O potencial medicinal, terapêutico e psicotrópico da cannabis é consequência dos princípios ativos que a compõem. Há terpenos, canaflavinas e fitocanabinoides na planta, sendo os fitocanabinoides as propriedades mais conhecidas e disseminadas desses grupos. Existem mais de 100 fitocanabinoides encontrados na maconha e, até hoje, a quantidade correta ainda é pesquisada. São dois deles, no entanto, que lideram os estudos a respeito da planta: o THC e o CBD. Um tratado como vilão e o outro milagroso, ainda que erroneamente, mas muitos outros fitocanabinoides também oferecem benefícios medicinais. Por isso, a Kaya Mind publicará uma série de textos sobre alguns dos fitocanabinoides da cannabis. Neste material, será explorado um fitocanabinoide ainda pouco estudado: o CBCA.
Afinal, o que é o CBCA?
CBCA ou ácido canabicromênico, assim como o THCA e CBDA, surgem do fitocanabinoide CBGA, mas, diferente desses fitocanabinoides, não é produzido em grandes quantidades nas cepas da cannabis. Ele é encontrado na planta quando está perto de madura e se transforma em CBC ao passar pelo processo de descarboxilação quando a cannabis exposta ao calor e quando é seca e curada.
Ainda que o CBCA seja pouco presente na cannabis, existem formas de extraí-lo em maior quantidade. O CBGA se transforma em CBCA por conta da liberação de enzimas específicas, portanto, se elas forem isoladas e aplicadas ao CBGA isolado, é possível produzir CBCA. Hoje, existem alguns produtos com esse fitocanabinoide, principalmente em forma de tinturas, cápsulas e outros métodos que não envolvam calor, mas não são muito conhecidos.
Os efeitos do CBCA
Afinal, mesmo que esse fitocanabinoide tenha sido descoberto em 1968 por pesquisadores japoneses que o isolaram e o identificaram como precursor do CBC, não houve muitos outros estudos científicos a seu respeito nos últimos anos. Esse cenário, no entanto, deve mudar no futuro, pois as pesquisas em torno do THCA e CBDA já estão crescendo e podem haver potenciais medicinais significativos. Um dos benefícios terapêuticos que o CBCA pode proporcionar é o tratamento de infecções bacterianas e tudo indica que haverão outros semelhantes ao do CBC.
Na última semana, o fitocanabinoide abordado foi o CBC. Foram nove textos a respeito do tema e este, sobre o CBCA, é o último.