Saúde cardiovascular: Hábitos para deixar seu coração mais saudável

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

Ter uma rotina saudável envolve muitos aspectos e mudanças no nosso estilo de vida, e dentre eles, existe a saúde cardiovascular. Esse sistema desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças do coração.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a taxa de mortalidade no Brasil, devido à saúde cardiovascular, ultrapassou 400 mil em 2023. Os estados brasileiros que ainda tem taxa de mortalidade acima de 200 pessoas por 100 mil habitantes são Alagoas, Maranhão, Pernambuco e Tocantins.

Apesar do número assustador, por conta dos avanços científicos e tecnológicos que proporcionaram diversas inovações na área e com terapias complementares, vê-se uma redução no número de pessoas com doenças cardiovasculares, mas ainda estamos num patamar onde cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de doença no coração.

Por esse motivo, vamos mostrar como pequenos hábitos implementados na sua rotina podem prevenir ou mesmo melhorar o seu quadro de doença cardiovascular.

O que são doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares (DCV) são um grupo de condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Esse grupo representa diversos distúrbios, incluindo doença arterial coroniana (DAC), acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial periférica, cardiopatia congênita, doenças cardíacas reumáticas, doença cardíaca hipertensiva, cardiomiopatia, arritmias cardíacas, entre outras doenças.

Saúde cardiovascular

Partindo para uma análise mais técnica, o sistema cardiovascular é conhecido como sistema circulatório, um sistema complexo de órgãos e tecidos responsáveis pelo transporte de sangue, nutrientes, oxigênio, hormônios e outras substâncias essenciais para o corpo.

Esse sistema desempenha papel vital no fornecimento de oxigênio e nutrientes às células, na remoção de resíduos metabólicos e na regulação da temperatura corporal. Ele é composto por três componentes principais: coração, vasos sanguíneos – que incluem artérias, veias e capilares – e sangue.

O nosso sistema do coração trabalha em conjunto com outros sistemas do corpo, como o respiratório, o sistema nervoso e o endócrino para manter o equilíbrio interno e garantir o funcionamento adequado de todos os órgãos e tecidos.

O que provoca alteração no coração?

Como você pode ver, a lista de doenças do coração, infelizmente, é bem extensa e geralmente são causadas por diversos fatores, como:

  • Tabagismo: Fumar aumenta o risco de danos às paredes dos vasos sanguíneos, aumenta do risco de formação de coágulos sanguíneos e redução do fluxo sanguíneo para o coração.
  • Hipertensão arterial (pressão alta): A pressão elevada coloca uma pressão adicional nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode levar a danos e estreitamento das artérias.
  • Diabetes: Está associada a níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode danificar os vasos sanguíneos e nervos que controlam o coração.
  • Obesidade e sobrepeso: O excesso de peso aumenta o risco de doenças do coração, incluindo a pressão alta, diabetes tipo 2 e dislipidemia (níveis anormais de gorduras no sangue).
  • Sedentarismo: A falta de atividade física regular pode desencadear o ganho de peso, elevando a pressão arterial a níveis anormais.
  • Histórico familiar: Pessoas com familiares de primeiro grau que tiveram doenças cardiovasculares tem risco aumentado de desenvolver tais condições.
  • Estresse: O estresse crônico pode provocar o aumento na pressão arterial e causar inflamações crônicas.

Existem outros fatores que não elencamos aqui, mas que podem influenciar no desenvolvimento de doenças do coração. Por isso é fundamental procurar um médico especializado em cardiologia para realizar exames periódicos e diagnosticar possíveis doenças nesta região do corpo.

Como diagnosticar problemas de saúde cardiovascular?

Conforme falamos acima, para diagnosticar doenças cardiovasculares é necessário consultar um cardiologista para realizar exames como testes laboratoriais, exames de imagem, exame físico e fazer uma análise do seu histórico familiar.

Exames que costumam ser pedidos pelos médicos são a eletrocardiograma (ECG ou EKG), a ecocardiograma, o teste de esforço e o cateterismo cardíaco e angiografia. Com base nesses resultados, o médico irá indicar o melhor tratamento para a sua saúde.

Hábitos que fortalecem a saúde do coração

Se você se encontra dentro da taxa dos 14 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de doença do coração ou mesmo se está preocupado e deseja saber como evitar possíveis doenças no futuro, então veja quais são os principais hábitos que podem fortalecer e deixar seu coração mais saudável:

  • Alimentação saudável: Esse tópico é o primeiro e tem grande prioridade na saúde do coração. Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Alimentos como peixes, nozes e azeite de oliva podem ser incluídos na sua dieta.
Hábitos que fortalecem o sistema cardiovascular
  • Exercícios físicos: A caminhada, corrida, musculação, natação, entre outras atividades ajudam a manter o coração saudável. Recomenda-se pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana.
  • Controle da pressão arterial: Manter a pressão em níveis saudáveis é crucial para a saúde e isso pode ser alcançado através da adoção de uma dieta saudável, exercícios regulares, redução no consumo de álcool e tabagismo.
  • Controle do colesterol: Níveis elevados de colesterol LDL – considerado ruim – estão associados a um maior risco de doenças do coração. Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans podem aumentar o colesterol, enquanto alimentos ricos em gorduras insaturadas, fibras solúveis e vegetais ajudam a reduzir.
  • Parar ou reduzir o tabagismo: Considerado um dos principais fatores de doenças do coração, parar de fumar reduz significativamente o risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca. 
  • Redução de estresse: Práticas de relaxamento como meditação, yoga, exercícios de respiração podem ajudar a reduzir o nível de estresse no corpo e promover a saúde cardiovascular. 
  • Limitar o consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool está associado a um maior risco de derrame, doença cardíaca e hipertensão arterial. É recomendado o consumo moderado de até uma bebida por dia para mulheres e até duas para homens.

Adotar esses hábitos fará total diferença na sua rotina e, principalmente, na sua qualidade de vida, melhorando não só o sistema cardiovascular, mas a sua saúde de forma geral.

Relação da cannabis com o tratamento cardiovascular

O consumo da cannabis medicinal tem se tornado cada vez mais frequente por conta das inúmeras pesquisas científicas atestando o quão benéfica é a planta para a nossa saúde. Mas quando falamos da saúde cardiovascular, estudos mostram que o uso da cannabis pode ter efeitos imediatos e a longo prazo nesse sistema.

Sintomas como aumento na frequência cardíaca, variações na pressão arterial e episódios de hipotensão postural são relatados por alguns pacientes e citados em pesquisas como pontos a serem analisados com mais cautela.

Saúde cardiovascular e cannabis

Esses estudos sugerem que, a longo prazo, o uso crônico de cannabis pode aumentar as chances desenvolver certas condições no coração. Em se tratando da cannabis medicinal, é crucial buscar um especialista credenciado em cannabis medicinal para analisar mais a fundo o seu quadro de saúde. 

Existem diversos produtos à base de cannabis que ajudam a controlar a ansiedade, estresse, depressão e outras doenças que podem afetar a sua saúde cardiovascular. Por isso, incluir as práticas que citamos ao longo do texto farão toda a diferença na sua saúde.

A Kaya Mind Saúde conta com uma extensa lista de médicos prescritores que podem avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento possível para a sua patologia.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x