O nosso corpo costuma reagir a tudo o que é ingerido. Reações físicas e fisiológicas são experienciadas também quando consumimos cannabis. O teto preto é uma reação negativa, que muitas pessoas acreditam que está relacionada apenas à tolerância a cannabis, mas essa sensação tem diversos motivos e pode atingir, inclusive, aqueles que possuem alta tolerância à planta. Aprenda nesse texto o que é o “teto preto”, porque ele acontece, seus principais sintomas e como evitá-lo.
O que é teto preto?
Algumas pessoas, ao fumar ou ingerir maconha, vivenciam um desconforto denominado teto preto. A reação recebe esse nome devido à sensação de visão turva e embaçada, que lembra um apagão em câmera lenta, muitas vezes acompanhado por enjoo, palidez, fraqueza e até um possível desmaio.
Mas, por que isso ocorre?
O teto preto é geralmente causado pela queda brusca de pressão arterial, que pode ocorrer por vários motivos, e não exclusivamente pelo uso da cannabis.
No caso específico da maconha, o tetrahidrocanabinol (THC), o canabinoide responsável pelo efeito psicoativo da cannabis, dilata os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão sanguínea do organismo.
Geralmente, esse desconforto dura o tempo de o corpo se adaptar ao THC, o que costuma ser rápido.
Os principais sintomas são:
- Tontura;
- Boca seca;
- Palidez;
- Fraqueza;
- Enjoo.
Podendo até mesmo evoluir para:
- Desmaios;
- Vômitos;
- Tremores;
- Convulsões em casos mais graves.
Como evitar o teto preto
É difícil prever que o teto preto irá ocorrer, mas para tentar evitar esse efeito, é importante estar atento a essas dicas:
Aprecie com moderação
O consumo excessivo de cannabis, ou até a falta de preparo antes do contato com a substância, pode resultar em um teto preto. Para evitar a ocorrência, é necessário conhecer seus limites, para que o consumo de cannabis seja feito de forma equilibrada.
Alimente-se e beba água
Como a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) facilita a queda de pressão, a falta de alimentação e de hidratação podem interferir no bem-estar humano independente do contexto. No caso do consumo de substâncias, ingerir líquidos e se alimentar bem são fatores fundamentais para quem deseja usufruir dos efeitos da cannabis forma saudável.
Solte a fumaça
“Prender” a fumaça nos pulmões, além de ser prejudicial para o sistema respiratório, também pode facilitar o “teto preto”. É um mito que segurar a fumaça intensifica o efeito de cannabis. Na realidade, essa prática interrompe a oxigenação do cérebro e possibilita apenas uma sensação de tontura. Além disso, ela ainda facilita o contato prolongado com substâncias como o monóxido de carbono, que pode potencializar ainda mais esse desconforto.
Escolha um ambiente seguro
Problemas de saúde, cansaço e até mesmo temperatura do ambiente pode influenciar a ocorrência do teto preto. Na medida do possível, procure sempre fumar em locais arejados e ambientes confortáveis.
Preste atenção em você
Se atente ao momento e a sua condição física no dia do consumo. Caso você já não esteja se sentindo bem, tenha cuidado! A maconha causa sensações fisiológicas muito positivas e confortáveis, mas é importante reconhecer que nem todo momento é oportuno para o consumo de substâncias, entenda melhor os seus!
Evite misturar substâncias
Tenha cautela também ao misturar substâncias. A cannabis já contém propriedades que podem abaixar a pressão. O consumo associado com outras substâncias pode afetar ainda mais a pressão sanguínea, ocasionar uma tontura mais forte e um desconforto ainda maior que se o consumo for isolado.
Conheça seus limites
Caso você não esteja habituado a fumar maconha, se atente as doses e a velocidade do consumo. O indicado é fumar devagar ou ingerir uma quantidade menor da substância. Assim, você vai reconhecendo suas reações, seus limites e as condições ideais para você.
Se apesar de todos esses cuidados, você ainda tenha experienciado esses sintomas, não se preocupe! Geralmente é rápido e não provoca danos a longo prazo. A melhor forma de lidar é se acalmar, respirar fundo e pausadamente, tomar água e se alimentar assim que se sentir confortável.
Mas fique atento: grande parte das pessoas que experimentam essa reação não costumam lidar com esses sintomas toda vez que fumam maconha, ou tem algum contato com a erva. Caso você lide com quedas bruscas de pressão com frequência, é recomendado procurar um médico para investigar se há algum possível problema de saúde. Nesses casos, é muito importante que você compreenda a sua condição antes de fazer o uso de cannabis, ou de qualquer outra substância.