Lifestyle: o que é lifestyle e descubra qual o seu!

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

Entenda o conceito de lifestyle e como seu estilo de vida pode dizer algo importante sobre você! Descubra qual é o seu lifestyle.

Recentemente, o termo lifestyle invadiu o nosso cotidiano e trouxe significados importantes sobre conexão e interesses. Lifestyle é um termo derivado do inglês, que significa “Estilo de Vida” em português. Essa palavra tem incorporado um significado bem amplo, que ilustra um conjunto de comportamentos, valores, atitudes, preferências e hábitos que definem um grupo ou uma pessoa.

Em função da atual expansão sobre o tema, a Organização Mundial da Saúde definiu estilo de vida como “o conjunto de hábitos e costumes que são influenciados, modificados, encorajados ou inibidos pelo prolongado processo de socialização”. Recentemente, o tema se tornou tão importante que tem sido entendido como uma abordagem que entende a saúde como algo que está diretamente relacionado aos hábitos de uma pessoa. A base científica do assunto propõe que a definição das práticas que compõe o estilo de vida de um indivíduo pode trazem bem-estar físico, mental, e ainda, o tão reconhecido autoconhecimento.

Por que identificar seu lifestyle?

A identificação de atitudes e comportamentos específicos enriquece a compreensão sobre você mesmo. Compreender suas preferências te ajuda a fazer escolhas e adotar hábitos que faz mais sentido para você e consequentemente te deixa mais feliz. Além disso, ajuda também a definir quais pessoas e grupos você se identifica e partilha experiências. Interesses em comum unem pessoas e mesmo que você acredite que não tem um estilo bem definido, suas preferências e atitudes provavelmente modelam certos assuntos.

Como descobrir o seu lifestyle ou adotar um

Não existe uma fórmula correta para identificar o seu lifestyle ou se sentir pertencente a um. A verdade é que ele cada estilo de vida depende de um conjunto de aspectos e fatores que se repetem e fazem parte de um cotidiano. Mas para reconhecer como essas práticas norteiam a sua vida, alguns passos são cruciais:

Conheça a si mesmo

O primeiro passo para adotar um lifestyle é a partir do autoconhecimento. Entender quais são suas preferências é fundamental para se encaixar em algum estilo de vida. Faça sempre o exercício de identificar aquilo que te dá mais prazer, quais são as suas preferências, afinidades, hábitos e até atividades que você prefere evitar. A forma mais eficaz de identificar ou adotar um lifestyle é por meio da conexão com você mesmo.

Entenda quem são as pessoas que te rodeiam

Muitas vezes, as pessoas que convivemos partilham experiências e dividem gostos e preferências. Repare ao seu redor, certamente há alguns assuntos, interesses e temas que te conectam com aqueles que te acompanham. Não é uma regra e nem significa que você e seus amigos sejam possuem exatamente as mesmas preferências, mas provavelmente há algo em comum que gera identificação e pode dizer algo sobre você.

Se inspire em quem você admira

Na era da internet, é muito comum que várias personalidades compartilhem seu lifestyle nas redes sociais. Milhares de influencers digitais costumam expor diversos conteúdos pessoais com o objetivo direto de impactar e influenciar pessoas. Observe quem são as pessoas que você nutre admiração e entenda os motivos. Ter referências pode ser uma alternativa eficaz para se conhecer melhor e direcionar o seu estilo de vida.

Tipos de estilo de vida

O mundo é um lugar muito grande, repleto de culturas e pessoas diferentes. Estilos de vida vão sendo criados e incorporados dia após dia e é impossível identificar todas as possibilidades possíveis. Pessoas que praticam esportes, muitas vezes compartilham preferências com outros atletas que também optam por hábitos saudáveis. Pessoas que gostam de games geralmente se conectam com outras que também possuem esse interesse. Esse campo é bem amplo.  Apesar das inúmeras possibilidades de lifestyle, vamos exemplificar algumas mais tradicionais.

Veganismo ou vegetarianismo

Pessoas vegetarianas possuem uma dieta à base de vegetais, enquanto os veganos excluem de seu consumo produtos de origem animal.  Mesmo que cada uma dessas categorias tenha suas especificidades, ambos os estilos se conectam na preocupação com a exploração animal e à saúde e adotam padrões que incorporam um lifestyle guiado por esses hábitos em sua rotina.

Nômades digitais

Aproveitando o melhor que a tecnologia pode oferecer, os nômades digitais são uma categoria de profissionais que trabalham de forma remota e atendem as suas demandas apenas de maneira online. Esses fatores possibilitam que as pessoas possuam esse lifestyle possam trabalhar livremente de qualquer lugar do mundo. Como o próprio nome sugere, os nômades digitais geralmente viajam bastante, sem se prenderem a uma base fixa. Essas pessoas costumam usufruir das mesmas vantagens e enfrentar desafios semelhantes.

life style

Minimalista

Atentos aos danos causados pelo consumismo desenfreado, os minimalistas se preocupam em eliminar o excesso e praticar o consumo de forma mais consciente. Nesse movimento, os adeptos buscam viver com o que é realmente necessário e abrem mão de bens materiais adquiridos apenas por apego material ou sem necessidade. A proposta impacta o meio ambiente, as relações, os hábitos e propõe um contraste com grande parte da sociedade capitalista, o que afeta diretamente o estilo de vida dos praticantes.

O que a maconha pode dizer sobre seu lifestyle

Os apreciadores de cannabis costumam integrar o contato com a erva em sua rotina de alguma maneira, e partir daí muito pode ser dito sobre esse lifestyle. Começando pela linguagem, que diz bastante sobre nosso estilo de vida, os maconheiros conhecem um vocabulário rebuscado composto por gírias que geram identificação e compreensão entre o grupo.

lifestyle o que é

No Brasil, como o uso recreativo da planta não é regulamentado, há movimentos favoráveis à regulamentação e outros eventos que também vinculam as pessoas que embarcam na mesma luta. Além disso, os consumidores partilham informações sobre as suas experiências com a cannabis e cultivadores dividem o seu conhecimento sobre técnicas e estratégias de cultivo. Independente da profundidade, o contato com a erva, de alguma forma, conecta entusiastas, consumidores, growers e aqueles que de alguma forma partilham alguma experiência com a maconha.

Independente do estilo, a maior parte das pessoas está interessada em consumir conteúdo de qualidade sobre seus temas preferidos, abraçam causas, possuem posicionamentos políticos que direcionam a sua vida. Mesmo com tanta variedade, o conjunto de fatores que compõe o lifestyle realmente impacta o bem-estar físico e mental de indivíduos e grupos, e faz com que esse seja um assunto cada vez mais importante.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x