O que é o teto preto e como evitar ao fumar maconha

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

Venha entender o que é esse fenômeno conhecido como teto preto e porque ele pode ocorrer após o consumo de cannabis

O nosso corpo costuma reagir a tudo o que é ingerido. Reações físicas e fisiológicas são experienciadas também quando consumimos cannabis. O teto preto é uma reação negativa, que muitas pessoas acreditam que está relacionada apenas à tolerância a cannabis, mas essa sensação tem diversos motivos e pode atingir, inclusive, aqueles que possuem alta tolerância à planta. Aprenda nesse texto o que é o “teto preto”, porque ele acontece, seus principais sintomas e como evitá-lo.

O que é teto preto?

Algumas pessoas, ao fumar ou ingerir maconha, vivenciam um desconforto denominado teto preto. A reação recebe esse nome devido à sensação de visão turva e embaçada, que lembra um apagão em câmera lenta, muitas vezes acompanhado por enjoo, palidez, fraqueza e até um possível desmaio.

teto preto o que é

Mas, por que isso ocorre?

O teto preto é geralmente causado pela queda brusca de pressão arterial, que pode ocorrer por vários motivos, e não exclusivamente pelo uso da cannabis.

No caso específico da maconha, o tetrahidrocanabinol (THC), o canabinoide responsável pelo efeito psicoativo da cannabis, dilata os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão sanguínea do organismo.

Geralmente, esse desconforto dura o tempo de o corpo se adaptar ao THC, o que costuma ser rápido.

Os principais sintomas são:

  • Tontura;
  • Boca seca;
  • Palidez;
  • Fraqueza;
  • Enjoo.
teto preto maconha

Podendo até mesmo evoluir para:

  • Desmaios;
  • Vômitos;
  • Tremores;
  • Convulsões em casos mais graves.

Como evitar o teto preto

É difícil prever que o teto preto irá ocorrer, mas para tentar evitar esse efeito, é importante estar atento a essas dicas:

Aprecie com moderação

O consumo excessivo de cannabis, ou até a falta de preparo antes do contato com a substância, pode resultar em um teto preto. Para evitar a ocorrência, é necessário conhecer seus limites, para que o consumo de cannabis seja feito de forma equilibrada.

tontura depois de fumar

Alimente-se e beba água

Como a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) facilita a queda de pressão, a falta de alimentação e de hidratação podem interferir no bem-estar humano independente do contexto. No caso do consumo de substâncias, ingerir líquidos e se alimentar bem são fatores fundamentais para quem deseja usufruir dos efeitos da cannabis forma saudável.

Solte a fumaça

“Prender” a fumaça nos pulmões, além de ser prejudicial para o sistema respiratório, também pode facilitar o “teto preto”.  É um mito que segurar a fumaça intensifica o efeito de cannabis. Na realidade, essa prática interrompe a oxigenação do cérebro e possibilita apenas uma sensação de tontura. Além disso, ela ainda facilita o contato prolongado com substâncias como o monóxido de carbono, que pode potencializar ainda mais esse desconforto.

Escolha um ambiente seguro

Problemas de saúde, cansaço e até mesmo temperatura do ambiente pode influenciar a ocorrência do teto preto. Na medida do possível, procure sempre fumar em locais arejados e ambientes confortáveis.

Preste atenção em você

Se atente ao momento e a sua condição física no dia do consumo. Caso você já não esteja se sentindo bem, tenha cuidado! A maconha causa sensações fisiológicas muito positivas e confortáveis, mas é importante reconhecer que nem todo momento é oportuno para o consumo de substâncias, entenda melhor os seus!

Evite misturar substâncias

Tenha cautela também ao misturar substâncias. A cannabis já contém propriedades que podem abaixar a pressão. O consumo associado com outras substâncias pode afetar ainda mais a pressão sanguínea, ocasionar uma tontura mais forte e um desconforto ainda maior que se o consumo for isolado.

Conheça seus limites

Caso você não esteja habituado a fumar maconha, se atente as doses e a velocidade do consumo. O indicado é fumar devagar ou ingerir uma quantidade menor da substância. Assim, você vai reconhecendo suas reações, seus limites e as condições ideais para você.

Se apesar de todos esses cuidados, você ainda tenha experienciado esses sintomas, não se preocupe! Geralmente é rápido e não provoca danos a longo prazo. A melhor forma de lidar é se acalmar, respirar fundo e pausadamente, tomar água e se alimentar assim que se sentir confortável.

Mas fique atento: grande parte das pessoas que experimentam essa reação não costumam lidar com esses sintomas toda vez que fumam maconha, ou tem algum contato com a erva. Caso você lide com quedas bruscas de pressão com frequência, é recomendado procurar um médico para investigar se há algum possível problema de saúde. Nesses casos, é muito importante que você compreenda a sua condição antes de fazer o uso de cannabis, ou de qualquer outra substância.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Maria Riscala

Temple Ball: aprenda tudo sobre esse tipo de haxixe

Explore o mundo fascinante das Temple Balls: de sua rica história, ligada ao lendário Frenchy Cannoli, até dicas práticas de uso e aplicação medicinal. Descubra como esta antiga arte pode enriquecer sua experiência com cannabis.

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!

    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x