Sementes de Cannabis: tipos, como germinar, sementes de prensado e onde comprar

Tempo de leitura: 8 min

Publicado em

Há diferentes tipos de sementes de cannabis: regulares, auto florescentes e feminizadas – onde comprar e como começar o seu cultivo

As sementes de cannabis contribuem para que a planta seja tão heterogênea. É possível obter diferentes cruzamentos que necessitam de atenção e cuidados distintos, e que consequentemente também oferecem terpenos, canabinoides , tamanhos, formatos e flores diferentes (confira nesse texto as diferenças entre as populares indica e sativa). Muitas dessas complexidades podem ser compreendidas a partir do entendimento de suas sementes, que se dividem em diferentes categorias: regulares, feminizadas e auto florescentes. Explicaremos o que são, como se diferenciam e seus atributos mais para frente.

É possível cultivar cannabis a partir de clones ou de sementes. No Brasil, a aquisição de sementes não é regulamentada, então, algumas pessoas costumam obtê-las por meio do comércio online, viagens ao exterior, bancos de sementes estrangeiros ou com cultivadores e representantes próximos. Para conferir mais detalhes sobre o status da importação de sementes no Brasil, acesse esse texto. Cada semente contém suas próprias particularidades, e para atender as suas preferências, você pode adquirir sementes específicas.

É normal se preocupar com a fase vegetativa e de floração da planta, mas lembre-se que é fundamental se atentar que o início do processo, ou seja, a germinação da semente é o que dá origem a todos os demais, e se a gente não passa por essa etapa, não é possível obter sucesso nas outras. Então vamos entender toda essa etapa inicial:

Conferindo a qualidade de suas sementes de cannabis

Antes de germinar suas sementes, você pode conferir se ela está saudável para ser plantada, e isso exige uma breve análise. Incialmente, atente-se a dois fatores: sua coloração e sua consistência.

Coloração: A semente deve ser marrom escura e mais dura. Tons esverdeados apontam que ela não está madura o suficiente para germinar, e tons ainda mais claros ainda podem indicar que elas estão secas. Elas também contêm uma película que lembra uma cera e um leve brilhinho, que é mais fácil de perceber na luz.

Consistência: Devagar, pressione sua semente. Se ela quebrar, significa que está muito seca e não germinaria, então seria impossível atingir o seu objetivo final!

Além disso, apesar de ser difícil distinguir visualmente, nem toda semente é igual. Há sementes feminilizadas, autoflorescentes e regulares. Todas essas classificações possuem vantagens e desvantagens consideráveis. Vamos compreender as características de cada uma delas:

Tipos de sementes de cannabis

Sementes regulares

Ao comprar sementes tradicionais, estamos nos referindo a sementes regulares, as responsáveis pelo cruzamento e obtenção de diferentes strains. A partir delas, é possível obter as plantas que você deseja. Mas não é tão simples, pois a maconha é uma planta dioica, ou seja, é uma espécie composta por machos e fêmeas e com essas sementes, você só vai identificar o sexo da planta na fase certa e após seu crescimento, então, caso você esteja interessado nas flores, é preciso focar nas fêmeas, mas não será possível descartar os machos de imediato, pois até identificar o sexo, será necessário preservá-las.

Apesar de ser uma opção mais barata, essas sementes podem não render tanto, pois grande parte delas, geralmente 1/3, podem dar origem a plantas com a genética masculina.

Então por que cultivar sementes de cannabis regulares? Bem, talvez um criador ou linhagem em particular que você queira experimentar carregue apenas sementes regulares. Alguns produtores acreditam que o processo de feminização não é natural, e preferem chutá-lo à moda antiga cultivando apenas sementes regulares. Outros gostam da aposta e do desafio. Além disso, muitas pessoas defendem que as plantas originadas a partir de sementes regulares são mais fortes, resistentes e que consequentemente, rendem mais. Sabemos que há controvérsias, mas seja qual for o motivo, quando você cultiva cannabis a partir de sementes regulares, as chances de obter todas as plantas femininas realmente não estão a seu favor. Você vai acabar com alguns machos. Portanto, você precisa aprender a sexar suas plantas de cannabis! Além disso, sempre iniciamos várias sementes “regulares” extras – assumindo um risco menor 

Sementes feminizadas

Esse tipo de sementes produz apenas fêmeas, isso quer dizer que certamente a semente tem capacidade de produzir uma planta que floresça. Essas sementes são cultivadas para que não tenham cromossomos masculinos. Esse processo de feminização das sementes pode ocorrer de forma natural ou artificial. Sementes feminizadas obtidas naturalmente são geradas devido a um mecanismo de adaptação e sobrevivência da planta. Algumas vezes, em função da ausência de machos, as plantas fêmeas são capazes de polinizar a si mesmas, outras plantas fêmeas, produzindo apenas plantas com a genética feminina e sementes feminizadas. Esse método é chamo de rodelização, no entanto, a maioria das sementes feminizadas vêm de plantas de cannabis que foram tratadas e alteradas de forma a inibir os cromossomos masculinos.

sementes de cannabis

O método mais comum é pulverizar a planta repetidamente (diariamente ou mais) com prata coloidal. Outros produtos químicos e compostos também podem ser usados, mas são muito menos acessíveis. A prata coloidal é tecnicamente “não tóxica”, mas você não quer fumá-la! Assim, a planta é sacrificial – utilizada apenas para a produção de pólen e sementes. 

Tratamentos repetidos com prata coloidal causam repressão do etileno da planta, que é o material que cria as flores masculinas. Em vez disso, a planta fêmea tratada produzirá sacos de pólen cheios de pólen FÊMEA (com cromossomos XX em vez de XY). Em seguida, os criadores usam o pólen feminino para polinizar as flores femininas, resultando no desenvolvimento de sementes totalmente femininas. 

Adquirir sementes feminizadas possui vantagens expressivas:  Elas podem render mais, pois você não precisa se preocupar em eliminar os machos ou se preocupar com a polinização das plantas.

No entanto, devido à ausência de machos, não são indicadas para cruzamento e nem para obtenção de novas strains.

Sementes autoflorescentes

As sementes auto florescentes provém da cannabis ruralis, uma subespécie que historicamente se adaptou a variados climas e produz sementes sem necessidade de alteração no ciclo de iluminação. O auto cultivo de outros tipos de semente envolve períodos de iluminação, e de redução da luz, mas no caso de sementes auto florescentes, esse cuidado pode ser descartado.

Essa genética é fácil de cultivar e produz plantas compactas, mas bem robustas, o que as torna ideal para quem está iniciando nesse universo. Por serem pequenas, podem ser cultivadas em espaços pequenos como baldes, armários e caixas e serem colocadas no meio de outras plantas, o que é uma boa alternativa para quem cultivar com mais discrição. Mas como nem tudo são flores, literalmente, essas sementes rendem menos e são mais difíceis de clonar.

Ao adquirir suas sementes, é importante armazená-las em um local adequado, de preferência seco, escuro e fechado, como saquinhos com zip lock, para que o contato com o ar e diferentes temperaturas e umidade seja evitado. Se armazenadas adequadamente, suas sementes podem durar até cinco anos, e você tem liberdade para germiná-las quando achar ideal.

Prenseeds: as sementes de prensado funcionam?

prenseed semente de prensado

Se você já viu sementinhas dentro do seu prensado, saiba que elas também podem ser plantadas. No geral, o processo com a é o mesmo. Você vai testar a qualidade das sementes, verificar se estão boas e saudáveis o suficiente e também pode fazer o teste da água. É importante que você saiba que prenseeds são sementes regulares, e que podem produzir machos e fêmeas. Então, não se esqueça de verificar as diferenças assim que for possível, pois machos polinizam fêmeas e não produzem flores.

Além disso, como a cannabis é uma espécie composta por várias variações, é mais complicado saber quais serão as características da sua planta a partir desse tipo de semente. Como a genética da semente do seu prensado é desconhecida, aspectos como a strain da sua planta, quantidade de canabinoides, terpenos, vãos ser mais difíceis de definir a curto prazo, mas você pode seguir observando para conseguir caracterizar tudo o que for possível conforme sua planta cresce.

Como germinar minhas sementes de cannabis

A germinação apenas uma das etapas do auto cultivo, mas é uma fase muito importante. (Você pode conferir o processo mais detalhado aqui).

Existem vários métodos para germinar suas sementes, você pode usar algodão, copos, papeis toalhas, mas aqui vamos aprofundar melhor a técnica do papel toalha, por ser bem simples e não exigir utensílios difíceis de se ter em casa.

Após obter as suas sementes e conferir se estão saudáveis, é o momento de germiná-las. Essa fase é crucial para que a sua planta se desenvolva, e você deve se atentar a três elementos básicos: água, temperatura e ar.

  • Coloque as sementes em um recipiente com água e espere cerca de 12 horas. Após esse período, você vai notar que algumas desceram para o fundo do recipiente. Você pode tentar empurrar, mas se elas não descerem, descarte as que ficaram na superfície. É nas que desceram que vamos focar.
  • Cubra um prato ou uma vasilha com folhas de papel toalha e os molhe. Em seguida, distribua as sementes sobre a superfície com uma pequena distância entre elas, para que na hora que crescerem os brotinhos não fiquem presos um ao outro. Cubra as sementes com mais papel toalha. Elas gostam de escuro, então você vai precisar tampar o local. Pode usar uma tampa de panela ou outro prato.
  • Temperatura: Embora a maioria sobreviva a variações, as sementes preferem uma temperatura de 20ºC a 30ºC, bem moderada, pois não resistem em ambientes muito quentes ou muito frios. Não se esqueça de verificar a temperatura e conferir se a superfície segue bem úmida. Caso seja necessário, você pode molhar novamente. Mas lembre-se de não enxarcar o papel, é apenas deixá-lo úmido. Vá conferindo se as sementes estão germinando.
sementes de cannabis como germinar

Expostas a condições adequadas, é esperado que suas sementes comecem a se desenvolver entre 12 e 36 horas.

Pós germinação: o que fazer depois que minha semente de cannabis germinar?

Primeiramente, é normal que nem todas germinem, mas quando elas desenvolverem um pequeno caule e um tamanho de 2cm a 3cm você poderá plantá-las. Evite ao máximo tocar as raízes e depois transporte-as para o vaso ou local que você planejou.

  1. Faça pequenos buracos no solo do local escolhido, ele não deve ser muito profundo e nem muito próximo a superfície.
  2. Com bastante cuidado e com o auxílio de uma pinça, deposite as suas sementes com as raízes voltadas para baixo e as cubra.
sementes de cannabis como plantar

Para que sua planta se desenvolva de forma saudável, você vai ter que estar atento a uma série de cuidados, incluindo especificidades em relação ao solo e seus nutrientes. A cannabis necessita de solos ricos em nitrogênio, fósforo e potássio, iluminação adequada em diferentes períodos, e bastante atenção.

Regulamentação da maconha no Brasil

Cultivar a sua própria cannabis pode ser muito satisfatório, mas antes de adquirir suas sementes e iniciar o cultivo de cannabis, você deve se lembrar que no Brasil, o plantio não é permitido. Apenas o uso medicinal da planta é regulamentado e poucas pessoas possuem autorização judicial para o cultivo.

Já que estamos falando sobre sementes, entenda também sobre a super semente do cânhamo. A cannabis e o cânhamo provém da mesma espécie vegetal (Cannabis sativa L.), porém possuem diferentes componentes químicos e funções.  A semente de cânhamo é utilizada para diversas finalidades, e possui uma série de aplicações industriais, tanto na indústria de alimentos e bebidas, tecidos, papel, suplementos nutricionais e até para ração de animal. Confira mais detalhes aqui.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x