Cogumelo Reishi: benefícios, finalidades e como consumir

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

A inúmeras aplicações terapêuticas do cogumelo reishi fez ele ficar conhecido como o “cogumelo da imortalidade”, entenda!

O cogumelo reishi, conhecido também pelo seu nome científico Ganoderma lucidum, tem sido utilizado de maneira abrangente como um fitoterápico na medicina oriental e alternativa. As propriedades adaptogênicas do cogumelo surpreendem especialistas que garantem que uma nova geração de produtos à base de cogumelos pode promover bem-estar e trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Mas as finalidades terapêuticas dos cogumelos são bem antigas. Vamos primeiramente entender como eles foram considerados compostos tão poderosos ao longo do tempo.

Os cogumelos e as suas finalidades

Os cogumelos são fungos formados a partir da união de células chamadas de hifas. Quando essas células se desenvolvem, formam uma estrutura reconhecida como micélio. Em uma das etapas de desenvolvimento do micélio, se origina os famosos cogumelos.

Os cogumelos sempre tiveram um valor histórico associado a magia e o poder. Em algumas civilizações, eram organismos sagrados, respeitados e promissores.

Há mais de 20 mil tipos de cogumelos no mundo, nas mais diversas formas, tamanhos, cores e sabores. Apenas no Brasil, mais de 1.500 espécies já foram identificadas. O uso culinário do cogumelo se popularizou, mas nem todos são apropriados para o consumo humano. Algumas espécies possuem efeitos psicodélicos, enquanto outras são altamente tóxicas e perigosas e não devem ser confundidas com as benéficas.

Dada toda essa variedade, algumas espécies também são usadas para fins medicinais. Esse consumo provém da cultura oriental e se estende até os dias de hoje. Os primeiros indícios de cogumelos com aplicações medicinais ocorreram na Ásia. Por volta de 10.000 a.C, os japoneses usavam a espécie Grifola frondosa, conhecida como Maitake para tratar casos de hipertensão e aumentar a imunidade.

Atualmente, já são conhecidas mais de 250 espécies de cogumelos medicinais. Dentre elas, Ganoderma lucidum, conhecido também como reishi, é um fungo carregado de simbologia nas culturas japonesas, chinesas e coreanas.

O Cogumelo Reishi

ganoderma lucidum cogumelo

Desde que a espécie começou a ser consumida, era associada a longevidade, vigor e recuperação.  O reishi é um cogumelo de coloração escura e é considerado um adaptógeno, o que significa que seus compostos naturais ajudam o organismo a aumentar a resistência e lidar com situações adversas, como estresse físico mental e emocional, além de reforçar o sistema imunológico.

Seus compostos atuam como um “modulador imunológico”, pois podem colaborar na restauração do equilíbrio hormonal, promovendo a homeostase e regulando o sistema imunológico. Estudos mostram que os cogumelos reishi funcionam como uma substância normalizadora, e regulam várias funções e sistemas celulares, incluindo os sistemas endócrino (hormonal), cardiovascular, imunológico, nervoso central e digestivo. Além disso, outras propriedades têm sido comprovadas. O organismo tem capacidades imunomoduladoras, anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas, hepatoprotetoras, neuroprotetoras e cardioprotetoras. Todos esses potenciais indiciam que o cogumelo reishi realmente é um forte aliado da nossa saúde.

reishi ganoderma lucidum

Os cogumelos reishi possuem vários composto farmalogicamente ativos: açúcares complexos conhecidos como beta-glucanos, esteróis vegetais que podem atuar como precursores de hormônios no corpo, polissacarídeos que combatem o desenvolvimento de células cancerosas e substâncias ácidas chamadas triterpenos que combatem e previnem alergias. Você pode encontrar cogumelos e fungos medicinais em pó, cápsulas, pílulas e comprimidos, além de líquidos, ampolas e pérolas.

Essa espécie é fácil de encontrar e cada vez mais, vários produtos estão sendo comercializados com seus princípios ativos. Os reishis frutificam em ambientes com temperatura entre 16ºC e 32ºC.

Outras aplicações do cogumelo reishi

As finalidades do Reishi não param por aí. Seus ativos têm sido usados em várias indústrias. Além de fitoterápicos, diversos suplementos, chás, extratos e cosméticos e dermocosméticos estão sendo produzidos com os ativos do cogumelo e obtido sucesso com os benefícios que ele promove à saúde.

Suplementos

As contribuições culinárias dos cogumelos são um sucesso. A iguaria é comum em diversos pratos por seus sabores, além disso, possui inúmeros benefícios nutricionais.

cogumelos medicinais reishi

Como são uma reconhecida fonte de fibras, vitaminas e minerais, os cogumelos são considerados alimentos funcionais, ou seja, fazem parte de uma categoria de alimentos que oferecem mais do que vantagens nutricionais. No caso do cogumelo reishi, seu potencial antioxidante, antibacteriano, anti-inflamatório fez com que vários suplementos alimentares fossem desenvolvidos com base em seus compostos.

Obs: No caso de suplementação alimentar, não se esqueça de consultar um nutricionista ou um médico. As dosagens devem ser compatíveis com as necessidades de cada um e promover uma reposição de nutrientes que se encontram em déficit no organismo ou devem ser adquiridos em casos específicos.

Industria da Beleza

Os cosméticos de cogumelo Reishi estão disponíveis em várias formas como cremes, loções e máscaras. Seus ingredientes possuem várias propriedades benéficas:

  • Antioxidante: os elementos antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e os danos ambientais, prevenindo o envelhecimento precoce da pele;
  • Anti-inflamatório: os compostos do Reishi possuem propriedades anti-inflamatórias que podem acalmar peles sensíveis e irritadas, diminuir a vermelhidão e aliviar inflamações como acne e eczema;
  • Hidratantes: os produtos derivados de cogumelo Reishi são fabricados para fornecer hidratação intensa a pele, melhorar sua resistência e sua aparência geral;
  • Regeneração celular: os polissacarídeos que compõe o reishi, estimulam a regeneração celular e promovem a reparação e renovação da pele, proporcionando um efeito revigorante que reduz a aparência de cicatrizes e manchas, e ainda melhora a textura.

Assim como ocorre com todos os produtos desse setor, é fundamental ler suas instruções de uso e considerar as necessidades individuais para decidir pelas melhores opções a serem incorporadas em sua rotina de cuidados.

Com a rotina pesada que a nossa sociedade enfrenta, muitas vezes o nosso sistema imunológico e a nossa saúde são diretamente impactados, o que é ainda mais preocupante no caso de pessoas acometidas por alguma condição médica. Embora os avanços advindos da tecnologia tenham facilitado a vida das pessoas, muitas ainda buscam alternativas orgânicas eficazes em sua forma natural. Essa tendência tem se consolidado em função de diversas preocupações com efeitos colaterais e adversos provenientes de compostos artificiais. Nessa direção, a popularidade do Ganoderma lucidum tem crescido e reforçado tradições históricas a respeito de suas propriedades terapêuticas. É importante destacar que mais estudos são necessários para comprovar outras aplicações do Reishi e explorar mais detalhadamente seus efeitos e potenciais, mas fortes evidências confirmam que os inúmeros benefícios do Reishi e garantem que se trata de mais um cogumelo promissor.

Curiosidades:

cogumelo reishi
  • Essa espécie também é chamada reishi vermelho, cogumelo basidiomycetes, ling zhi ou ling chih (pelos chineses) e mannentake (pelos japoneses);
  • As pessoas podem comer o cogumelo inteiro, mas formas em pó ou extratos são as mais frequentemente usadas na medicina tradicional ou alternativa;
  • Seu peso varia entre 25g e 100g;
  • Há muito tempo, os fungos são organismos relevantes na comunidade científica. A penicilina é um antibiótico produzido a partir de fungos e seu desenvolvimento representou um marco fundamental no uso de fungos na fabricação de medicamentos. Essa descoberta apenas revolucionou a medicina da época, mas também abriu caminho para a pesquisa contínua de uma variedade de fármacos, incluindo a investigação de medicamentos derivados de cogumelos, que têm sido amplamente explorada atualmente.

Por fim, é bem importante que os estudos científicos sobre os potenciais desses organismos continuem sendo explorados, para que todos possam se beneficiar das vantagens que a natureza pode nos oferecer!

Fontes

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x