O cânhamo como substituto da fibra de vidro

Escrito por

Escrito por

Lara Santos

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em

A fibra de vidro é um material usado por diversas indústrias, mas tem uma série de problemas sustentáveis, mas o cânhamo pode proporcionar a produção de um insumo com as mesmas funções e mais vantagens ambientais e estruturais

A fibra de vidro é um material presente em diversos produtos do nosso dia a dia, mas tem propriedades nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, a fibra de “vidro de cânhamo” surgiu como uma alternativa para compor essa matéria-prima, pois oferece benefícios semelhantes e até melhores, e ainda tem um impacto ambiental positivo.

O cânhamo é uma planta que pode ser aproveitada por inteiro, desde seus caules até as suas sementes, afinal, cada uma de suas partes gera diversos insumos para a aplicação em diferentes indústrias. A fibra do cânhamo, proveniente do caule, é um dos insumos mais conhecidos da planta e é capaz de produzir materiais biodegradáveis, como combustível, cimento e tecido, e, também, a fibra de “vidro de cânhamo”.

O que é e para que serve a fibra de vidro?

Hoje, muitas indústrias visam trabalhar com materiais mais versáteis, por isso, a fibra de vidro é muito utilizada. É uma matéria-prima composta por pequenos filamentos de vidro que são unidos por uma resina derivada do petróleo, nos quais se acrescentam substâncias que servem como catalizadoras do processo de polimerização.

Assim, se cria um insumo leve, flexível e resistente que pode ser usado para diferentes fins. A fibra de vidro está presente em diversos produtos do nosso dia a dia, como em capacetes, barcos, brinquedos, pias, carros, isolamento elétrico e muito mais, e é frequentemente usada por indústrias como a de construção civil, automobilística, embarcação, aviação etc.

Fibra de vidro x fibra de “vidro de cânhamo”

vidro de cânhamo

A fibra de “vidro de cânhamo”, produzida a partir do caule do cânhamo, já foi usada na produção de carros, inclusive pelo famoso engenheiro mecânico e empreendedor Henry Ford. Já existem empresas que também têm projetos de aviões à base da planta.  Hoje, muitos países ainda não tem uma regulamentação voltada ao cânhamo, mas existem estudos em torno desse tema que mostram como esse material poderia servir de substituto. 

Ainda, a fibra de “vidro de cânhamo” é considerada superior à fibra de vidro, pois é mais resistente. Além disso, seus insumos podem substituir os produtos sintéticos que normalmente são adicionados na composição do material original e, assim, serem mais sustentáveis – afinal, fibras naturais são, no geral, mais recicláveis.

Esses insumos poderiam ser utilizados por todas as indústrias que a fibra de vidro hoje está presente, já que teriam as mesmas funções, sendo algumas até mais vantajosas. A pauta de sustentabilidade é essencial atualmente, devendo ser incorporada pelos setores para que haja maior interesse de investimento e aumente a reputação das empresas.

Quais os benefícios sustentáveis do cânhamo?

O cânhamo industrial tem diversas vantagens de cultivo, já que é extremamente resistente, versátil e de simples manejo, mesmo que existam especificidades de plantio e colheita dependendo do objetivo do insumo. Ainda, é uma planta que pode ser utilizada por inteiro, gerando menos desperdício e podendo ter um cultivo voltado para a aplicação em diferentes indústrias.

Além disso, o cultivo do cânhamo utiliza menos água e agrotóxicos do que outras culturas, e até devolve nutrientes ao solo em que foi plantado, mesmo se estiver contaminado ou deteriorado. Sua produção também é carbono negativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

copa do mundo e cannabis
Lara Santos

Copa do Mundo e cannabis  

Em 2022, o evento acontece em um país com regras rígidas sobre o uso de cannabis. Entenda como as seleções favoritas se posicionam a respeito da planta e como os atletas poderiam se beneficiar se o uso de CBD fosse permitido

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!