Fitocanabinoides da cannabis: CBCA

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em

O CBCA é encontrado em poucas quantidades na cannabis e pode se transformar em CBC de forma rápida, o que torna os produtos à base desse fitocanabinoide mais raros

O potencial medicinal, terapêutico e psicotrópico da cannabis é consequência dos princípios ativos que a compõem. Há terpenos, canaflavinas e fitocanabinoides na planta, sendo os fitocanabinoides as propriedades mais conhecidas e disseminadas desses grupos. Existem mais de 100 fitocanabinoides encontrados na maconha e, até hoje, a quantidade correta ainda é pesquisada. São dois deles, no entanto, que lideram os estudos a respeito da planta: o THC e o CBD. Um tratado como vilão e o outro milagroso, ainda que erroneamente, mas muitos outros fitocanabinoides também oferecem benefícios medicinais. Por isso, a Kaya Mind publicará uma série de textos sobre alguns dos fitocanabinoides da cannabis. Neste material, será explorado um fitocanabinoide ainda pouco estudado: o CBCA.

Afinal, o que é o CBCA?

cbca o que é

CBCA ou ácido canabicromênico, assim como o THCA e CBDA, surgem do fitocanabinoide CBGA, mas, diferente desses fitocanabinoides, não é produzido em grandes quantidades nas cepas da cannabis. Ele é encontrado na planta quando está perto de madura e se transforma em CBC ao passar pelo processo de descarboxilação quando a cannabis exposta ao calor e quando é seca e curada.  

Ainda que o CBCA seja pouco presente na cannabis, existem formas de extraí-lo em maior quantidade. O CBGA se transforma em CBCA por conta da liberação de enzimas específicas, portanto, se elas forem isoladas e aplicadas ao CBGA isolado, é possível produzir CBCA. Hoje, existem alguns produtos com esse fitocanabinoide, principalmente em forma de tinturas, cápsulas e outros métodos que não envolvam calor, mas não são muito conhecidos.

Os efeitos do CBCA

Afinal, mesmo que esse fitocanabinoide tenha sido descoberto em 1968 por pesquisadores japoneses que o isolaram e o identificaram como precursor do CBC, não houve muitos outros estudos científicos a seu respeito nos últimos anos. Esse cenário, no entanto, deve mudar no futuro, pois as pesquisas em torno do THCA e CBDA já estão crescendo e podem haver potenciais medicinais significativos. Um dos benefícios terapêuticos que o CBCA pode proporcionar é o tratamento de infecções bacterianas e tudo indica que haverão outros semelhantes ao do CBC. 

Na última semana, o fitocanabinoide abordado foi o CBC. Foram nove textos a respeito do tema e este, sobre o CBCA, é o último. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!