Como guardar maconha? Dicas de como e por quanto tempo guardar o beck 

Tempo de leitura: 9 min

Publicado em

Entenda as melhores estratégias de como guardar maconha e por quanto tempo, seja ela um beck bolado, flor, haxixe ou prensado!
validade da maconha

Quem fuma maconha normalmente se depara com algumas situações em que precisa apagar um beck que já estava aceso ou o final de uma cota que não deu para fumar até o final, nessas situações, dependendo de como você guardar o beck bolado ou antes de bolar, você conseguirá guardar sua maconha com mais qualidade.  

A maioria dos locais indica que se guarde as flores e extratos em locais frescos e arejados, porém muitas vezes isso pode significar simplesmente colocar dentro de uma graveta e pronto. Certo? Hoje vamos desmistificar esse mito de que a gaveta ou armário é o melhor lugar e vamos mostrar as muitas formas de se guardar o beck e quais são as vantagens de cada um.  

Principais dicas para guardar sua maconha e conservar seu beck por mais tempo 

  • Mantenha sua maconha longe da luz;
  • Quanto menos oxigênio entrar em contato com a planta, melhor; 
  • Potes herméticos de vidro são acessíveis e uma boa alternativa; 
  • Garanta que independente de qual será o recipiente, ele estará limpo e seco; 
  • Lugares muito secos também não são os mais indicados, tente um ambiente neutro. 

Quais os principais problemas de fumar maconha velha?

Antes de entendermos mais sobre como armazenar o beck a longo prazo, é importante entender o processo que está envolvido quando a erva está envelhecendo: 

Existe uma perda de THC: quando a maconha é exposta ao calor, oxigênio e luz solar, os canabinóides da planta começam a se decompor. Esse processo também afetará o THC, a substância química que faz você ficar chapado ao fumar a planta. Embora esse colapso não aconteça instantaneamente, a mudança é perceptível em algumas semanas. Quando fumada essa maconha ainda terá efeitos psicoativos no corpo, porém ela não terá o mesmo impacto de quando ela estava mais fresca.  

Parte do seu THC será convertido em CBN: isso acontece quando o THC é exposto ao calor e ao oxigênio, ele se decompõe antes de ser convertido em CBN. E embora o CBN tenha algumas propriedades levemente psicoativas, ele não o deixará chapado por conta própria. 

Haverá uma perda de sabor: quando a erva daninha é mantida em um local quente, ela perde seu sabor natural. Como resultado, a maconha terá um sabor mais forte ao ser fumada. Isso porque a cannabis perde os terpenos que lhe dão sabor quando exposta à umidade, calor e luz. 

perda de thc periodo de armazenamento
Perda de THC de acordo com o tempo de armazenamento. Fonte: EdRosenthal.com

O que você deve evitar fazer quando for guardar sua maconha 

Algumas coisas podem ser evitadas na hora de armazenar a cannabis que irão ajudar a manter a qualidade, aparência, gosto e sabor da sua planta, independente do formato que ela esteja. Essas dicas valem para flores, prensado e haxixe e vão te ajudar a guardar por mais tempo sua cota.  

A primeira coisa a se garantir é que a maconha não está tendo muito contato com o ar, seja pelo tamanho do recipiente ou o tipo de fechamento que ele oferece, a verdade é que qualquer matéria vegetal se degrada mais rápido quando em contato com o oxigênio. No caso da cannabis, é quando a flor está em contato com o ar que ela começa a mudar de cor, secar mais que o necessário e, por consequência, começa a perder sua qualidade.  

Evite um ambiente úmido, a maconha é uma matéria vegetal e está sujeita a produção de fungos e quando ela começa a ter variação de umidade é quando o mofo começa a aparecer. Sempre importante reforçarmos que o consumo de maconha mofada pode ser extremamente prejudicial para o corpo humano, entenda melhor nesse texto o porquê.  

A influência da temperatura na hora de guardar o beck 

Muitas pessoas acreditam que a geladeira é um ambiente mais seco e que, portanto, armazenar na geladeira ou freezer seria melhor, mas a verdade é que como esse eletrodoméstico é muito utilizado numa casa, existem flutuações de umidade e temperatura, que induzem a produção dos fungos, ou seja, essa não é uma boa alternativa.  

formas de guardar o beck

E quando falamos de como guardar o beck, precisamos também reforçar que temperaturas altas não são boas para a maconha, em especial se for haxixe, haverá uma grande alteração na consistência, cor e efeito no corpo quando aplicado o calor. Em doses controladas o calor pode ser até interessante para se trabalhar o haxixe, mas isso deve ser feito de forma controlada.  

Como estratégia de armazenamento, o ideal é manter a maconha em temperaturas inferiores a 21ºC, algo que pode ser difícil em alguns lugares do país. Além de manter a cota no lugar mais ameno que você conseguir, o ideal é tentar não deixar a temperatura variar muito para restringir o crescimento desses contaminantes nas suas flores e extratos maconha

Algumas pessoas juram manter sua maconha no freezer – uma sugestão que é controversa. As temperaturas extremas no congelador podem fazer com que os tricomas se tornem quebradiços e quando eles quebram suas propriedades são perdidas. Como os canabinoides estão presentes nos tricomas, quando a maconha é congelada ela pode perder sua potência. 

Ao limitar a exposição da sua maconha aos processos que influenciam a degradação e causam o crescimento de contaminantes nocivos, você pode garantir que sua maconha permaneça fresca e potente até que você esteja pronto para usá-la. 

Onde guardar suas flores de maconha ou prensado 

Além da questão da luz e oxigênio, o recipiente que será usado para fazer o armazenamento também pode ter uma influência na hora de guardar seu beck e garantir que ele não vai perder qualidade. Separamos os tipos de recipiente mais usados e explicamos suas vantagens e desvantagens:  

Sacos plásticos 

ziplock para guardar maconha

Muitas vezes, quando compramos a maconha ela vem embalada em sacos plásticos, sejam eles com fechamento – aqueles tipo ziplock – ou no plástico filme mesmo. Apesar de essa ser uma maneira mais fácil para o transporte do seu beck, não é uma solução de armazenamento para longo prazo. O principal motivo para não se fazer o uso de sacos plásticos é porque eles não selam completamente a cannabis naquele ambiente, permitindo que o ar entre e saia, degradando a matéria vegetal que está ali dentro.  

Além disso, esses sacos não costumam a ser muito resistentes, ou seja, existe a possibilidade da maconha ficar quebrada e esmagada, além de ser perdida caso o saco abra. No caso de extratos, como o haxixe ou até mesmo os óleos de THC, esse tipo de armazenamento acaba fazendo com que muito da matéria grude no plástico e, na hora de se tirar, parte do plástico pode ficar grudado. Por fim, os sacos plásticos permitem que a umidade escape, o que significa que seu beck irá ressecar muito mais rápido que o necessário. 

Potes de plástico 

Os potes plásticos, sejam eles com tampa plástica ou de outro material, podem ser vendidos como herméticos e são uma opção de armazenamento para sua cannabis, apesar de não ser a melhor. Muitos estabelecimentos, em mercados regulamentados, vendem a maconha dentro de potes plásticos que possuem uma tampa que quando se aperta o pote, abre. Esses recipientes são chamados de pop-top, e não são recomendados para armazenar maconha, especialmente por longos períodos de tempo.  

O principal motivo para esse não ser o material é que o plástico pode liberar o BPA, uma substância que não é recomendada para o uso e que também pode afetar o sabor da maconha. Os recipientes de plástico também são menos eficazes na prevenção da troca de ar e tendem a acumular estática, o que pode fazer com que tricomas valiosos se agarrem às laterais. 

Potes de silicone ou slicks 

como guardar o beck slick

Os slicks, ou potes de silicone como por vezes são chamados, podem ser uma ótima opção temporária para se guardar sua cannabis, em especial se você estiver guardando um haxixe que pode grudar em outros materiais. Essa é uma opção boa principalmente para o transporte de concentrados, é uma maneira de garantir que nada será deixado para trás. 

Porém, o silicone, não é a melhor opção para o armazenamento no longo prazo, isso porque, assim como outros materiais, ele está sujeito a mudança com a temperatura e a possíveis entradas de luz, dependendo da cor e espessura do silicone usado. No caso de se armazenar, flores secas em potes de silicone, essa não é uma estratégia recomendada, mesmo que por um curto período, pois assim como no caso do plástico, o silicone é um material que cria estática e tricomas podem grudar no pote, deixando sua maconha menos potente. 

Caixas de madeira 

As caixas de madeira, raramente conseguem ser totalmente lacradas, devido a constituição natural desse material e elas, por si só, também estão sujeitas a entrada de ar e potencialmente luz, por isso, as caixas de madeira não são recomendadas para guardar a cannabis em si por um longo período de tempo. Mesmo que se encontre uma caixa totalmente lacrada, como a madeira é um material que pode ter um cheiro, sua maconha pode ser afetada por isso.  

Muitas vezes, as caixas de madeira são usadas de forma complementar a outro recipiente, normalmente os de vidro ou plástico, que são guardados ali dentro como uma forma de garantir a temperatura e como uma proteção extra a entrada de luz.  

Pote de vidro 

O vidro é um material considerado ideal para o armazenamento de muitos itens, inclusive a maconha. Isso acontece, pois o material pode ser limpo e é considerado de carga neutra, o que garante que a maconha não terá influência de outros elementos, como é o caso do plástico. 

Os melhores potes de vidro a serem usados são os com fechamento hermético, pois ajudam a manter a potência, protegendo a cannabis da umidade e do ar externo. Além disso, esses potes ajudarão a evitar a entrada e saída de odores, um ponto importante a ser considerado quando se está pensando em armazenar a maconha por mais tempo.  

como guardar maconha

Um ponto importante de ser falado é que os potes nunca devem estar completamente cheios, de preferência com 25% deles vazios, dessa forma não existe um espaço “sobrando” e esse ar degradando a matéria que está no pote, mas há espaço suficiente para que as flores ou o haxixe possam se mexer – eles devem ser mudados de lugar de tempos em tempos – para que não mofem também. 

É possível encontrar em muitas lojas para cultivo e tabacarias, pequenos pacotes umidificadores, esses ajudam a manter a umidade correta dentro do pote, porém esse pote precisa ter fechamento hermético. Outra dica essencial é guardar cada tipo de maconha em um pote diferente, o que garante a qualidade de cada uma das genéticas que você está guardando. Essa dica também vale para haxixes, que de preferência precisam ser guardados separadamente.  

Pote de vidro âmbar ou escuro 

maconha tem validade

Falamos bastante já sobre o quanto a luz, em especial a solar, tem impacto sobre a cannabis e por isso, vidro mais escuros são os melhores. Atualmente no mercado já existem vidros “violetas”, ou seja os que bloqueiam a luz visível, com exceção da cor violeta. Esse tipo de pote também é semipermeável ao UV-A, uma luz infravermelha, permitindo que cerca de 40 – 60% apenas entre no pote, dependendo da fórmula e espessura do vidro. 

Fabricantes, afirmam que esta combinação de luz preserva o material biológico, como as flores e o haxixe. Essas alegações são feitas baseadas em bi fótons, que é uma luz muito fraca emitida por todos os seres vivos. A literatura de alguns fabricantes afirma que, mesmo quando o material está seco, a luz que penetra no vidro preserva essa energia enquanto forma uma barreira para outros espectros visíveis que podem causar deterioração de canabinóides e terpenos. 

A minha maconha tem data de validade? 

A maconha é como outros produtos vegetais, perecível e portanto, pode estragar a qualquer momento, perdendo sua validade. Quando a cannabis começa a apresentar qualquer tipo de mofo ou é colocada em contato com algum outro produto, que é considerado anti-higiênico, ela não deve mais ser consumida.  

Caso a sua erva ainda não apresente nenhum sinal de que ela está estragada, é importante entender que com o tempo,  componentes benéficos como os canabinóides THC, CBD e os terpenos começam a se degradar em um processo lento que, com o tempo, reduz a qualidade e a eficácia da cannabis. O que significa que, com longos períodos de tempo e considerando uma armazenagem caseira, toda planta será considerada inadequada para o uso.  

Quando os produtos de cannabis são armazenados nas condições mais ideais, eles podem durar um ano ou mais antes que os canabinóides comecem a se decompor. Infelizmente, depois desse ponto, é inevitável que seu estoque comece a perder sua potência, pois isso ocorre como parte do processo natural de envelhecimento.  

Truques para guardar a maconha, sem vazar cheiro 

Devido a proibição da cannabis no Brasil, muitas vezes o uso de um recipiente, uma mochila ou bolsa que possa controlar o cheiro da sua maconha é útil. Abaixo elencamos alguns itens importantes a se buscar para garantir que nenhum cheiro vazará.  

  1. Usar uma bolsa ou mochila que tenha zíper hermético e escondido, aqueles que não é possível ver nenhuma luz passar; 
  1. Buscar por um recipiente ou bolsa que tenha filtro de carbono, que ajuda a eliminar odores ao neutralizar cheiros fortes; 
  1. Vidros herméticos não garantem que nada sairá, mas quando usados em conjunto com uma outra bolsa ou case, diminui em muita as chances de que o cheiro vaze. 

Dicas finais e lembretes bons de como guardar maconha para manter a qualidade 

  • Tenha sempre em mente que o tempo altera as propriedades do seu beck, portanto esteja a tempo a fatores visíveis na erva; 
  • Armazene em um recipiente de vidro hermético; 
  • Armazenar fora da luz solar direta; 
  • Armazenar em local fresco e seco; 
  • Use pacotes umidificadores com aproximadamente 62% de umidade; 
  • Mantenha longe de fontes de calor, incluindo alguns eletrônicos e eletrodomésticos; 
  • Não guarde na geladeira; 
  • Não armazene em recipientes de plástico ou saquinhos.
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!

    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x