1001 usos do cânhamo

Escrito por

Escrito por

Lara Santos

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

Subespécie da Cannabis Sativa L., o cânhamo é utilizado industrialmente e tem inúmeras vantagens sustentáveis, medicinais e sociais, sendo muitas já conhecidas pela humanidade desde 10.000 a.C.

A partir de hoje, a Kaya Mind lançará uma série de sete textos sobre as diferentes utilidades do cânhamo, subespécie da Cannabis Sativa L. que tem fins industriais e costuma ser cultivada com menos de 2% de THC, a depender do país onde é regulamentado, e, portanto, não tem propriedades psicotrópicas. Vale ressaltar que, para além dos usos abordados a seguir, a planta tem inúmeras outras finalidades, tornando-se uma alternativa sustentável e interessante para diversas indústrias. 

cânhamo tem uma relação muito estreita com a humanidade, sendo o seu primeiro uso registrado em 10.000 a.C – resquícios de fibra da planta foram encontrados em objetos de cerâmica no Taiwan. Na época do colonialismo, o cânhamo também era matéria-prima para a produção de cordas e velas dos barcos. Os portugueses, por exemplo, chegaram ao Brasil a partir dessas embarcações e, inclusive, implementaram o cultivo da planta para a fabricação de tecidos, prática que já era parte da tradição chinesa há anos.

canhamo milenar
Fonte: CannaBlog

Com o proibicionismo, no entanto, o cânhamo, por ser da família da cannabis, passou a ser enxergado com preconceito e foi banido de diversos países que já tinham de seu cultivo um costume. Até os Estados Unidos, principal player da guerra às drogas, dedicava parte de seu território a esse plantio – uma empresa automobilística até chegou a estudar o desenvolvimento de combustíveis e plásticos a partir da planta.  Mas seu uso foi interrompido por diversas nações, o que não só representou um retrocesso social, como ambiental. 

Depois do reconhecimento das diversas perdas que o proibicionismo causou e de pesquisas científicas que validaram as vantagens da cannabis, há um resgate dessa antiga relação e tradição. Seu cultivo, então, passou a ser permitido em alguns países, como nos EUA – o cânhamo é principalmente utilizado para a produção de medicamentos à base de cannabis e com predominância de CBD.

No Brasil, o PL 399/2015 visa, além do plantio da cannabis para fins medicinais, o retorno do cânhamo para objetivos industriais. Mas, até a aprovação desse projeto, a regulamentação em torno da planta no país continua vaga e relativa, exceto em relação aos medicamentos à base de CBD.  No relatório “Cânhamo no Brasil“, a Kaya Mind estima que, no quarto ano de regulamentação dessa planta, mais de 15 mil hectares poderiam ser dedicados ao seu cultivo. Além disso, o seu potencial em termos econômicos também foi calculado como extremamente relevante, podendo movimentar R$ 4,9 bilhões no país.

usos-do-canhamo
Possíveis usos do cânhamo. Kaya Mind

Hoje, essa reintegração da planta na sociedade e o surgimento de novos estudos apontaram um leque ainda maior de possíveis usos do cânhamo. Há concreto de cânhamo, avião feito da planta e até alimentos à base de suas sementes. Confira:

Os mais variados usos do cânhamo

Velas das embarcações

Esse é um dos usos mais antigos e conhecidos do cânhamo. Suas fibras eram usadas para constituir as velas das embarcações, como foi no caso das navegações portuguesas quando o Brasil foi colonizado. Por conta desse feito, inclusive, muitos dizem que um dos primeiros contatos da cannabis com o país foi nesse período. Confira mais detalhes sobre esse assunto aqui.

Indústria automobilística sustentável

Por volta de 1940, o engenheiro e empresário Henry Ford apresentou um projeto de um carro-conceito que era feito a partir de cânhamo, palhas de trigo, sisal e fibras de celulose – a mistura desses materiais criaria um plástico mais barato e seguro que o aço. Para tornar o produto ainda mais sustentável, ele idealizou um biocombustível derivado de sementes de cânhamo. Esse projeto, no entanto, não foi adiante por conta do proibicionismo, mas, de uns anos para cá, outras empresas já têm mostrado interesse por veículos motorizados à base do cânhamo. Para entender mais sobre o assunto, acesse o texto completo aqui.

Dieta à base de plantas

A semente do cânhamo pode ser uma alternativa para pessoas que desejam seguir dietas veganas ou vegetarianas. Isso porque seus componentes são altamente nutritivos; ela contém um nível significativo de proteína, comparável à da ervilha ou frango, além de ter vitaminas, ferro, ácidos graxos, entre outros. Além disso, a semente pode ser consumida de diversas formas, como por meio da carne e leite vegetal, em póin natura e mais.

Entenda aqui quais são os benefícios da semente do cânhamo e como ter acesso a ela no Brasil.

A produção de concreto de cânhamo ou hempcrete

A fibra do cânhamo é um insumo que pode ser usado para diversos fins, como, por exemplo, para a produção de um concreto sustentável e atóxico. Chamado de hempcrete em inglês, o concreto de cânhamo é fácil de fabricar, econômico, resistente a fungos e pragas, impermeável, à prova de fogo, seguro em caso de terremotos, com regulamentação térmica e controla a umidade. Esse material é uma realidade em alguns países, como na Índia, onde já o produzem.

Conheça mais vantagens do hempcrete aqui.

Calças jeans e outras vestimentas

A fibra do cânhamo é extraída do caule da planta e, a partir dela, é possível fabricar tecidos sustentáveis e atóxicos. Hoje, muitas marcas da moda buscam por materiais que sejam naturais e ecofriendly, por isso, o cânhamo tem sido muito procurado. Além da fibra constituir um tecido que tenha uma série de benefícios para a pele no dia a dia, o cultivo do cânhamo para a extração desse insumo é menos danoso ao meio ambiente do que as outras culturas tradicionais incorporadas pela indústria da moda.

Veja aqui uma explicação mais detalhada sobre o que são as fibras do cânhamo e quais são suas utilidades.

Avião feito e movido por fibras da planta

Assim como na indústria automobilística, as fibras do cânhamo também podem ser usadas na indústria de aviação. Uma empresa criou um avião com sua estrutura feita de cânhamo e seu biocombustível movido à planta também, mantendo a segurança e a resistência dos aviões em seus materiais originais, mas diminuindo os impactos ao meio ambiente por não utilizar combustíveis fósseis.

Até a fibra de vidro, material normalmente utilizado na aviação e em outras indústrias, também pode ser desenvolvida por meio da fibra de cânhamo, gerando impactos sustentáveis positivos.

Leia mais sobre a inovação do cânhamo na aviação.

Essas são todas alternativas e complementos sustentáveis às produções atuais existentes e uma forma de suprir as necessidades de inúmeros pacientes que podem ser beneficiados pelo uso medicinal do CBD, já que do cânhamo também é possível extrair óleo de CBD, além de não prejudicar outras agriculturas ou incentivar o desmatamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

copa do mundo e cannabis
Lara Santos

Copa do Mundo e cannabis  

Em 2022, o evento acontece em um país com regras rígidas sobre o uso de cannabis. Entenda como as seleções favoritas se posicionam a respeito da planta e como os atletas poderiam se beneficiar se o uso de CBD fosse permitido

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!