Há milhares de anos, utiliza-se a cannabis para outras funções além do fumo recreativo, sendo esta a principal pela qual ficou conhecida depois dos anos de proibicionismo. Mas, hoje, com pesquisas científicas e os avanços das regulamentações acerca da planta em diversos países, conhecimentos e hábitos históricos foram resgatados, bem como descobriu-se novas propriedades terapêuticas da maconha. Uma das novidades foram as maquiagens com CBD.
Os cosméticos à base de cannabis já foram incorporados por grandes e pequenas empresas do ramo, e por adoradores de produtos de beleza e bem-estar. Inclusive, tornaram-se tendência nas nações em que há legalização – e nas que não, também –, não só pelo fato da planta ser um ingrediente “in“, mas por seus inúmeros benefícios. Estudos a respeito da maconha mostram que o CBD, um de seus fitocanabinoides e que não tem efeitos psicotrópicos, tem características antioxidantes e anti-inflamatórias, qualidades buscadas por marcas de beleza já que oferecem impactos positivos para a pele e o cabelo.
Como a maquiagem com CBD age na pele
Como o sistema endocanabinoide, presente no organismo humano, conta com receptores endocanabinóides na pele, e em outras regiões do corpo, os fitocanabinoides dos produtos de uso tópico derivados da cannabis interagem com esses receptores da cútis. No caso das maquiagens de maconha, elas acabam melhorar inflamações nos locais onde foram aplicadas, reduzindo a vermelhidão e trazendo a sensação de relaxamento, além de oferecer propriedades hidratantes e protetoras. Elas podem ser usadas não só para fins de embelezamento, empoderamento e autoestima, mas, também, para tratar questões da pele em paralelo: acne, pele seca, psoríase e mais.
Atualmente, existem protetores labiais, batons, máscaras de cílios, sombras e muitos outros artigos à base de cannabis, principalmente com CBD, à venda, inclusive no Brasil. É importante, no entanto, se atentar a qualidade e composição dos produtos, pois alguns ingredientes podem ser prejudiciais à pele. Veja algumas empresas, nacionais e internacionais, que oferecem esses itens:
Marcas que vendem maquiagem com CBD
Avon
A gigante de cosméticos lançou, em 2020, uma linha de produtos à base de maconha. Hoje, são diversos itens disponíveis da marca que contêm a planta em sua composição, como o Cannabis Sativa Óleo Iluminador & Essência Calmante para Rosto e o Cannabis Sativa Elixir para Lábios. O primeiro tem óleo de cannabis sativa, ácidos gordos ricos e pérolas iridescentes e pode ser usado tanto antes da maquiagem como sozinho, enquanto o segundo tem óleo de jojoba, abacate e sementes da cannabis sativa, oferecendo hidratação e brilho natural dos lábios. Esses produtos, no entanto, não estão disponíveis no Brasil. ,
Milk Makeup
A empresa nova iorquina, Milk Makeup, oferece produtos cosméticos, de skincare à maquiagem, 100% veganos e sem crueldade animal. É claro que essa marca de tendência não deixaria de se incluir no mercado da cannabis e passou a vender diversos itens compostos com a planta. A linha KUSH, nome de uma das cepas (strains, em inglês) da maconha, conta com máscaras de cílios, delineadores, gel para sobrancelhas e produtos para os lábios, todos feitos a partir da semente da cannabis. Infelizmente, esses itens não estão à venda no Brasil.
Blazing Beauty
Voltada para, principalmente, cosméticos derivados da planta, a Blazing Beauty comercializa lip balms, creme hidratante, máscaras faciais, sabonetes e outros itens para uma beleza sustentável e com propriedades terapêuticas da maconha. Apesar do nome em inglês, a marca é brasileira e, portanto, vende produtos para o país. Desde o início de 2022 a marca vem passando por uma renovação de estoque e está sem sua linha tradicional de produtos, que deve voltar a ser vendida no inicio de 2023, ou assim a gente espera!
No Brasil, como muitas marcas vêm procurando alternativas às propriedades terapêuticas da cannabis para, pelo menos, estarem à frente no mercado e oferecerem ao público o tratamento natural que procuram. É o caso das marcas que estão lançando linhas com CBA ou Cannabinoid Active System, que tem chamado cada vez mais atenção por ser uma molécula que estimula o Sistema Endocanabinoide, porém não é proveniente da Cannabis.
Lola Cosmetics e Simple Organic
Apesar de não oferecer produtos com fitocanabinoides da maconha, essas marcas vendem itens à base de CBA, ativo natural extraído da biodiversidade amazônica. Esse composto tem funções semelhantes ao CBD, promovendo sensação anti-inflamatória e relaxante, por interagir com os mesmos receptores endocanabinoides que a cannabis. Há um balm, da Simple Organic, e artigos para o cabelo da linha Danos Vorazes, da Lola Cosmetics – ambos disponíveis no Brasil.
Quer conhecer mais sobre o cenário atual do mercado de cannabis para fins medicinais no Brasil? Confira o relatório sobre o mercado da cannabis medicinal da Kaya Mind.