Cannabis e Menstruação: Um Remédio Natural para o Bem-Estar

Tempo de leitura: 6 min

Publicado em

Descubra como essa planta pode aliviar a dor menstrual, TPM, endometriose e menopausa, oferecendo conforto e bem-estar para as pessoas que menstruam.

Pode parecer estranho relacionar uma planta com algo cotidiano na vida das pessoas que menstruam, como a menstruação, porém menstruar é muito mais do que apenas sangrar por alguns dias e a cannabis pode ser uma aliada nesse momento.

No artigo de hoje vamos aprofundar nossa compreensão sobre como a cannabis medicinal e seus compostos terapêuticos podem proporcionar conforto e alívio às pessoas que sofrem em alguma parte do menstruar, seja antes (durante a famosa e fatídica TPM), durante a menstruação ou depois que o ciclo menstrual já não é mais um problema, na fase da menopausa.

A conexão entre cannabis e o sistema reprodutivo feminino

cannabis e menstruação

Antes de examinarmos de que maneira a cannabis pode ajudar durante a menstruação, é importante entender como essa planta interage de forma única com o corpo feminino. Se voltarmos na história, nos primeiros registros que mostram a cannabis sendo usada na sociedade, é possivel observar que a planta era frequentemente relacionada ao feminino e a deusas, pois seus fios eram transformados em tecidos, suas sementes eram usadas como alimentos e o óleo extraído das flores como medicação, processos liderados pelas mulheres naquele tempo.

Existem indícios inclusive, de que no Egito Antigo, a deusa Seshat, que representava o conhecimento, carregava consigo como coroa uma folha de cannabis. Apesar de não existir consenso entre os historiadores de que, de fato, a coroa é uma folha de maconha, pode-se afirmar que, todos os humanos, possuem um sistema endocanabinoide que os tornam propensos ao uso da cannabis. Para as pessoas que menstruam esses benefícios vão além, pois os compostos da cannabis também interagem com outros processos do organismo feminino, como a menstruação.

Cannabis e menstruação: o alívio da dor menstrual

A popularidade da cannabis para fins medicinais tem crescido devido as muitas condições médicas que essa planta e seus compostos são capazes de auxiliar. A dor é uma das principais, sendo inclusive a condição médica com maior aderência pelo tratamento da cannabis medicinal , e um dos motivos pelas quais ela vem se popularizando em todo o mundo. Muitas vezes, as dores sentidas durante o período menstrual, chamadas de cólicas menstruais, são causadas pela produção elevada de prostaglandinas, hormônios que induzem contrações no útero e são um incomodo para pessoas de todas as idades.

cannabis e mensturação cólicas

Um dos motivos pelos quais essa contração é tão incômoda para algumas pessoas é devido a sua capacidade de diminuir o fluxo de sangue para os músculos uterinos, o que acaba resultando em dor e desconforto para quem está vivendo esse processo. É nesse momento que os compostos da cannabis se mostram benéficos, pois como uma das suas propriedades naturais é a de vasodilatação, ou seja, ela ajuda a expandir os vasos sanguíneos, e também auxilia no alívio da dor da contração e até outros estímulos dolorosos, como a dor de cabeça, que acaba sendo um efeito colateral enfrentado por algumas pessoas durante o ciclo menstrual.

Historicamente, quem buscava a cannabis como uma aliada para esses momentos, tinha como principal opção a planta fumada ou o uso de seus compostos em alimentos. No entanto, com o avanço desse mercado, empresas como a Humora trazem inovação em seu portfólio e oferecem itens diferentes que se integram facilmente à rotina diária, como é o caso do spray de CBD, uma das inovações que oferece micro doses de CBD e outras substâncias benéficas para seu corpo e pra te ajudar a aliviar os sintomas.

Cannabis e TPM: como ela pode te ajudar

Agora que você já entendeu como os compostos da cannabis podem te ajudar durante a menstruação, é muito importante também falarmos sobre como ela e, os produtos com canabinoides podem te ajudar naquela fase da TPM, a famosa época que sintomas psicológicos e físicos se manifestam logo antes da menstruação descer. Estudos mostram que a cannabis não apenas melhora o humor (sim, nossa cliente Humora tem esse nome estratégico e não é à toa), reduzindo as oscilações emocionais, mas também promove estabilidade emocional.

maconha e menstruação

Além desse super trabalho psicológico, assim como no caso das cólicas menstruais, a cannabis promove uma interação com nossa saúde física, sendo uma aliada no tratamento de desconfortos musculares e, até mesmo, na hora de deixar seu corpo mais equilibrado para o dia a dia. Apesar de a cannabis, por si só já ser uma aliada das pessoas que estão sofrendo com a TPM, sua combinação com outras substâncias amplifica ainda mais o seu potencial. Como esse artigo foi feito para tirar todas as suas dúvidas com relação a esse assunto, vamos falar um pouco mais sobre outras substâncias que auxiliam a cannabis nos benefícios para a TPM?

  • Vitamina B-6: A piridoxina (outro nome dado para a Vitamina B-6) pode ser desempenhar um papel importante, pois é capaz de ajudar em alguns dos sintomas relacionados ao humor durante o período da TPM. Como a substância faz parte do processo de síntese do neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, que é a serotonina, ela pode ser uma valiosa aliada.
  • Magnésio: Essa substância tem recebido cada vez mais atenção como um suplemento importante e benéfico para a saúde humana. Por si só, esse elemento já diminui o risco de TPM, mas pode ter um efeito ainda maior quando combinado com vitaminas, tais como a vitamina B6.
  • Vitex Agnus-castus: Não precisa se assustar com o nome, ela é mais conhecida como Agnocasto e é rica em flavonoides (que também estão presentes na cannabis), óleos essenciais, diterpenos (que são diferentes dos terpenos da cannabis) e glicosídeos, que atuam sobre hormônios femininos que são usados para tratar algumas irregularidades do ciclo, na TPM e em vários outros momentos, ou seja, mais uma planta medicinal das boas.
  • Cálcio: Estudos mostram que a reposição de cálcio, associada à vitamina B6, pode reduzir consideravelmente os sintomas da TPM.

E se você está se perguntando como incluir todas essas substâncias terapêuticas na sua rotina, não se preocupe, pois empresas como a Humora estão empenhadas em garantir o seu bem-estar desde o início e já pensaram na formulação de seus produtos para te atender de forma integral.

Endometriose: o que a ciência nos diz

Apesar de a menstruação ser algo normal para mais da metade da população, ela não experenciada da mesma forma por todas as pessoas. Muita gente sofre com uma condição médica chamada endometriose, que pode intensificar alguns dos sintomas doloridos do período menstrual e trazem outras possíveis complicações também. Vamos antes entender o que é a endometriose e por que ela causa desconforto para aqueles que a enfrentam.

A endometriose é uma condição que ocorre quando um tecido similar aquele que fica na parte interna do útero, começa a crescer na parte externa desse órgão, muitas vezes envolvendo outras partes do corpo como os ovários e outros, causando uma forte dor pélvica e um desconforto menstrual mais acentuado do que o de uma menstruação “normal”.

Como essa é uma condição médica que afeta milhões de pessoas que menstruam em todo o mundo, existe um interesse grande em entender como a cannabis poderia ajudar as pessoas que sofrem com essas dores. Atualmente, estudos sugerem que os compostos da cannabis poderiam ser benéficos no gerenciamento da dor causada pela doença, pois as suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir a inflamação associada a essa condição. Além disso, permite que as pessoas com endometriose retomem o controle da sua vida durante o período menstrual, que pode ser afetado pelo enfrentamento da dor crônica.

E para quem chegou na menopausa, uma alternativa

Com o passar dos anos, as pessoas que menstruam chegam em um momento em que o corpo entra em uma nova fase, conhecida popularmente como menopausa. Durante esse período, caracterizado pelo fim da menstruação, uma série de novos sintomas se manifestam (para algumas pessoas mais desagradáveis e intensos que para outras). Apesar do desconforto que pode ser desencadeado nesse momento, a cannabis também pode funcionar como uma aliada no combate as sensações indesejadas. Alguns dos desafios enfrentados por quem está na menopausa são as ondas de calor, as alterações de humor e os distúrbios do sono, processos que a cannabis tem um histórico positivo de tratamento

cannabis na tpm

A cannabis pode proporcionar alívio das ondas de calor e dos suores noturnos, que tendem a prejudicar os padrões de sono. Além disso, suas propriedades estabilizadoras de humor podem ajudar a atenuar as flutuações emocionais frequentemente experimentadas durante a menopausa, proporcionando uma jornada mais tranquila durante essa fase de mudanças.

A relação única entre o corpo feminino e a cannabis oferece um caminho para o alívio personalizado durante diferentes fases do ciclo menstrual. À medida que a humanidade continua a explorar os benefícios da cannabis medicinal, fica claro que esta planta extraordinária não apenas oferece alívio, mas também capacitação.

Ao compreender e aproveitar o poder da cannabis, as pessoas que menstruam podem enfrentar seus desafios de saúde de forma mais confortável e confiante, recuperando o controle de suas vidas, ciclo após ciclo. Além disso, contar com a assistência de uma empresa (criada pela Ana Julia Kiss, uma super empresária) que entende dos desafios das pessoas que passam por esses processos e poderá te ajudar a encontrar um profissional da saúde para que você agende sua consulta e tenha o melhor cann-tratamento!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x