Saúde digestiva: saiba como melhorar seu bem-estar

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

Cuidar da saúde digestiva é importante para o funcionamento de diferentes funções do corpo humano. Saiba como!

Os problemas digestivos não são raros. Todos nós já sofremos com algum desconforto desse tipo, seja por consequência de uma refeição que não caiu bem, de alguma alergia, de problemas emocionais ou alguma patologia específica. Mas para evitar esses problemas é importante cuidar da nossa saúde digestiva. Para isso, vamos primeiramente compreender o que é o sistema digestório, quais fatores contribuem para o bem-estar desse sistema, de que forma podemos melhorar nossa saúde digestiva e como alternativas como a cannabis podem colaborar.

O que é o sistema digestório

O sistema digestório, também conhecido como aparelho digestivo, é um conjunto de órgãos (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) que juntos, são responsáveis pela quebra dos alimentos em pequenas partículas e pela absorção dos nutrientes contidos nesses alimentos. Esse sistema é também responsável por eliminar a parte que não foi digerida pelo nosso organismo. O bom funcionamento é crucial para a nossa saúde, fortalecimento da imunidade e bem-estar geral.

O que acontece com os alimentos após serem ingeridos?

Após a ingestão, os alimentos percorrem um caminho através do processo de digestão, que se inicia na boca durante a mastigação e termina no intestino, onde os nutrientes essenciais são absorvidos e as fezes são eliminadas. Esse processo é composto por várias etapas, e envolve diferentes órgãos, como a faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.

Quando a digestão não ocorre adequadamente, podem surgir sintomas como azia, má digestão, prisão de ventre, diarreia, refluxo e dor de estômago. Esses sintomas são frequentemente associados a problemas como a gastrite, que é uma inflamação do estômago, mas também podem indicar distúrbios mais graves, como úlceras. É importante estar atento aos sinais do corpo e buscar assistência médica caso haja qualquer preocupação com a saúde digestiva.

Problemas digestivos: da má digestão a doenças inflamatórias

Desconfortos digestivos são comuns e podem ser ocasionados por excessos, alimentos processados e gordurosos, imunidade baixa, e até doenças inflamatórias crônicas ou patologias pré-existentes. Isso permite categorizar os problemas no trato digestivo em diversas complexidades.

saúde digestiva

Os desconfortos mais simples, como a má digestão, podem ser causados por diversos fatores. Alguns desses fatores incluem comer muito rapidamente sem mastigar adequadamente os alimentos, ingerir líquidos em excesso durante as refeições e abusar de alimentos gordurosos e frituras. Essas práticas podem sobrecarregar o sistema digestivo e levar a desconfortos como azia, sensação de empachamento, arrotos frequentes e queimação.

As principais enfermidades que são comumente tratadas nos consultórios médicos e estão relacionadas ao sistema digestivo são o refluxo gastroesofágico, a constipação intestinal, a gastrite, a esteatose hepática e a síndrome do intestino irritável. No caso específico das gastrites, é importante ressaltar que elas podem se manifestar tanto de forma aguda como crônica.

Entre as doenças intestinais mais comuns, podemos destacar a diverticulite, a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. As duas últimas, fazem parte do grupo das doenças inflamatórias intestinais (DII). Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) as DII atingem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo, o que ressalta a relevância dessas condições para a saúde pública.

Dicas para melhorar a saúde digestiva

Muitos problemas de ordem digestiva podem ser evitados com a adoção de bons hábitos. O estilo de vida desempenha um papel fundamental na prevenção de problemas de ordem digestiva e na manutenção de uma saúde gastrointestinal adequada.  Seguem alguns exemplos:

saúde sistema digestorio

Bons hábitos alimentares: a alimentação saudável é essencial para a nossa saúde geral, e afeta diretamente o nosso aparelho digestivo. Por isso, alimentos ricos em vitaminas e minerais são muito importantes para conservar o bem-estar dos órgãos do sistema digestório

Beba bastante água: assim como a alimentação, a hidratação é essencial para a nossa vitalidade. Por meio do suor e da urina o nosso corpo elimina toxinas e restaura o equilíbrio do nosso corpo

Cuidado com excessos: algumas substâncias, como café, refrigerantes, frituras e alimentos ultraprocessados podem prejudicar o funcionamento do nosso organismo e desequilibrar a flora intestinal. Então, procure consumir com moderação.

Cuide de sua saúde mental: alguns especialistas costumam chamar o intestino de o “segundo cérebro”. Essa analogia se dá porque o intestino é um órgão muito afetado pelas nossas emoções. Estresse, ansiedade e outras emoções negativas em excesso podem impactar a saúde intestinal e resultar em intercorrências. Então, não esqueça de cuidar da saúde mental para preservar também a saúde física.

Acompanhamento médico: para evitar doenças relacionadas ao aparelho digestivo ou obter um diagnóstico precoce de qualquer uma das condições, a realização de exames preventivos é muito importante. Por isso, mantenha suas consultas médicas em dia. O gastroenterologista é a especialidade médica que se responsável pelo estudo das condições específicas do aparelho digestivo

Além dessas dicas, há outros fatores que você pode estar atento que fazem diferença! Mastigar bem os alimentos, higienizar o que for ingerir, evitar excessos alimentares no período noturno e principalmente antes de se deitar são alguns hábitos que evitam azia, má digestão, desconforto gastrointestinal e até problemas mais sérios.

Alternativas naturais para melhorar a saúde digestiva

Remédios naturais, sucos, e chás, são comumente consumidos com o propósito de beneficiar desconfortos estomacais e intestinais e aprimorar nossa saúde digestiva.

Ervas como camomila, menta, erva doce, plantas como gengibre ajudam a combater sintomas como náusea, azia, gases, dor de estômago e diarreia devido a propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Além disso, os probióticos naturais podem ajudar na regulação da nossa flora intestinal e promover inúmeros benefícios a saúde. Além disso, fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal, enquanto probióticos naturais (alimentos que possuem microorganismos vivos) também ajudam a restaurar e conservar a flora intestinal.

Alimentos que auxiliam na digestão: chás digestivos (hortelã, erva-cidreira, camomila, gengibre), abacaxi, vinagre de maçã

Alternativas naturais para o bom funcionamento do intestino: Água de coco, fibras, folhas, frutas consumidas com casca, probióticos naturais como queijos, iogurtes, bebidas fermentadas.

–> conheça a kombucha, kefir e switchl, bebidas naturais que podem melhorar a sua saúde digestiva.

Como a cannabis pode ajudar na saúde digestiva

Nós já sabemos que os compostos da cannabis são aliados no tratamento de uma série de patologias. Mas vamos detalhar melhor como eles podem colaborar para a nossa saúde digestiva.

O nosso corpo possui um conjunto de estruturas que compõe o sistema endocanabinoide. Esse sistema está naturalmente preparado para receber os compostos da cannabis, devido a presença dos chamados receptores canabinoides. A interação entre esses receptores e os compostos da cannabis promove a regulação e o equilíbrio do nosso organismo, em um processo conhecido como homeostase. O que você possivelmente não saiba, é que o nosso sistema digestivo é repleto desses receptores, ou seja, a cannabis pode beneficiar essas partes do nosso organismo.

Além disso, a cannabis também possui propriedades anti-inflamatórias, que podem colaborar em quadros de inflamações intestinais, uma condição muito comum.

Além de beneficiar a saúde digestiva, a cannabis também é uma alternativa no tratamento de dor crônica, doenças neurodegenerativas, condições emocionais como ansiedade, depressão e estresse, e distúrbios do sono. Para entender melhor, como fazer seu tratamento a base dos derivados da planta, clique nesse texto aqui.

Dia Mundial da Saúde Digestiva

No dia 29 de maio é celebrado o Dia Mundial da Saúde Digestiva, uma data que tem como propósito alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde do nosso aparelho digestivo

Mas atenção!  É muito importante evitar os problemas e pensar na prevenção de doenças no geral, mas no caso de sintomas recorrentes, é muito importante procurar acompanhamento profissional para diagnóstico precoce.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x