Cannabis Cup: tudo sobre a Copa do Mundo da Maconha

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

A Cannabis Cup reúne os melhores produtos canábicos em uma grande competição repleta de entretenimento! Conheça a Copa do Mundo da Maconha!

Se você achou que o universo da cannabis já era cheio de novidades surpreendentes, esse cenário não para por aí. Quando se trata de competição, inovação e entretenimento, os eventos de cannabis ao redor do mundo não decepcionam e promovem competições que selecionam o melhor que a cannabis pode oferecer. Uma das mais tradicionais é a High Times Cannabis Cup! Uma copa do mundo de produtos canábicos!

O que é a Cannabis Cup

A Cannabis Cup é um evento mundial realizado pela revista High Times há mais de 30 anos, que reúne os melhores competidores canábicos de vários países. É de se esperar que esses eventos sejam promovidos em países que o uso recreativo da cannabis é legalizado para que tudo possa acontecer com mais liberdade, então essas competições ocorrem com frequência na capital da Holanda, em Amsterdam, mas também estão estreando em vários países que tem flexibilizado a regulamentação.

A primeira edição foi idealizada pelo Steven Hager, o editor-chefe da revista High Times no final dos anos 80.

Logo que foi organizada, a High Times Cannabis Cup atraiu entusiastas, cultivadores, fabricantes de produtos medicinais, de produtos comestíveis, extratos, criadores de sementes e curiosos de diversas partes do mundo, e era uma oportunidade para empresas e marcas do setor se divulgarem. Para os consumidores, além do entretenimento e da competição, o evento é uma ótima ocasião para conhecer as últimas tendências e inovações em relação a cannabis e seus derivados, pois contam com palestras, workshops, feiras, exposições, com muito conteúdo interativo e informativo para todos os interessados que vão prestigiar a competição. Além disso, há várias amostras grátis de muitos produtos rolando solta no evento, o que deixa tudo ainda mais interessante!

Várias categorias compõe as competições, e quem decide os vencedores, são as pessoas que se candidataram como juízes. Geralmente, basta comprar o ingresso que dá o direito de avaliar os competidores, mas essas regras podem mudar de um país para o outro. Já imaginou provar o que há de melhor da cena canábica e ainda votar seus prediletos? No Cannabis Cup é possível. Durante o evento, os competidores podem apresentar seus derivados da cannabis, extratos, produtos comestíveis e outras criações para serem avaliados por especialistas e jurados. Os produtos são analisados com base em critérios como sabor, aroma, criatividade, efeito, potência e aparência. Os vencedores de cada categoria são premiados e são reconhecidos em todo o cenário.

O início do evento é marcado por uma grande festa de abertura, e na sequência há uma série de shows e muita música! Apenas no final, os vencedores são revelados durante o show Cannabis Cup Awards. Por mais que a Cannabis Cup sempre ocorra em países onde o uso recreativo da planta é legalizado, o evento já enfrentou alguns problemas. Não é porque os países não sofrem com o proibicionismo que não há regras que devem ser respeitadas. O evento conta com várias normas, como áreas específicas para fumar, restrição de faixa etária e até de doses. Se o público não obedece a essas regras, os organizadores correm o risco de serem prejudicados.

Na América do Norte, algumas competições já aconteciam nessa mesma época, mas restritas ao uso medicinal. Com a mudança na regulamentação da maconha em algumas regiões dos Estados Unidos, também são organizadas Cannabis Cups em Denver, Michigan, Seattle e, claro, na Califórnia.

No Brasil e em outros países já existem copas canábicas (por vezes também chamadas de Cannabis Cup) que acontecem para que os cultivadores possam ser julgados, mas também como um ambiente de troca de conhecimentos, que reúne uma parte importante do setor, e como uma feira, onde as marcas podem expor seus produtos.

As categorias da Cannabis Cup

A Cannabis Cup possui várias categorias de competição, incluindo melhor flor (com ênfase nas variedades de cannabis), melhor concentrado (extratos de cannabis), melhor produto comestível (alimentos e bebidas produzidos com a planta), melhores cosmético à base de cannabis, produto para uso tópico (cremes, loções, óleos, etc), melhor produto de vaporização (canetas de vaporização, vaporizadores de mesa, etc) e muito mais. Dependendo do evento e da época em que ele ocorre, essas categorias podem variar. Muitas estrelas já foram juradas do Cannabis Cup, como Snoop Dog, Wiz Khalifa, Thommy Chang, e outros famosos fãs da cannabis.

Os vencedores da Cannabis Cup

Infelizmente, no site do evento, a gente só consegue ter acesso aos vencedores da High Times Cannabis Cup de 2018, mas você consegue ver os vencedores das demais categorias de todos os países de alguns anos nesse link.

E tem brasileiro vencedor da Cannabis Cup! O Brasil já ocupou quatro podiuns do evento em 2021, graças ao Bruno Gagliardi, vencedor das categorias:

  • Melhor indica: Kryptochronic;
  • Melhor sativa: Melonade
  • Melhor híbrida: Gushers
  • Melhor pré-bolado:  Gelato 41

Categoria: Indica – 2018

Categoria: Sativa – 2018

1º lugar: Gelonade by Connected Cannabis
2º lugar: Purple Strawberry Sherbert by PhenoFinders Seeds
3º lugar: Purple Lemon Punch by The Plug Seed Bank

Como participar

Para quem tem a oportunidade de prestigiar o evento em outros países, em Amsterdam, ele costuma acontecer por volta do fim de novembro, mas é sempre bom confirmar as datas, pois exceções já ocorreram em alguns anos. Para participar como consumidor, você precisa ter autorização para cultivar maconha de forma legal. Então, participar como jurado é mais fácil! Conforme já mencionamos, costuma haver uma variedade de ingressos diferentes, e se você comprar o que permite participar como jurado, você também deve adquirir o kit com a amostra dos produtos competidores. Se você vai apenas assistir ao evento, você até pode conseguir provar alguns dos candidatos ao prêmio, mas a maioria é paga separadamente.

Outros eventos canábicos

Há outras oportunidades para networking, educação e entretenimento no mundo da cannabis (link do texto de eventos). A Spannabis, ExpoCannabis, The Emerald Cup são outros exemplos de grandes eventos que ocorrem em diversos países e impactam o cenário canábico.

No Brasil, principalmente no setor medicinal, há uma diversidade de simpósios, exposições e feiras que tratam sobre o mercado medicinal da cannabis. Quanto ao uso adulto, há eventos e manifestações que reivindicam mudanças nas leis relacionadas a maconha, como por exemplo a Marcha da Maconha, que ocorre também em diversas cidades em todo o mundo. Há também alguns eventos com o foco produtos de uso adulto, mas o uso legal da cannabis é restrito, por esse motivo, ainda não há possibilidade de usufruir de um evento como a Cannabis Cup.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x