Ir para o conteúdo
  • Blog
  • Strains
  • Relatórios
  • E-books
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Blog
  • Strains
  • Relatórios
  • E-books
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Cursos
  • Quem Somos

Cogumelos e ansiedade: o potencial terapêutico da psilocibina

Foto de Redação Kaya

Redação Kaya

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

  • fevereiro 9, 2024
Os cogumelos com psilocibina são uma alternativa promissora no combate aos sintomas da ansiedade

Os cogumelos são organismos ao reino fungi e apresentam uma ampla gama de formas, tamanhos, cores e ambientes de crescimento. Devido à sua complexidade e diversidade, algumas espécies, contêm psilocibina em sua composição, e ficaram conhecidas como “cogumelos mágicos”. Pesquisas recentes sugerem que esses organismos podem ter aplicações no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos, incluindo o combate a ansiedade. Acredita-se que a substância atue no cérebro e promova mudanças na atividade neural que podem levar a uma diminuição da ansiedade. Nesse texto iremos explicar extensivamente a relação entre cogumelos e ansiedade.

A ansiedade

A ansiedade é um assunto muito abrangente e de interesse de muitas pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é líder em prevalência de Transtornos de Ansiedade.  Por isso, é fundamental se informar a respeito de seu conceito, sinais e sintomas.

Inicialmente, precisamos entender que a ansiedade é uma reação natural, que as vezes nos protege de alguns perigos e é propulsora do desempenho, ou seja, pode nos estimular a agir. No entanto, níveis excessivos de ansiedade podem ser preocupantes.

Quando a ansiedade está presente de maneira intensa e frequente, ela pode caracterizar um transtorno. Há diversos tipos de transtornos em que a ansiedade é um sintoma comum. No geral, alguns sintomas são enfrentados por muita gente, por exemplo:

  • Coração acelerado
  • Sudorese
  • Tensão muscular
  • Problemas para dormir
  • Inquietação
  • Irritabilidade excessiva

Os tratamentos e os estudos com cogumelos para ansiedade

Apesar de a terapia farmacológica ser frequentemente escolhida como o primeiro tratamento para esses casos clínicos, com foco principalmente medicamentos inibidores da recaptação de noradrenalina e/ou serotonina, uma parte substancial dos pacientes não demonstra uma resposta terapêutica satisfatória. Diante desses desafios, outras alternativas têm sido exploradas pela ciência.

cogumelos e ansiedade

Há um crescente interesse na pesquisa e no uso terapêutico de certos cogumelos, especialmente aqueles que contêm compostos psicoativos ou medicinais. Nas últimas décadas, o número de publicações de estudos que investigam os potenciais da psilocibina dispararam.

Os cogumelos psicodélicos, ou seja, os cogumelos mágicos que contêm psilocibina, têm sido objeto de estudos científicos com o objetivo de avaliar seu potencial no tratamento de distúrbios psiquiátricos, como depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático. Pesquisas indicam que essas substâncias podem ter efeitos terapêuticos significativos quando usadas em ambientes controlados e com acompanhamento profissional.

A psilocibina penetra no cérebro por meio dos receptores que também respondem à serotonina, o principal neurotransmissor associado à sensação de bem-estar em nosso organismo. A serotonina é importante na regulação do sono, apetite, humor, desejo sexual, sensibilidade à dor e otimismo.

As hipóteses sobre o uso de cogumelos para ansiedade

Adicionalmente, como todo enteógeno, a psilocibina induz à expansão da consciência, intensificação das emoções e um estado de êxtase. Até o momento, algumas hipóteses são registradas sobre o potencial dos cogumelos mágicos no tratamento da ansiedade:

  • Ativação de receptores serotoninérgicos: A psilocibina é convertida em psilocina no corpo, e a psilocina interfere nos receptores de serotonina, especialmente os do tipo 5-HT2A. A ativação desses receptores está associada a mudanças na percepção, pensamento e humor. A serotonina é um neurotransmissor que atua diretamente na regulação do humor, e a ativação desses receptores pode estar ligada a efeitos antidepressivos e ansiolíticos.
cogumelos magicos e ansiedade
  • Desconexão temporária de redes cerebrais: Estudos de neuroimagem mostraram que a psilocibina pode induzir uma desconexão temporária das chamadas “redes neuronais padrão”. Esse mecanismo pode desencadear uma experiência alterada da realidade, mas também pode estar associado à redução da atividade em áreas do cérebro envolvidas na regulação do medo e da ansiedade.
  • Promoção de mudanças psicológicas positivas: Experiências psicodélicas, quando conduzidas em um ambiente controlado e com acompanhamento adequado, podem levar a mudanças psicológicas positivas, como uma maior aceitação de si mesmo, uma perspectiva mais ampla sobre a vida e uma diminuição na ansiedade existencial. Estudos mostram que são encontradas correlações entre intensidade da experiência mística provocada pela substância e a melhora na qualidade de vida e humor. 
  • Efeitos na neuroplasticidade: Alguns estudos sugerem que os cogumelos psicodélicos podem afetar a neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar ao longo do tempo. Diante disso, sugere-se que os psicodélicos sejam eficazes na promoção de mudanças cognição e no comportamento.

Pesquisadores aplicaram um questionário entre usuários de microdosagem de psilocibina e destacaram que a substância proporciona alívio rápido e duradouro em relação à depressão e ansiedade social, em comparação com outras opções farmacológicas, como os inibidores da recaptação de serotonina. Além disso, o estudo relatou efeitos terapêuticos para condições como dor, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, narcolepsia e enxaqueca. No questionário, os participantes indicaram o uso de doses de LSD que variavam entre 10 a 25 µg ou psilocibina entre 0,1 a 0,3 g.

É necessário ressaltar que o uso de psilocibina para saúde mental não é aconselhável sem orientação médica. Os cogumelos mágicos podem ter efeitos imprevisíveis, e a experiência pode variar significativamente entre os indivíduos. Além disso, o contexto em que a substância é consumida, a dose, a predisposição individual e outros fatores são cruciais para determinar o resultado da experiência.

Os diferentes tipos de cogumelos medicinais

Não podemos deixar de lembrar que alguns cogumelos medicinais, como o Reishi, o Chaga e o Maitake, têm sido estudados por seus potenciais benefícios à saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras. Essas espécies, apesar de não conter substâncias psicodélicas em sua composição, são repletas de elementos que proporcionam uma série de efeitos terapêuticos.

É inegável que o estigma associado ao uso recreativo de psicodélicos tem contribuído para atrasos nos estudos científicos relacionados a essas substâncias. O foco no uso recreativo muitas vezes impede as possíveis aplicações benéficas dessas substâncias, como no tratamento de transtornos psiquiátricos, incluindo depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

psilocibina e ansiedade

É importante destacar que a pesquisa científica rigorosa é necessária para compreender completamente os efeitos, os mecanismos de ação e os possíveis benefícios terapêuticos dos psicodélicos. Superar o estigma associado a essas substâncias permitiria uma análise mais objetiva e uma consideração justa de seu potencial terapêutico, o que contribuiria para avanços significativos na medicina e na psicoterapia.

A compreensão das diversas opções de tratamento disponíveis permite que indivíduos, juntamente com profissionais de saúde, tomem decisões informadas e personalizadas sobre o caminho a seguir.  Esperamos que os estudos científicos acerca dos potenciais terapêuticos avancem para que novas alternativas seguras continuem sendo exploradas.

Referências:

https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/11315

Subscribe
Login
Notify of
guest

guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
AnteriorAnterior10 Mitos sobre Empresas de Cannabis
PróximoChurros de Cannabis: uma aventura na culinária canábicaPróximo
pacientes de cannabis medicinal brasil 2025
Mercado
Maria Riscala

Número de pacientes de cannabis no Brasil em 2025: país ultrapassa 873 mil usuários e deve bater recorde histórico de importações

O número de pacientes de cannabis no Brasil em 2025

Leia mais
3 de dezembro de 2025
materiais de construção feitos com cânhamo
Sustentabilidade
Maria Riscala

Materiais de construção feitos com cânhamo: como funcionam, benefícios e por que estão crescendo no mundo

Os materiais de construção feitos com cânhamo estão ganhando espaço

Leia mais
30 de novembro de 2025
fumar na maçã acabou a seda
Cultura
Maria Riscala

Acabou a seda, e agora? 12 alternativas de como fumar sem seda

Além das sedas, uma diversidade de acessórios para fumar estão disponíveis no mercado ou podem ser feitas em casa! Venha conhecer e entender cada uma dessas alternativas.

Leia mais
29 de novembro de 2025

Não perca nossos conteúdos!

Ao se inscrever na nossa newsletter, você fica inteirado em todas as novidades que rolam na Kaya Mind e no mercado da cannabis, além de receber nossos relatórios e outros produtos em primeira mão!

A Kaya Mind

Conteúdos

Base de Strains

Relatórios

Ebooks

Infográficos

Podcasts

Vídeos

Blog

Tendências

Receitas

Mercado

Negócios

Política

Ciência

Saúde

Nos siga nas redes sociais
Instagram Youtube Spotify Linkedin Facebook
Fale Conosco

+55 11 91242-3799

[email protected]

Copyright © Kaya 2024. All rights reserved.
  • Blog
  • Strains
  • Relatórios
  • E-books
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cannabis Medicinal
  • Pesquisas
  • Relatórios
    • Seja um patrocinador
    • Sob Demanda
  • Cursos
    • Imersão no Mercado da Cannabis
    • Cannabis para Comunicadores
  • Quem Somos
  • Conteúdos
    • Blog
    • Strains
    • Relatórios
    • E-books
    • Infográficos
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Contato
Login
Teste Grátis
wpDiscuz
0
0
Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x
| Responder