Fitoterápicos para dormir

Tempo de leitura: 3 min

Publicado em

As novas gerações são cada vez mais ansiosas, o que acaba influenciando também na qualidade do sono. Entenda como os fitoterápicos podem ser aliados para combater a insônia

Com tantos estímulos, responsabilidades e preocupações, os problemas para dormir são cada vez mais comuns, mas é importante não normalizar esse comportamento. Afinal, o sono tem papéis fundamentais para o funcionamento do organismo, já que repara os tecidos, restaura o crescimento muscular, realiza a síntese de proteínas, repõe energias e regula o metabolismo. Consequências do sono, como os sonhos, também são muito relevantes, principalmente para a saúde mental, pois são capazes de reduzir os sentimentos dolorosos de acontecimentos durante o dia e diminuir a ansiedade. Por isso, para quem sofre com questões relacionadas à insônia, os remédios fitoterápicos para dormir são uma boa alternativa.

A seguir, veja quais são esses medicamentos, mas não se esqueça de consultar um profissional da saúde antes de iniciar um tratamento.

O que são fitoterápicos?

fitoterapicos para dormir

Regulamentada pela Anvisa por meio da RDC 26/2014, a fitoterapia é o estudo científico dos componentes terapêuticos de plantas para auxiliar na prevenção e tratamento de condições médicas. Os fitoterápicos são, portanto, os produtos obtidos a partir desse estudo e que passam por uma série de análises e evidências clínicas para garantir sua segurança e eficácia.

Os fitoterápicos e as plantas medicinais não são a mesma coisa, pois estas últimas não passam por processos de industrialização e são consumidas de formas caseiras, como em infusões, extratos e mais.

Quais os melhores remédios fitoterápicos para dormir?

Existem diversos tipos de fitoterápicos ou remédios naturais, sendo que cada um tem suas propriedades terapêuticas e atende diferentes necessidades de condições médicas. As plantas medicinais que dão origem aos fitoterápicos que são mais comumente usados para dormir e servem como calmantes são:

Camomila

Essa é uma planta clássica que remete ao sono. Tem ação sedativa e também pode ser aconselhada para pessoas que têm ansiedade.

Lavanda

Ela ajuda a adormecer e melhora a qualidade do sono. Seu óleo essencial é muito utilizado para esses fins, inclusive para bebês e animais de estimação.

Valeriana

Mais eficaz em quadros leves e moderados relacionados ao sono, a Valeriana pode ser consumida em forma de cápsulas.

Kava-kava

Pouco conhecida, essa planta é muito eficaz no que diz respeito à insônia causada pelo estresse crônico. Ingerida por cápsulas, pode demorar algumas semanas para surtir efeito.

Passiflora

Assim como é eficaz para combater a ansiedade, a Passiflora, flor do maracujá, é calmante e pode induzir o sono quando a causa por trás da insônia é leve.

Lembrando que as plantas medicinais em suas formas originais não têm o mesmo efeito do que os fitoterápicos produzidos a partir delas. Esses medicamentos você pode adquirir em farmácias convencionais, farmácias de manipulação, centros de fitoterapia, farmácias vivas e também via SUS.

Cannabis

A cannabis, apesar de proibida em muitos países no mundo e, inclusive, restrita no Brasil, é uma planta medicinal e que tem diversas propriedades terapêuticas, sendo algumas delas de auxílio do sono e controle de ansiedade. Os óleos de cannabis que estão disponíveis via importação, farmácias ou associações no Brasil, portanto, são fitoterápicos para dormir, mas é importante ficar atento à concentração desses produtos, porque há compostos específicos para surtir tal efeito. É importante dizer que o uso adulto da cannabis pode, no entanto, atrapalhar o sono, já que afeta os sonhos e interrompe o sono REM. Entenda mais sobre aqui.

Hábitos que também podem melhorar o sono

Qualquer tratamento médico deve vir aliado de hábitos que intensifiquem ou ajudem a eficácia dos medicamentos. No caso dos fitoterápicos para o sono, por exemplo, é importante considerar alguns comportamentos importantes para incluir no dia a dia, afinal, eles não são milagrosos. Se você utiliza um remédio natural para diminuir a insônia, mas ainda consome álcool todos os dias, por exemplo, o tratamento não será tão eficaz. Veja alguns hábitos que são relevantes de incluir na rotina:

  • Estabeleça o mesmo horário para dormir e acordar todos os dias e que totalize 8 horas por dia de sono. Evite tirar cochilos durante o dia;
  • Interrompa o uso do celular e de televisão no mínimo uma hora antes de dormir. Não leve o celular para a cama e evite assistir um filminho para cair no sono;
  • A alimentação noturna deve ser mais leve, já que o metabolismo está mais lento nesse horário. Uma comida muito pesada dificultará a digestão e, portanto, gerará desconfortos que te impedirão de cair no sono com facilidade;
  • Coloque um óleo essencial no ambiente ou aromatize seu travesseiro com cheiros que podem ser calmantes, como o de lavanda;
  • Evite fazer exercícios físicos à noite, mas faça atividades todos os dias;
  • Leia um livro antes de dormir, mas escolha bem, o tema não deve ser tão estimulante;
  • Inclua alguns minutos de meditação por dia e, quem sabe, yoga.

Existem muitos outros hábitos que podem ajudar no tratamento da insônia, mas antes de tudo é muito importante consultar e realizar um acompanhamento com um profissional de saúde para entender qual o melhor caminho para você e, assim, controlar os sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!