A busca por medicamentos naturais tem crescido significativamente, já que podem gerar menos efeitos colaterais, além de não sobrecarregar tanto o organismo e não causar dependência. Ainda, essa alternativa aos tratamentos convencionais costuma ser mais acessível, já que é realizado com insumos provenientes da natureza.
Mas os medicamentos naturais são muitos e classificados de diferentes formas, o que pode gerar confusão entre quem os consome ou deseja consumir. Os fitoterápicos, por exemplo, não são equivalentes às plantas medicinais, apesar de terem pontos em comum. Vamos entender melhor?
O que é fitoterápico e planta medicinal?
Os fitoterápicos são derivados vegetais que contêm compostos bioativos de plantas medicinais utilizados para o tratamento de condições médicas, mas que passam por um processo industrial para serem comercializados. Esse procedimento se baseia em ensaios, análises, acompanhamento de instituições públicas e evidências clínicas que garantem sua segurança e eficácia, evitando impurezas e contaminações. No Brasil, essa técnica é regulamentada pela Anvisa desde 2014, via a RDC 26/2014. Entenda mais sobre a fitoterapia aqui.
Já as plantas medicinais são milhares de espécies vegetais que são usadas para a preparação de remédios caseiros, ou seja, diferente dos fitoterápicos, não passam por um processo de industrialização em laboratórios. Normalmente, essas plantas são parte do conhecimento popular e tradicional de cada país – no Brasil, por exemplo, muitas delas foram descobertas e são utilizadas pelos povos originários há milhares de anos.
Qual a relação entre fitoterápicos e plantas medicinais?
Sem as plantas medicinais, não seria possível obter fitoterápicos, já que a produção desses medicamentos é feita com base nos derivados vegetais.
Ainda, os benefícios medicinais são similares, apesar dos efeitos das plantas medicinais não serem tão estudados e comprovados cientificamente como os fitoterápicos. Isso porque depende da forma como a planta é consumida, já que são utilizadas por meio de receitas caseiras em que não há controle de dosagem, concentração de ativos padronizada, qualidade da planta e mais.
De qualquer maneira, um chá de camomila pode ser utilizado para atenuar a ansiedade, assim como a maracugina, que é um fitoterápico ansiolítico. Isso não significa que ambos terão a mesma eficácia.
Quais são as plantas medicinais disponíveis no Brasil?
Existem diversas plantas medicinais no Brasil e muitas delas são facilmente encontradas para consumo, tanto que já fazem parte do cotidiano e muitos não sabem. Veja algumas delas:
- Alcaçuz
- Alecrim
- Arnica
- Boldo
- Camomila
- Canela
- Coentro
- Erva-doce
- Guaraná
- Louro
- Rosa mosqueta
- Tamarindo
- Tomilho
E muito mais.
Já os fitoterápicos, você pode encontrar uma lista de quais são os principais no Brasil e os benefícios medicinais deles aqui. A cannabis, ainda que não seja cultivada no país e, portanto, não está disponível no país como derivado vegetal, pode ser encontrada em fitoterápicos, como os óleos medicinais que são importados ou adquiridos em farmácias e associações no Brasil.