Chá de banana e seus benefícios para a saúde 

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

O chá de banana é uma bebida muito famosa por seus inúmeros benefícios, incluindo a redução de inchaço. Se você ainda não experimentou esse chá, inclua na sua dieta e veja como pode potencializar a sua saúde!

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo. E não por acaso, além de ser uma fruta com sabor doce, é altamente nutritiva e muito utilizada em diversas receitas. No entanto, o chá feito a partir desta fruta não é muito comum na nossa cultura – até pouco tempo atrás. A nova onda nas trends da internet é que o chá de banana emagrece, mas será mesmo? 

Fique com a gente para descobrir sobre os benefícios do chá de banana, além de saber mais sobre a sua origem, como prepará-lo e qual a sua relação com a cannabis para a saúde

Origem do chá de banana 

O chá de banana, ou também chamado chá de casca de banana, é uma bebida popular em algumas regiões do mundo, especialmente na Ásia e em alguns países da América Latina. Sua origem remonta às tradições medicinais e culturais dessas regiões, onde a fruta é encontrada de forma abundante e valorizada, tanto por seu sabor quanto por suas propriedades medicinais e nutricionais. 

No Brasil, o consumo do chá não é tão difundido quanto em outros países, mas isso não significa que não existam pessoas que o utilizem. Em regiões onde a banana é cultivada em grande escala, é possível encontrar preparações caseiras mais comuns, especialmente entre aqueles que valorizam a medicina tradicional ou estão interessados em explorar os possíveis benefícios para a saúde por meio desta bebida. 

Seja em folhas, cascas ou outras partes, ela é amplamente cultivada. O que algumas pessoas não sabem é que a banana não é uma fruta, mas sim uma pseudofruta, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário durante a frutificação. Seu formato é alongado e contém uma coloração amarela ou vermelha de sabor doce.  

Agora que você já descobriu algumas curiosidades sobre a banana, vamos entender para que ser este chá e como você pode prepará-lo para adicionar na sua rotina alimentar. 

Benefícios do chá  

Sabemos que a banana contém inúmeros nutrientes solúveis em água, como a vitamina B6, potássio, magnésio, cobre e manganês. Embora o chá de banana ainda não ter comprovação científica, muitas pessoas relatam os seus benefícios ao consumi-lo de forma recorrente. Os principais pontos positivos deste chá são: 

  • Fonte de antioxidantes: Por ser naturalmente ricas em antioxidantes solúveis em água, incluindo dopamina e galocatequina, a banana pode ajudar a combater radicais livres e prevenir doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares. 
Benefícios do chá de banana
  • Evita o inchaço no corpo: O potássio é um mineral eletrólito fundamental na regulação do equilíbrio de fluidos, mantém a pressão sanguínea saudável e as contrações musculares. Além disso, ele trabalha com o sódio – outro mineral e eletrólito – que equilibra os fluidos nas células. No caso da redução do inchaço, quando tem mais sódio que potássio, pode haver uma retenção líquida, diminuindo o inchaço.  
  • Melhora na qualidade do sono: A banana contém potássio, magnésio e triptofano, três nutrientes essenciais para auxiliar na qualidade e na duração do sono, devido às suas propriedades relaxantes musculares. O triptofano é um aminoácido que estimula a produção de hormônios indutores do sono, como a serotonina e melatonina. 
  • Saúde cardiovascular: O potássio e magnésio ajudam a baixar a pressão sanguínea e reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames. É válido lembrar que, para as pessoas com pressão alta, é importante a orientação de um médico especialista. 
  • Controle de ansiedade: O magnésio é um mineral que desempenha diversas funções no sistema nervoso central, incluindo o controle do humor, sono e relaxamento. Assim, o chá pode ser benéfico para quem tem ansiedade ou está passando por um período de estresse. 

O chá de banana pode ser um aliado importante na prevenção ou tratamento complementar para diversas patologias. Como falamos acima, caso você tenha alguma condição de saúde, é fundamental conversar com o seu médico, pois mesmo sendo natural, quando em contato com o nosso organismo, pode ter efeitos adversos. 

Chá de banana emagrece? 

Essa é uma das maiores dúvidas quando falamos sobre chá de banana, principalmente depois de viralizar nas redes sociais sobre o seu possível emagrecimento. Mas, já adiantamos que a resposta é não!  

O que acontece no nosso organismo ao beber o chá de banana é que ele aumenta o trânsito intestinal e diurese, podendo contribuir para a redução do inchaço abdominal, trazendo uma sensação de leveza e redução de medidas.  

Todos os nutrientes que falamos ao decorrer do conteúdo contribuem para esse quadro de redução de inchaço no corpo e, claro que esse fator é muito positivo para quem está um foco mais estético. Mas, para ter esse efeito, é preciso incluir o chá cotidianamente na sua alimentação, além, é claro, de priorizar uma alimentação saudável, praticar atividade física e buscar práticas como a meditação, yoga ou relaxamento para diminuir sintomas de ansiedade, estresse ou mesmo depressão

Passo a passo para preparar seu chá de banana 

Existem diversas formas de se preparar o chá de banana, mas vamos trazer uma receita simples para você encaixar no seu dia a dia: 

Você pode armazenar o chá na geladeira por até 2 dias, desde que esteja em um recipiente bem vedado para não pegar cheiro dos itens da geladeira. 

Ingredientes do chá de banana

Cannabis e chá de banana 

A cannabis é conhecida por seus componentes ativos, como o THC e o CBD, que podem interagir com o organismo de várias maneiras, afetando o sistema endocanabinoide. Diversas pessoas relatam experiências positivas ao combinar a cannabis com outros produtos naturais, como chás, por conta dos seus efeitos medicinais. Não existem evidências do chá de banana com cannabis, mas os dois possuem compostos que auxiliam de maneira benéfica na saúde do ser humano. 

chá de banana e cannabis

É válido frisar que os efeitos dessa interação variam de pessoa para pessoa e os estudos científicos sobre essas interações da cannabis com outros compostos ainda estão em fases iniciais. Por isso, é importante entrar em contato com um profissional credenciado para prescrever a cannabis como método de tratamento, de forma segura e de acordo com as regulamentações. A Kaya Mind Saúde pode ser uma grande aliada nesse processo! 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x