Em países regulamentados, os mercados que se aproveitam da liberação da maconha são inúmeros. Até a gastronomia não ficou de fora, contanto que vários restaurantes se tornaram restaurantes canábicos e hoje possuem cardápios nos quais a maconha é um ingrediente – às vezes, até o ingrediente principal – e os pratos vão muito além dos famosos space cakes ou brisadeiros.
Existem desde fast foods até restaurantes com menus-degustação voltados para a indústria da cannabis. Ao contrário dos restaurantes convencionais, as refeições desses estabelecimentos podem te fazer ficar chapado, por isso, é importante estar atento a esse fato antes de frequentar algum. Por mais que os chefs procurem uma dosagem adequada para nenhum de seus clientes passar mal, tome cuidado com o consumo, pois os comestíveis de maconha costumam causar efeitos mais fortes e longos. Veja alguns dos restaurantes canábicos que existem pelo mundo:
Conheça alguns restaurantes canábicos
Cenas com María – Montevidéu
A cozinheira brasileira Marcela Ikeda deu início ao seu projeto “Casa Larica” em 2016, já em Montevidéu no Uruguai, o qual tinha como objetivo juntar gastronomia e cannabis. Hoje chamado de “Cenas com María”, a experiência acontece com jantares marcados na própria casa de Marcela, onde são servidos diversos pratos com derivados da cannabis e do cânhamo que buscam elevar o paladar e sensações dos clientes. O projeto foi tão bem-sucedido que até foi levado para outros países do mundo, como na Espanha.
Cannabis Supper Club – Los Angeles
Assim como Cenas com María, esse negócio também é uma experiência de jantar com cannabis, mas acontece na Califórnia. As refeições são feitas com ingredientes frescos, carnes premium e diferentes cepas da cannabis, e só podem ser experienciadas com datas marcadas. A última, por exemplo, foi no dia 23 de outubro de 2022 e baseada em: haxixe, carne wagyu e charutos de maconha.
Pop Cultivate – Los Angeles e Las Vegas
Também nos Estados Unidos, o Pop Cultivate foi fundado pelo chef de cannabis Chris Yang, que apareceu já em programas da Netflix, mas conta com a participação de vários outros profissionais de excelência. Eles fazem eventos com menus de alta gastronomia e com opções de infusões de cannabis, sendo que todos esses processos são realizados de forma controlada para não causar um efeito muito forte nos clientes.
Além desses estabelecimentos, existem alguns restaurantes que já incluíram pratos ou fizeram um menu especial voltado para a cannabis, como o tailandês The Service 1921, que fica localizado em Chiang Mai. Alguns que eram famosos, como o Original Cannabis Café, foram fechados na pandemia do novo coronavírus.
A indústria gastronômica vai crescer cada vez mais em torno da cannabis, afinal, a planta oferece inúmeras possibilidades de consumo. Não só suas flores podem ser infusionadas em bebidas, álcool ou gorduras (como a manteiga de cannabis), como também as folhas e as sementes da cannabis podem criar novos alimentos, como o leite e a carne vegetal de sementes de cânhamo.
Ainda que no Brasil esse cenário esteja longe de acontecer, pois a única regulamentação existente é para uso medicinal, já existem cursos de gastronomia canábica, como o da Lilica 420 e do Caio do Cozinha 4e20, para você se especializar. Veja aqui alguns cursos da área.