componente da fórmula, bem como para pacientes com diagnóstico de epilepsia, transtornos convulsivos, bulimia ou anorexia nervosa. A substância também não é recomendada à em processo de descontinuação abrupta de sedativos ou álcool, devido ao risco de convulsões. Além disso, a administração concomitante com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) ou dentro de 14 dias após a interrupção do tratamento com IMAO é contraindicada. 

Como usar a Bupropiona?

O Cloridrato de Bupropiona é administrado via oral por meio de comprimidos. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir, triturar ou mastigar para evitar eventos adversos, incluindo convulsões. Estudos indicam que a exposição à bupropiona pode aumentar quando os comprimidos de liberação prolongada são tomados com alimentos

Duração do tratamento 

Não há um tempo estabelecido para definir a duração do tratamento. O médico responsável pelo tratamento é quem determinará a duração adequada com base na avaliação clínica do paciente. 

Descontinuação do tratamento 

É muito importante seguir as orientações médicas para o processo de interrupção do uso. A Bupropiona, ao contrário de alguns outros medicamentos, não tende a causar síndrome de abstinência grave quando descontinuado. No entanto, é importante notar que a descontinuação abrupta do medicamento pode aumentar o risco de certos efeitos colaterais, como tontura, irritabilidade, insônia e ansiedade. Portanto, mesmo que não haja uma síndrome de abstinência típica, ainda é recomendável descontinuar o uso gradualmente, sob a orientação médica, para minimizar qualquer desconforto ou risco de efeitos adversos.

Uso do medicamento em crianças 

A segurança e a eficácia da Bupropiona em crianças e pacientes menores de 18 anos não foram estabelecidas. No caso da depressão infantil, outros fármacos costumam ser indicados para o uso pediátrico. 

Quais os efeitos colaterais da Bupropiona? 

Os efeitos colaterais relatados por pacientes não costumam ser derivados da bupropiona. Na maioria das vezes, quando a substância é utilizada no combate ao tabagismo, os sintomas experienciados são referentes a abstinência. Em alguns casos, pacientes podem sentir sintomas de sonolência, ansiedade, excitação ou tontura que tende a desaparecer conforme os organismos se adapta a medicação. 

Interação medicamentosa: posso tomar Bupropiona com outras substâncias? 

O Cloridrato de Bupropiona é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida à bupropiona ou a qualquer componente da fórmula, diagnóstico de epilepsia ou outros transtornos convulsivos, em processo de descontinuação abrupta do uso de sedativos ou álcool, e com diagnóstico atual ou prévio de bulimia ou anorexia nervosa, devido à alta incidência de convulsões observadas nestes pacientes. Além disso, a administração concomitante com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) ou no período de 14 dias após a interrupção do tratamento com IMAO não é recomendada.

Uso durante a Gravidez 

Algumas investigações sobre os resultados da gravidez após a exposição materna à bupropiona no primeiro trimestre indicaram uma possível associação com um aumento do risco de certas malformações congênitas cardiovasculares. No entanto, esses resultados não são consistentes em todos os estudos realizados. Portanto, o médico deve avaliar cuidadosamente a escolha de tratamentos alternativos para mulheres que estão grávidas ou planejam engravidar, e só deve considerar a prescrição de bupropiona se os benefícios esperados superarem os potenciais riscos. 

A Bupropiona pode causar dependência? 

Diferente dos benzodiazepínicos, a bupropiona não é uma substância com potencial de dependência, tolerância (necessidade de quantidades maiores para atingir o efeito desejado) e nem abstinência. 

Se você faz o uso de bupropiona e busca por outras alternativas para seu tratamento, a Kaya Mind Saúde conta com uma equipe de profissionais de saúde capacitados em prescrições com os derivados da cannabis. Você pode tirar todas as suas dúvidas e encontrar soluções para o seu caso marcando sua consulta. A Kaya Mind te oferece suporte necessário em todas as etapas desse processo! 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x