Cogumelo Chaga: benefícios, propriedades medicinais e mais

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

A potência e os inúmeros benefícios do cogumelo chaga, o cogumelo conhecido como “diamante da floresta”, conheça!

O cogumelo chaga é uma espécie de fungo medicinal que tem sido alvo de inúmeros estudos científicos no âmbito da saúde. Suas aplicações terapêuticas trazem evidências claras sobre seus benefícios para a saúde humana, um fato que já tinha sido observado pelos nossos antepassados. Vamos compreender o contexto histórico dessas descobertas.

Os cogumelos e seus múltiplos benefícios

Os cogumelos têm sido parte da história e da cultura humana há milhares de anos e desempenham papéis importantes na alimentação, medicina, rituais religiosos e práticas espirituais.

Atualmente, inúmeras espécies já foram identificadas, sendo que algumas delas são tóxicas e inapropriadas para o consumo humano, algumas possuem pscilocibina e podem ser considerados cogumelos mágicos, e outras são frequentemente utilizadas como iguarias na nossa culinária e em outras culturas.

beneficios cogumelos

Os cogumelos comestíveis são uma excelente fonte de nutrientes, pois são repletos de proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais. Uma maneira simples de obter alguns dos benefícios proporcionados pelos cogumelos é incluindo cogumelos comestíveis e produtos derivados em sua dieta.

Mas os benefícios dos cogumelos não param por aí. Nossos ancestrais costumavam fazer o uso medicinal de cogumelos e estudos recentes têm mostrado que eles não erraram. Recentemente, podemos afirmar que é inegável o potencial farmacológico dos cogumelos. Esses organismos têm sido amplamente estudados devido as suas propriedades terapêuticas e a quantidade abundante de compostos bioativos que podem ter efeitos benéficos para a nossa saúde.

Diversas espécies de cogumelos têm sido investigadas por suas atividades anticancerígenas, antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias, imunomoduladoras e neuroprotetoras, entre outras. Os compostos encontrados em sua estrutura, como polissacarídeos, triterpenos, fenóis e esteroides, têm sido associados a uma variedade de benefícios para a saúde e se tornado alvo de uma série de estudos científicos que visam confirmar essas hipóteses.

As recentes descobertas têm despertado interesse na utilização de cogumelos como fonte de novos medicamentos e produtos terapêuticos. Diante da variedade de espécies de cogumelos disponíveis na natureza, o Inonotus obliquus, conhecido popularmente como Cogumelo chaga, é um tipo de fungo que tem se destacado devido as suas propriedades medicinais e sua contribuição no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

O Cogumelo Chaga

O Inonotus obliquus se desenvolveu principalmente nas regiões de clima frio da Europa, Ásia e América do Norte. Na Europa Oriental, o cogumelo era utilizado pelos povos antigos no tratamento de diversas doenças e associado a rituais poderosos de cura.

O cogumelo chaga é conhecido por diferentes nomes em várias culturas. Na China, é chamado de “Rei de todas as plantas”. Os siberianos se referem a ele como “Presente de Deus”. No Japão, é conhecido como o “Diamante na floresta”. Na Noruega, seu título é “juke kreff”, que significa “poliporos de câncer”. As diferentes nomenclaturas evidenciam o fascínio que o cogumelo despertou em diversas culturas ao redor do mundo.

O fungo apresenta uma aparência diferenciada, que lembra um pedaço de carvão, e cresce em algumas árvores, como bétulas e amieiros. Por fora, sua coloração escura é explicada devido ao excesso de melanina, mas seu interior é macio e alaranjado. O sucesso medicinal continua até os dias de hoje e se dá em função da variedade de compostos bioativos em sua estrutura, incluindo o acído betulínico, polissacarídeos, triterpenos, fenóis e melanina, que proporcionam propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, adaptógenas, entre outras.

As propriedades medicinais do cogumelo chaga

Além de todos os componentes nutricionais que enriquecem esses organismos, estudos recentes têm concentrado as investigações nas propriedades terapêuticas dos compostos dos cogumelos. As novas descobertas têm confirmado seu alto valor nutricional e medicinal e surpreendido especialistas. A betulina é um dos principais componentes bioativos do Chaga, e é responsável por muitos dos benefícios medicinais atribuídos ao organismo. Presentes em maior concentração na casca do cogumelo, possui propriedades antitumorais, antioxidantes e anti-inflamatórias. Além desse composto, outras substâncias contribuem para o grande potencial medicinal do cogumelo chaga.

Propriedades antioxidantes: O efeito antioxidante da espécie já era hipotetizado há vários anos e é a propriedade mais frequentemente investigada. Estudos científicos garantem que as substâncias que compõe o cogumelo, principalmente seu complexo de melanina, protege as células contra os radicais livres e previne o estresse oxidativo.

Propriedades adaptógenas: Essa é uma propriedade comum entre esses organismos, incluindo o cogumelo reishi e o chaga. Os adaptógenos são substâncias naturais capazes de modular o sistema nervoso e endócrino, ajudando a regular os níveis de hormônios e neurotransmissores, bem como fortalecer o sistema imunológico. Essas propriedades aumentam a resistência geral do organismo ao estresse, melhorando sua capacidade de se adaptar e restaurar o equilíbrio.

cogumelo chaga

Potencial anti-inflamatório: os resultados dos estudos apontam que os extratos do cogumelo Chaga podem inibir a resposta inflamatória em células do sistema imunológico, como os macrófagos e garantem que a redução dessas inflamações pode ser observada em diferentes casos e condições médicas.

Propriedades anticancerígenas:  a compreensão e o tratamento do câncer têm sido foco de pesquisa e desenvolvimento ao longo de várias gerações e ainda representam um grande desafio para a ciência. Estudos recentes têm encontrado no cogumelo chaga sinais que seus compostos podem colaborar na prevenção da doença. As pesquisas que investigaram a ação do mecanismo molecular antitumoral do fungo, e identificaram sua prevenção da inibição do crescimento dos tumores, o que indica que o Chaga pode ser considerado uma possível alternativa natural na prevenção do câncer.

Outras propriedades: atualmente, alguns estudos têm investigado as propriedades antivirais do cogumelo chagas e obtido resultados preliminares que sugerem que certos componentes da espécie ter propriedades inibitórias contra diversos tipos vírus. No entanto, mais pesquisas são necessárias para compreender completamente esses mecanismos e classificar esses compostos como antivirais.

Aqui no Brasil, é comum encontrar produtos à base de cogumelo chaga em formato de pó para diluição em chás e infusões concentradas. Esse formato faz sucesso entre os consumidores pois permite a extração dos componentes benéficos dos cogumelos. Além dos chás, suplementos alimentares e cosméticos à base de cogumelo chaga também têm sido desenvolvidos e estão atraindo diversos entusiastas.

Apesar das evidências sobre o potencial do cogumelo chaga para a nossa saúde, é muito importante consultar um profissional da saúde ou um nutricionista antes de incluir qualquer suplemento ou tratamento.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x