Consumer Insights: como conhecer seu cliente ajuda no aumento das vendas

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

Confira dicas incríveis sobre Consumer Insights e os caminhos para o seu negócio começar a vender mais a partir de hoje através de dados de mercado em mãos

Quando se trata do mercado da cannabis no Brasil, entender sobre a importância de Consumer Insights para a sua operação, começa a se fazer essencial para modelar o seu negócio e fazer as devidas correções para a tão sonhada escalada de resultados.

consumer insights o que é

O mercado da cannabis é altamente competitivo no Brasil e no mundo, e empresas que atuam neste mercado já entenderam que precisam conhecer seus clientes. Através desse conhecimento que saberão com mais clareza seu público-alvo e poderão criar novas estratégias de marketing e vendas para vender mais no mercado da cannabis.

Uma vez que você e o seu time começam a realmente estudar o comportamento do consumidor através de dados de mercado, sua empresa começa a se tornar mais competitiva, centrada na satisfação do cliente (leia aqui nosso conteúdo sobre Customer Success e descubra como juntar esses 2 conceitos para alavancar suas vendas!) e consequentemente aumentar as vendas.

Neste texto você verá o poder que Consumer Insights tem em seu negócio canábico e como você pode começar a implementar essa visão em todos os seus times, e não apenas em marketing e vendas.

Mas você sabe o que é Consumer Insights?

O termo Consumer Insight significa em entender o seu consumidor de acordo com números de negócio e mercado, através da correta leitura das informações em seu banco de dados, feedbacks, ações dos clientes e interações com a sua marca do mercado da cannabis.

Antes de começar a fazer múltiplas ações ao mesmo tempo, é importante definir o que você começará a analisar dos seus clientes, para isso, entenda:

  • Dados que você já possui;
  • Dados que você pode começar a captar;
  • Dados que você precisa de ajuda externa para ter acesso.

Dentro dos itens acima você poderá transitar entre diferentes tipos de dados, como:

  • Navegação no site;
  • Comportamento nas redes sociais;
  • Dados demográficos;
  • Dados de compra;
  • Feedbacks, entre outros itens.

Algumas informações precisarão de mais algumas para você chegar em uma conclusão, e outras, poderão evidenciar um problema ou solução de maneira mais clara, como os feedbacks de clientes em formulários ou mesmo pesquisas de mercado.

Por onde começar a buscar os dados para então navegar em Consumer Insights?

Existem diversas maneiras para termos mais dados dos nossos clientes e então começar análises para entender seu comportamento e quais as tomadas de decisão necessárias para alcançar o objetivo final. Abaixo vemos algumas fontes de informação, como:

  • Pesquisa de mercado;
  • Análise de concorrência;
  • Pesquisas Online de Satisfação;
  • Informações de compra;
  • Informações de navegação (como carrinho abandonado e acesso em páginas);
  • Dados de navegação nos seus perfis de redes sociais;
  • Ferramentas de Mapa de Calor no site;
  • Ferramentas de Digital Analytics, entre outros.

As maneiras são inúmeras de entender o seu cliente através de Consumer Insights no mercado da cannabis.

Você já percebeu que Consumer Insights são um conjunto de ações, é na realidade, um movimento e pensamento que é construído em toda a empresa para ser centrada no que mais interessa, que são os seus clientes.

Transformando dados de clientes em vendas e crescimento

A partir do momento em que você já tem clareza sobre o seu consumidor, hábitos de consumo e comportamento em tempo real através de ferramentas digitais, chegou a hora de pensar como traduzir esse conhecimento em diversas frentes da operação para gerar mais vendas.

Abaixo você encontra algumas dicas de marketing para impulsionar as suas vendas:

consumer insights
  • Email marketing customizado: separe seus consumidores em listas por interesse e comece a criar mensagens personalizadas de vendas para cada perfil
  • Processo de navegação no site: entenda através de ferramentas como o Google Analytics qual o comportamento de navegação, momentos de interação e conversão para a partir destes dados, otimizar páginas e fluxos de processos que exigem a interação do seu cliente
  • Teste A/B com conteúdo: realize pequenos testes e entenda qual o resultado antes de aplicar para toda a sua base, os testes A/B fornecem ainda mais dados para você customizar o processo de vendas e torná-lo ainda mais escalável
  • Otimização das copys de campanhas: ao separar seus clientes em listas de segmentação, as mensagens serão personalizadas e você começará a trabalhar argumentos de vendas direcionados para cada tipo de cliente em sua base e os novos que deseja atrair
  • Operação Comercial: crie materiais de vendas customizados para cada perfil de cliente, isso dará mais argumentos na hora do fechamento, principalmente pra vendas B2B. Seus clientes possuem necessidades diferentes e ter métodos de vendas diferentes para cada público pode ser algo que melhore suas vendas a longo prazo.

Esses são alguns exemplos de frentes de atuação que podem ser customizados de acordo com seus aprendizados, lembrando que dentro do seu negócio existem diferentes perfis de clientes e cada perfil demanda uma comunicação e relacionamento personalizados.

A partir do momento em que seu negócio canábico começa a adaptar suas ações de acordo com o comportamento dos clientes, você verá um aumento de vendas gradual.

É fundamental que você e seu time comecem a entender as mensagens que seus clientes deixam ao longo do caminho, analisar essas informações e transformar em planos de ação que se reflitam em um incremento de vendas. Ao compreender os clientes, você verá que suas ações ficarão mais conectadas com o desejo dos consumidores e terá mais oportunidades de desenvolvimento de produtos e serviços que sejam interessantes para seu público-alvo.

Faça valer a pena o Consumer Insights dentro do seu negócio e fique um passo à frente da sua concorrência, atraia novos clientes, fidelize os atuais e escale sua operação!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x