Existem diversas estratégias usadas para criar uma boa rotina noturna e melhorar a qualidade do sono. No entanto, também encontramos algumas bebidas que tiram o sono e talvez você ainda não saiba o quanto elas podem estar impactando na sua vida.
Se você faz parte do time que tem problemas na hora de pegar no sono, pode ser o consumo de certas bebidas no horário da noite ou até mesmo após o almoço. Vamos trazer aqui as principais bebidas que você deve reduzir ou até eliminar, a depender da quantidade e do efeito no seu organismo.
6 bebidas que tiram o sono
Se você já passou por noites em claro contando carneirinhos ou rolando na cama, pode ser que a culpa esteja em algumas das suas escolhas de bebidas. A verdade é que o que colocamos para dentro pode ter um grande impacto na qualidade do nosso sono.
Vamos explorar seis bebidas que podem ser verdadeiros vilões da noite e, claro, algumas dicas de como reduzi-las ou eliminá-las da sua rotina:
Café
Vamos começar pela bebida mais óbvia e que com certeza você já sabe dos efeitos para o sono. O café é a bebida mais conhecida por nos deixar ligados. O responsável? A cafeína, que pode permanecer no seu sistema por até 8 horas. Se você tomar um café depois do meio-dia, pode estar sabotando seu sono sem perceber.
Como fazer para reduzir os efeitos no organismo?
- Substitua por descafeinado: Experimente o café descafeinado nas tardes. Você ainda pode aproveitar o sabor sem a cafeína.
- Estabeleça um horário limite: Faça um pacto com você mesmo e não consuma cafeína após as 14 horas da tarde.
Essas pequenas mudanças podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono, além de resultar em outros benefícios na sua rotina, já que você terá uma boa noite e um relaxamento maior.
Refrigerantes
Além da cafeína, muitos refrigerantes contêm açúcar e adoçantes artificiais que podem aumentar a energia e dificultar o relaxamento.
Você pode trocar a sua Coca Cola ou outra bebida artificial por uma água com gás saborizada, é só adicionar a água, adoçante, gelo e uma fruta da sua preferência, como o limão ou a laranja, para dar mais sabor. Chás de ervas também são excelentes opções para reduzir o consumo de refrigerantes.
Bebidas energéticas
Essas bebidas são carregadas de cafeína e outras substâncias estimulantes que podem manter você acordado por horas. Se você acha que só um copo não faz mal, pense de novo! Para reduzir o consumo, você pode:
- Escolher alternativas naturais: Opte por smoothies de frutas ou água de coco para um boost de energia saudável.
- Limitar o consumo: Se você precisar de uma bebida energética, tente restringir a um dia da semana e nunca à noite.
Chá preto e verde
Embora o chá tenha muitos benefícios, tanto o preto quanto o verde contêm cafeína. Se você é sensível a ela, esses chás podem ser problemáticos.
Você pode fazer trocas inteligentes, substituindo por chás de camomila ou erva-doce, que são ótimas opções para relaxar e preparar o corpo para dormir. Além disso, aposte no chá de rooibos, naturalmente sem cafeína e ainda contém um sabor adocicado.
Bebidas alcoólicas
Embora muitas pessoas achem que uma bebida alcoólica ajuda a dormir, o álcool pode na verdade atrapalhar o ciclo do sono, reduzindo a qualidade do descanso. Sabemos que essa bebida é muito consumida, principalmente porque está relacionada com a ideia de socialização, seja no ambiente de trabalho, entre amigos ou até com a família.
O consumo do álcool em excesso não faz bem para ninguém e se você já tem problemas para dormir, temos algumas dicas:
- Evite o happy hour antes de dormir: Tente parar de beber pelo menos 3 horas antes de se deitar.
- Experimente coquetéis sem álcool: Há muitas opções criativas e deliciosas que podem substituir as bebidas alcoólicas.
Sucos com alto teor de açúcar
Os sucos industrializados costumam ser cheios de açúcar, o que pode levar a picos de energia seguidos de uma queda brusca, atrapalhando o sono. Mesmo quando preparamos o suco em casa, se você adicionar muito açúcar ou adoçantes artificiais, o efeito será o mesmo.
Por isso, o ideal é preparar o seu próprio suco natural, mas controlar a quantidade de açúcar para que você não consuma além do necessário. Outra opção, como já citamos acima, é trocar por água saborizada, adicionando frutas como limão, pepino ou folhas de hortelã à água para um sabor refrescante e saudável.
A boa notícia é que, ao fazer pequenas mudanças nas suas bebidas diárias, você pode melhorar a qualidade do seu sono de forma significativa. Comece a fazer essas substituições gradualmente e observe como seu corpo responde. Lembre-se: o caminho para uma boa noite de sono começa com escolhas conscientes durante o dia.
Se você já fez todas essas substituições, mas ainda tem dificuldades para dormir, a cannabis medicinal pode ser a sua maior aliada! Acesse o Kaya Doc e encontre os melhores médicos prescritores do Brasil, faça uma consulta e comece o seu tratamento do sono!
Todos os artigos escritos pela Bianca Lemes são excelentes, tanto no conteúdo como na forma de apresentação. Sugiro lerem todos.
Apenas uma observação: “14 horas da tarde” como está no texto, não me parece apropriado. 14 horas, só pode ser da tarde. Um descuido absolutamente perdoável, considerando a excelente qualidade do resto do texto.