Vapes de cannabis: prós e contras

Escrito por

Escrito por

Lara Santos

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

O consumo de cigarros eletrônicos tem crescido vertiginosamente mundo afora, inclusive no Brasil, mas o que poucos sabem é que os vapes de cannabis também estão em alta e podem ser usados para fins recreativos e medicinais

O uso de vaporizadores, mais conhecidos como vapes, está em constante crescimento e é claro que o mercado da cannabis não perderia a oportunidade de aproveitar essa tendência. O que poucos sabem, no entanto, é que os vaporizadores de maconha não se resumem ao uso adulto da planta, mas também podem ser utilizados para fins medicinais, já que são formas farmacêuticas com diversas vantagens. Neste texto, serão principalmente abordados os produtos voltados para o consumo de cannabis, mas será explicada, também, a diferença entre todos esses aparelhos, sejam eles de nicotina ou cannabis.

No entanto, existem diversos tipos de vaporizadores: os cigarros eletrônicos (dispositivos que imitam o cigarro), as “canetinhas”, os pods descartáveis ou com refil e com essência ou não, os mods (que produzem mais fumaça e usam menos nicotina),  os mods mais avançados e personalizados, entre outros.

vape de maconha

Em 2019, a popularidade dos pods com refil começou a preocupar autoridades e profissionais de saúde, pois milhares de hospitalizações e dezenas de mortes foram vinculadas a esse uso. Os motivos ficaram por muito tempo desconhecidos, apesar de existir, no período, suspeitas de que os e-liquids (líquido que é colocado nos aparelhos dos vaporizadores) à base de THC, um dos fitocanabinoides da cannabis, eram os responsáveis. Depois de algumas investigações, porém, relacionou-se que era o acetato de  vitamina E também presente nesses e-liquids que causava problemas respiratórios graves. Até hoje, no entanto, a verdadeira explicação para a Evali, sigla em inglês para a doença pulmonar causada pelo uso de dispositivos eletrônicos, não foi descoberta. 

Os vapes relacionados a esses casos são aqueles usados com refil de líquidos e óleos, mas existem outros que têm algumas vantagens comparados com os cigarros tradicionais e também em relação a outras formas de consumo da cannabis. Em vez de ocorrer a combustão como no fumo, processo que pode causar reações alérgicas, câncer de pulmão e condições pulmonares crônicas, esses dispositivos são elétricos e esquentam a substância até que seja evaporada e, então, inalada. 

Tipos de vapes de cannabis

No caso da cannabis, existem diferentes produtos a serem inseridos nos vaporizadores, tanto em relação aos fitocanabinoides presentes quanto em seu formato, sendo eles a planta in naturao óleo e a resina. Dessa forma, não existe apenas um aparelho que aceita todas as formas de consumo da cannabis – o dispositivo muda conforme seu formato. 

A planta in natura é esquentada até uma temperatura correta para que não queime, diminuindo as chances de inalação de carcinógenos, mas ao mesmo tempo suas funções medicinais são menos potentes. 

O óleo é a forma mais comum de consumo de cannabis por meio do vaporizador por sua praticidade e durabilidade. Existem produtos com diferentes fitocanabinoides e provenientes de uma variedade de cepas da cannabis que podem ser inseridos em dispositivos e que duram semanas ou até mesmo dispositivos descartáveis com esses óleos. Vale ressaltar que esse foi o formato de produto que causou problemas de saúde, por isso, é importante verificar a procedência dos itens – aqueles que são ilegais podem conter substâncias perigosas. 

O uso de vaporizadores mais eficiente, no entanto, é a partir da resina, que é uma substância semi-sólida com altas concentrações de fitocanabinoides da planta. Por não ser misturado com óleos carreadores, como acontece no caso da opção citada anteriormente, acaba tendo efeitos mais potentes – tanto medicinais quanto recreativos, a depender de sua escolha. Por outro lado, a resina pode custar mais e durar menos. 

Benefícios dos vapes de cannabis 

Mesmo que os vaporizadores pareçam oferecer menos risco à saúde do que os cigarros, eles ainda não são totalmente seguros. A inalação de substâncias quentes podem irritar o pulmão e, como são produtos relativamente novos no mercado, não existem estudos suficientes que comprovem sua segurança. Esse estudo do INCA (Instituto Nacional de Câncer), contudo, já apontou alguns de seus riscos. De qualquer forma, há algumas vantagens do uso de vapes:

No caso de vaporizadores para fins medicinais, os benefícios também são muitos, como o fato de que é a forma farmacêutica para uso medicinal com efeito mais rápido. Para condições médicas em que o paciente de resultados de forma imediata para evitar o prolongamento de sofrimento, como as dores crônicas, por exemplo, os vapes são boas opções.

Como obter vapes de cannabis no Brasil?

A comercialização de vapes em território nacional é ilegal, apesar do consumo ter crescido vertiginosamente. Diferentemente de outros produtos proibidos, os vaporizadores são vendidos abertamente em bancas, tabacarias e até mesmo bares, mas apenas os de nicotina e não os de cannabis. Como a própria planta tem consumo adulto ilegal, esse item ainda não é encontrado no país. 

Por outro lado, os vaporizadores de cannabis para fins medicinais podem ser importados, assim como qualquer outro produto à base da planta para uso terapêutico. É preciso seguir um passo a passo e realizar um cadastro na Anvisa para obter a autorização e comprar esse item. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

copa do mundo e cannabis
Lara Santos

Copa do Mundo e cannabis  

Em 2022, o evento acontece em um país com regras rígidas sobre o uso de cannabis. Entenda como as seleções favoritas se posicionam a respeito da planta e como os atletas poderiam se beneficiar se o uso de CBD fosse permitido

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!